Você sabe o que são ácidos faciais? Conheça os mais famosos!

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em Julho 8, 2022

Você sabe o que são ácidos faciais? Conheça os mais famosos!

Os ácidos faciais são componentes presentes em diversos cosméticos que ajudam a deixar o seu visual mais bonito e saudável

A cada dia, mais pessoas estão se preocupando em cuidar de seu visual. Especialmente, no que diz respeito ao rosto. Assim, as vaidosas de plantão estão sempre em busca de soluções capazes de suavizar manchas, linhas de expressão e, até mesmo, combater a tão incômoda oleosidade. 

É nesse momento que os ácidos para o rosto se destacam. Essenciais em uma rotina de skincare, esses componentes são famosos por promoverem uma série de vantagens para a cútis, como acontece com o ácido salicílico ou mandélico.

Mas, afinal, quais são esses ácidos e quais as suas principais indicações? Será que qualquer pessoa pode utilizar esses compostos? Hoje, falamos exatamente sobre isso. Continue acompanhando o artigo e atualize-se sobre o assunto!

Para que servem os ácidos faciais? 

De modo geral, podemos dizer que boa parte dos ácidos faciais têm como objetivo promover a renovação celular. Explicamos: a camada mais externa da cútis passa por um processo de renovação, em média, a cada 25 dias, e consequentemente, essas substâncias são ótimas para acelerar essa dinâmica.

Assim, ao aplicar um ácido na face, você estará promovendo a sua descamação — mostrando, assim, que a pele passou por uma fase de transformação mais ágil e não dentro do período convencional. 

Desse modo, é possível obter vários resultados interessantes, indo desde o clareamento de manchas até o combate às chamadas “marcas do tempo”. 

Quais são os principais ácidos faciais? 

Vale lembrar que existem vários tipos de ácidos faciais. Alguns são indicados para quem deseja evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Outros, são ótimos para combater cravos e espinhas e, inclusive, serem usados em conjunto com o protetor solar. A seguir, listamos os mais famosos. 

  • Ácido retinóico: é derivado da vitamina A, sendo excelente para quem deseja clarear a pele e, paralelamente, estimular a produção de colágeno. Em geral, essa opção é indicada para cútis envelhecidas, já que consegue minimizar os sinais causados pela idade; 
  • Ácido salicílico: apresenta ação esfoliante, sendo excelente para promover uma pele de textura macia e aveludada. Essa opção também contribui para reduzir os níveis de oleosidade, fechar os poros e controlar o surgimento da acne; 
  • Ácido glicólico: é mais uma alternativa com função esfoliante, porém, também age contra a ação dos radicais livres, promovendo a síntese do colágeno. Ao utilizar tal componente, é possível, ainda, facilitar a absorção de outros cosméticos na pele e obter efeitos cada vez mais eficientes. Quem experimenta, adora!

Como usar corretamente os ácidos faciais? 

Há algumas formas de utilizar os ácidos faciais. A primeira delas é por meio dos chamados peelings químicos — que apresentam efeito esfoliante e estimulam a renovação da cútis. Em geral, esse procedimento é indicado para quem sofre com cravos e espinhas. 

Depois, há a possibilidade de utilizar os ácidos com a ajuda do peeling químico, que é quando o processo de esfoliação é feito de um modo mais intenso, contribuindo para que outros cosméticos consigam penetrar a fundo na região. 

Por último, você também pode utilizar esses elementos a partir dos dermocosméticos. Em outras palavras, são os produtos próprios para a face comercializados no mercado. 

De todo modo e, para não ter erro, lembre-se de conversar com o seu dermatologista e identificar qual a melhor opção para o seu caso. 

E aí, gostou de conhecer quais são os ácidos faciais e como esses componentes podem te ajduar a ficar com a pele mais jovem e saudável? Esperamos que sim! Agora, aproveite para dividir este link com outras pessoas, para fazer com que elas fiquem por dentro dessas informações especiais. Até a próxima!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade