
O Brasil conta com diversas personalidades históricas, tratando-se de indivíduos cuja trajetória os colocou como nome de ruas, escolas e praças. Ao mesmo tempo existem aqueles de impacto tão grande para a história que viraram feriados, como Tiradentes.
Por mais que isso seja uma prova da importância reconhecida desse indivíduo para a história do país, pode ocorrer uma situação curiosa na qual as pessoas dão mais valor ao descanso que o feriado pode trazer do que de fato conhecem a jornada desse homem.
Junto a isso existe também a luta do Brasil para se distanciar do domínio português, sendo essa uma vitória que já conta com seus 200 anos, um evento muito distante da nossa realidade atual.
Estamos falando de uma situação diferente do dia em que homenageia Zumbi dos Palmares, por exemplo, na data voltada a discutir sobre a relevância da Consciência Negra, o que faz com que tal nome se mantenha atual diante da luta por reconhecimento racial.
Ou seja, o destaque histórico de tais nomes pode receber uma diferente percepção com o passar do tempo, tal como um levantamento topográfico pode apresentar diferentes visões acerca de um espaço de terra, diante dos impactos naturais sofridos com o tempo.
Tal percepção depende também do estado da sociedade como um todo, levando em conta que a história é construída no presente, com historiadores e professores escolhendo tópicos e eventos que merecem ser vistos com atenção, passando tais conhecimentos aos alunos.
Frente a isso ainda precisamos falar das diferentes especializações que alguém pode receber, como um treinamento primeiros socorros para quem quer ser um enfermeiro, deixando a história de grandes nomes brasileiros apenas para quem quer ser professor.
Muitas são as percepções que podemos adotar para compreender melhor o porquê de alguns nomes em particulares acabaram ficando esquecidos pelo tempo, principalmente quando falamos sobre minorias sociais, o que envolve mulheres e pessoas não brancas.
O ponto é que o mesmo pode ser dito sobre quem não se aplica a esses termos, como é o caso de Tiradentes. Algo que vai ser resolvido justamente agora.
Qual é a história de Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier, esse é o nome por trás do indivíduo que ficou conhecido pela alcunha de Tiradentes, esse sim um nome a ser conhecido pelos brasileiros, figurando tanto os livros de história como os calendários por causa de seu dia de feriado.
Ele teve uma jornada na carreira militar chegando a se tornar um alferes, um cargo da época militar. Mas essa não foi a única profissional a ser exercida por Joaquim, que em seu currículo também acumulou em vida funções diversas como:
- Tropeiro;
- Minerador;
- Comerciante;
- Ativista político.
Foi esse último tópico que acabou elevando o seu nome à história, no entanto existe uma profissão curiosa que também merece destaque, sendo sua atuação como dentista, sendo isso que acabou levando ao apelido que o tornou conhecido, nesse caso Tiradentes.
Mas no caso ele não virou uma pessoa conhecida por causa de todas essas suas atuações profissionais, diferente de hoje onde toda essa experiência poderia fazer com que ele concorresse a uma vaga em uma fábrica, a lidar com elevador de carga industrial.
O que fez com que Tiradentes se tornasse uma peça importante para a história brasileira, sendo um nome conhecido até mesmo na luta para garantir com que o Brasil fosse um país livre, foi a sua participação no movimento que veio a se chamar de Inconfidência Mineira.
O que foi a Inconfidência Mineira?
Também citado como a Conjuração Mineira, esse foi um movimento separatista que ocorreu na época do Brasil colonial, onde dentro da capitania de Minas Gerais uma série de pessoas inconscientes se reuniram com o objetivo de separar o país de Portugal.
Essa revolta buscava a libertação total do Brasil, criando assim uma república própria. O grupo dos inconfidentes contava com pessoas de diferentes tipos e classes sociais, tais como:
- Tomás Antônio Gonzaga;
- Cláudio Manuel da Costa;
- O padre Carlos Correia de Toledo;
- O coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes.
Essa reunião de uma elite socioeconômica se deu principalmente por não concordarem com os altos valores de impostos que a coroa portuguesa exigia. Para construir algo, fazer a retirada de entulho ou qualquer outra coisa era necessário pagar algo a Portugal.
Dentro desse movimento o destaque acabou ficando com Joaquim José, mas outro nome ficou marcado na história, nesse caso na posição de traidor, como assim foi marcado Joaquim Silvério dos Reis, o inconfidente que traiu o grupo por dívidas com impostos.
Após essa traição os inconfidentes acabaram sendo pegos e os seus planos de libertar o Brasil das mãos de Portugal. A maioria acabou sendo exilada, com exceção de Tiradentes, que acabou sendo condenado à morte, especificamente à forca.
Apesar do trágico fim com o tempo, a luta de Tiradentes foi reconhecida, fazendo com que seu nome ficasse estampado em qualquer placa de acrílico que esteja dentro de uma exposição sobre nomes importantes para o Brasil, ganhando até mesmo um feriado.
Qual a razão por trás do feriado de 21 de abril?
Caso você ainda não tenha entendido o porquê do dia de Tiradentes ser comemorado em 21 de abril, saiba que foi justamente esse o dia de sua execução, com o inconfidente sendo enforcado em 1792, com a ordem vinda de D. Maria I, a mãe de Dom João VI.
Tiradentes teve um final trágico, com sua cabeça exposta em praça pública, como uma mensagem para aqueles que tentassem algo do tipo, com tal símbolo fazendo dele na verdade um mártir para a luta pela libertação total do Brasil.
E foi por causa disso que um ano após a proclamação da república que foi escolhido pelos governantes uma data para celebrar a batalha de todos que lutaram pela liberação do Brasil, com Tiradentes, o líder da Inconfidência Mineira, servindo como símbolo.
Não foi preciso esperar o aluguel de andaimes para erguerem estátuas em seu nome, com a escolha rápida por homenageá-lo provando o reconhecimento de todos por sua luta, isso por meio de um decreto emitido ainda em 1890, virando lei oficialmente em 2002.
A importância de Tiradentes para a história
No fim, a morte de Tiradentes acabou fazendo dele um nome importante para a história brasileira, como um símbolo de resistência, mas também da luta para que hoje o Brasil pudesse ser reconhecido mundialmente como uma nação independente.
É como se feriado servisse como uma base para que outros eventos futuros fossem conquistados, como a própria Proclamação da República em 1989, o que nessa associação seria visto como o teto a ser conquistado, de telha galvalume para manter sua proteção.
Logo, talvez fosse melhor ter um maior respeito por essa data, indo muito além de um simples feriado, sendo também um marco para a história da nação brasileira, permitindo até mesmo que ela pudesse ser vista dessa maneira, sendo independente de Portugal.
Para quem se interessou por essa história e está em busca de conhecer ainda mais é remediável visitar o Museu da Inconfidência, que se encontra em Ouro Preto, Minas Gerais, justamente no endereço da Praça Tiradentes, apontando o seu reconhecimento.
Lá é possível conhecer um pouco mais não só da história de Joaquim José Da Silva Xavier, mas também dos outros inconfidentes, todos eles que de certa forma estão homenageados no dia do Tiradentes, destacando assim a importância desse feriado para nossa história.
Diante disso, caso você esteja planejando apenas relaxar em casa nesse dia de feriado, até mesmo pegando sol na sua varanda com uma cobertura de vidro, pode ser válido tirar algumas horas para ler mais sobre a história de Tiradentes e dos inconfidentes.
Uma sessão de cinema em casa também pode ser considerada, já que a história do ativista político chegou a ser contada em filme nacional de 1999 com o nome biográfico de “Tiradentes”, contando com o ator Humberto Martins no papel de Joaquim José.
Lembrando que esse não foi único projeto nacional a abordar a vida de Tiradentes, mostrando assim um pouco mais do seu reconhecimento, ao menos no universo das artes, indo muito além de mais um feriado dentro do seu calendário anual de eventos.
Conclusão
Sabendo agora de tudo isso, quando alguém ao seu redor tiver alguma dúvida sobre o porquê do feriado do Tiradentes existir, ou ao menos porque ele recebe esse nome, você já pode iluminar o espaço com o conhecimento acerca desse inconfidente.
Ou então você pode somente passar o link do conteúdo que acabou de ler.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe uma resposta