Seguro fiança: uma opção para alugar imóveis sem fiador

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por mateus
em Novembro 30, 2023

Seguro fiança: uma opção para alugar imóveis sem fiador

Nesse post “Seguro fiança: uma opção para alugar imóveis sem fiador”, você vai conhecer as principais informações sobre esse tipo de modalidade que facilita muito a vida de pessoas que precisam alugar imóveis.

Sendo assim confira abaixo o que é o seguro fiança, como ele funciona, quais as diferenças de seguro fiança, fiador e caução, além de conhecer também algumas vantagens do seguro fiança.

Seguro fiança: uma opção para alugar imóveis sem fiador

Se você está pensando em alugar uma casa ou apartamento com certeza já ouviu falar alguma coisa dessa modalidade, ou daquela onde se tem um fiador, e ainda, aquela modalidade onde é necessário realizar um caução.

De todas essas modalidades, o seguro fiança tem sido aquele que proporciona as maiores vantagens tanto para o proprietário do apartamento em Jaraguá do Sul ou em outra cidade do qual você irá morar, como também para o inquilino.

Para que você possa entender melhor como essa modalidade é bastante vantajosa, é essencial que algumas informações sejam apresentadas.

Sendo assim, confira abaixo tudo sobre o seguro fiança, principalmente como ele funciona e as suas vantagens.

O que é um seguro fiança?

Podemos dizer que o seguro fiança é um tipo de garantia de que o inquilino terá as condições necessárias para pagar o proprietário do imóvel alugado, caso ocorra algum problema que possa vir a impedir que o valor do aluguel seja pago.

Sendo assim, para que essa garantia aconteça, a pessoa que está como inquilina do imóvel deve pagar um valor mensal a uma seguradora ou a corretora de imóveis para que esse valor seja guardado e disponibilizado quando necessário.

Dessa forma, em caso de sinistros como o não pagamento do aluguel, com o seguro fiança o proprietário do imóvel ainda vai ter acesso aos valores apresentados no contrato e que foram acordados de forma prévia com o locatário.

Como esse seguro fiança funciona?

O seguro fiança é uma modalidade de seguro bem parecida com demais seguros como por exemplo o de carro e o seguro de vida, onde é possível escolher um plano que poderá cobrir determinadas variáveis, sendo que um valor mensal deve ser pago.

Dessa maneira, a seguradora irá garantir conforme o contrato assinado, o pagamento da quantia ao proprietário, caso isso seja necessário.

Como outros seguros, o seguro fiança também pode ser montado de acordo com as necessidades de ambas as partes.

Sendo assim, além da falta de pagamento do aluguel, ambas as partes poderiam optar também pela cobertura de valores do IPTU, conta de água, energia e até mesmo de possíveis reparos que poderiam ser necessários.

É importante ressaltar que, o valor desse seguro é definido de acordo com uma avaliação bem minuciosa, podendo assim variar de acordo com a imobiliária e também com a seguradora.

O seguro deverá ser renovado a cada 12 meses, sendo esse um período no qual o valor poderá sofrer ofertas e até mesmo uma diferenciação no preço.

O acréscimo de itens ao plano pode fazer com que o valor das parcelas do seguro aumente dependendo dos serviços contratados.

Vale ressaltar também que, esse seguro não dispensa o pagamento das parcelas em atraso dos aluguéis.

Quando há o atraso de duas parcelas do aluguel, o proprietário do imóvel pode acionar a apólice do seguro, sendo assim ressarcido.

Para que isso ocorra, basta entrar em contato com a seguradora e enviar os documentos que a mesma solicitar.

Mas vale ressaltar que mesmo tendo acionado o seguro, isso não irá eximir o inquilino de pagar as parcelas de aluguel atrasadas.

Quais são as diferenças entre um seguro fiança, fiador e caução?

Como já vimos as características do seguro fiança e também que ele é uma das opções de garantia tanto para o dono como também para o inquilino, vamos apresentar as características das demais modalidades, ou seja, a do fiador e a do caução.

Fiador

O fiador é um terceiro que fica responsável pelo seguro do aluguel, sendo assim, você recorre a uma pessoa de confiança que ficará responsável pelo pagamento do aluguel caso ocorra um imprevisto.

Caução

Nessa modalidade de garantia, o inquilino dá um adiantamento do aluguel, sendo que este equivale ao valor do montante de cerca de 3 meses desse aluguel. Essa quantia visa cobrir possíveis taxas que não foram pagas ou danos que possam ocorrer.

Vantagens do seguro fiança

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o seguro fiança, listamos algumas das vantagens de se adotar essa modalidade:

  • Dispensa da necessidade de fiador;
  • Agilidade na liberação do contrato;
  • Possibilidade de pagar o seguro em parcelas;
  • Possíveis descontos nas renovações;
  • Garantia que o dono do imóvel vai receber a quantia referente ao aluguel;
  • Acesso a assessoria jurídica, caso necessário;
  • Maiores chances de alugar o imóvel, uma vez que as burocracias diminuem;

Essas são algumas informações referentes a o que é o seguro fiança, sua importância e algumas de suas vantagens.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade