Silva, Santos e Oliveira, descubra agora a origem dos sobrenomes

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mateus
em Maio 4, 2023

Silva, Santos e Oliveira, descubra agora a origem dos sobrenomes

A origem dos sobrenomes é aquele tipo de assunto que sempre rende uma conversa interessante, afinal, estamos falando de um nome que está ligado à família, ou à parte hereditária do nome pessoal que indica a família.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o sobrenome pode vir antes do nome da pessoa, tudo vai depender da cultura local.

Hoje, os sobrenomes são muito mais do que identificar uma pessoa, em alguns casos eles são usados até mesmo em negócios, como uma empresa de usinagem, por exemplo.

Além disso, os sobrenomes nem sempre existiram, ou seja, era uma verdadeira confusão identificar uma pessoa, principalmente quando havia duas ou mais pessoas com o mesmo nome.

Os europeus são a prova disso, já que no século XII eles não tinham o costume de nomear seus descendentes.

Afinal, trata-se de uma época em que não havia tanta organização para realizar algo como é necessário hoje, até mesmo para pesquisar algo como “parede drywall preço m2 instalado” e posteriormente fechar um negócio com a empresa.

Um dos motivos para haver a ausência do sobrenome se dá pelo fato do isolamento da sociedade feudal, e por isso as pessoas não tinham tanta preocupação em colocar um sobrenome para identificar um parente.

Entretanto, a sociedade começou a crescer, e a partir desse momento as pessoas sentiram a necessidade de atribuir um sobrenome para uma pessoa justamente para evitar confusão, o que contribui até hoje na hora de fazer um pedido em um coffee break Fortaleza, por exemplo.

Várias atividades precisavam comprovar a descendência, como repassar uma propriedade ou enviar uma carta ou mercadoria para alguém.

Diante disso, os sobrenomes surgiram como uma solução para esses e outros problemas. Embora a sociedade já sentisse a importância de adotar o sobrenome, na prática demorou um bom tempo até que os sobrenomes fossem de fato inseridos nos nomes das pessoas.

De acordo com alguns estudiosos, existe uma crença de que certos sobrenomes surgiram por conta das habilidades de uma pessoa, ou seja, o sobrenome Ligeiro é um exemplo de uma pessoa que provavelmente tinha a habilidade de ser ligeiro.

Por outro lado, na Europa existe um costume tradicional onde o sobrenome de uma pessoa poderia ser criado por ser simplesmente filho de alguém. MacAlister, por exemplo, significa filho de Alister, o mesmo vale para Petersen (filho de Peter) e Johansson (filho de Johan).

No Brasil, esse costume também pode ser observado, como nos nomes Fernandes (filho de Fernando) e Rodrigues (filho de Rodrigo).

Como foi dito anteriormente, falar sobre sobrenomes é capaz de render na maioria das vezes uma conversa bem interessante.

Dentro de um lugar onde há muitas pessoas, como dentro de uma fabrica de sorvete, por exemplo, a conversa pode durar horas e horas.

Um dos assuntos ligados aos sobrenomes é a vontade das pessoas de remontar a sua árvore genealógica ou talvez conhecer as raízes da sua família.

Aproveitando o momento, abaixo separamos os 15 sobrenomes mais populares no Brasil e os seus respectivos significados. Confira:

Os 15 sobrenomes mais comuns no Brasil

Inicialmente, podemos adiantar que a grande parte dos sobrenomes brasileiros vem de origem portuguesa.

Isso naturalmente pode significar que aquela empresa que vende porta de alumínio para cozinha, por exemplo, e que possui um sobrenome como nome empresarial, possa ter origens portuguesas. Contudo, há outras origens, como:

  • Espanhola;
  • Grega;
  • Italiana;
  • Latina;
  • Celta;
  • Nórdica.

No mais, a maioria dos sobrenomes remetem ao período colonial que teve no Brasil. Dito isso, confira a lista que montamos sobre os sobrenomes mais utilizados no país:

1. Silva

Considerado o sobrenome mais popular do Brasil, é bem provável que você tenha conhecido ao menos alguém com esse sobrenome ou uma empresa, seja de piso drenante ou uma loja virtual com o nome Silva.

Segundo o site Forebears, 1 em cada 93 cidadãos brasileiros é registrado como Silva. Esse sobrenome faz parte do grande grupo de sobrenomes de origem portuguesa, que por sua vez significa “florestas”, “selva” ou “bosque” e vem do latim.

2. Santos

O segundo sobrenome mais usado no país é o Santos, que surgiu do latim Sanctorum e significa “todos os santos”.

Inicialmente havia um costume de atribuir esse sobrenome para pessoas que nasciam no dia 1 de novembro, considerado o “dia de todos os santos”. Ao contrário de Silva, Santos é de origem latina, espanhola e portuguesa.

3. Oliveira

Agora vamos para um sobrenome que possui um significado bastante literal. Oliveira pode significar algo como “árvore que produz oliva” ou “local cheio de oliveiras”.

Não há provas exatas da origem do nome, entretanto acredita-se que ele surgiu de um local em Portugal próximo às árvores de oliveira.

4. Souza

Também de origem portuguesa, o quarto sobrenome mais usado no Brasil é Souza, escrito com Z.

Esse sobrenome também possui origem do latim e é considerado como uma variação do Sousa, com S, que por sua vez já é mais comum em Portugal.

O significado de Souza também é relativamente amplo, podendo ser entendido como “seixo”, “pedra” ou “pombo bravo”.

5. Rodrigues

Como foi dito anteriormente, Rodrigues significa “filho de Rodrigo”. Esse significado é derivado do sufixo “es”, que costumava ser associado à descendência. Assim, logo a pessoa sabia que pertencia a uma família importante que era patriarca do nome Rodrigo.

É interessante dizer que esse nome possui uma versão espanhola, que é escrita como Rodríguez.

6. Ferreira

Ferreira já é um sobrenome um pouco mais fácil de identificar o significado. No geral, ele pode ser entendido como “ferreiro”, “que vem da terra rica em ferro” ou uma pessoa que trabalha com viga de ferro.

Ferreira é um sobrenome que também possui muitas variações, e a consequência disso é que ele é um dos mais usados em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, Smith é uma variação de Ferreira, e por sua vez ele é o mais usado no país. Ferreira também tem origem portuguesa.

7. Alves

Em sétimo lugar temos um sobrenome de origem portuguesa mas que também possui raízes nórdicas. Contudo, Alves é uma variante do nome Álvares, que significa “filho de Álvaro”. O nome Álvaro é de origem nórdica, que significa “exército de elfos” ou “guerreiro elfo”.

8. Pereira

Pereira ocupa a oitava posição dos sobrenomes mais usados no Brasil, contudo sua popularidade é bem notável.

Esse sobrenome está ligado a um significado sobre “árvore que produz peras”, e diante disso, estudiosos ligam o sobrenome com um local chamado de Vila Nova de Famalicão, que pertence ao norte de Portugal.

9. Lima

Lima é outro nome que está relacionado a uma região. No caso, o sobrenome significa “aquele que pertence ao Rio Limia”, ou “aquele que atravessou o rio do esquecimento”.

O rio citado acima nasce na Espanha e se estende até Portugal e no fim se encontra com o Oceano Atlântico. Lima possui origem latina, celta e portuguesa.

10. Gomes

Do latim “Gomo” ou “Gome”, Gomes ocupa a décima posição da lista dos sobrenomes mais usados no Brasil. Esse também é um nome considerado como patronímico e pode significar “filho de Gome” ou “filho do homem”. Gomes também é de origem portuguesa.

11. Costa

De origem grega, italiana, espanhola e portuguesa, Costa faz parte daquele grupo de sobrenomes que mais possui origens associadas. O primeiro significado do nome é sobre pessoas que nasceram perto de regiões do litoral.

Por outro lado, estudiosos associam o nome a outro nome bem comum na Grécia, Kosta, que significa pertencente à natureza de alguém constante.

12. Ribeiro

Ribeiro é outro nome bastante visto no Brasil e possui origens na Península Ibérica, tendo seu significado ligado a “rio pequeno”, “pequena passagem de água” ou “passagem de rio”. Ribeiro tem origens portuguesas.

13. Martins

Encontrado em Portugal no início do século XII, inicialmente o nome Martins era Martino e Martinos. Seu significado é algo sobre “dedicado ao Deus Marte” e/ou “guerreiro”. Esse sobrenome é de origem unicamente latina.

14. Carvalho

Carvalho é um sobrenome ligado a duas palavras profundas, que são “resistência” e “longevidade”. De origem portuguesa, esse sobrenome nasceu provavelmente de pessoas que moravam perto de regiões que tinham esta árvore.

15. Almeida

Por fim, e para finalizar o artigo, temos um sobrenome de origem árabe e portuguesa, que por sua vez significa “o glorioso”, “a glória”, “conquista gloriosa” ou “a planície”.

Na história identificou-se que esse sobrenome surgiu após um episódio de conquista ao Castelo de Almeida, localizado em Portugal.

Conclusão

Os sobrenomes são de fato bem interessantes. Um sobrenome que esteja ligado a uma marca de copo de papel, por exemplo, pode carregar uma grande história de família.

Neste artigo procuramos reunir tanto o significado dos sobrenomes quanto sua história e os principais nomes usados aqui no Brasil.

De um modo geral, tudo que tem uma história por trás naturalmente ativa nossa curiosidade, e saber o significado de cada uma desses sobrenomes na maioria das vezes nos traz um pouco mais de admiração, especialmente quando pertencemos a algum deles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade