Saúde bucal a dois: entenda como a higiene bucal entre um casal é importante

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em Setembro 29, 2022

Saúde bucal a dois: entenda como a higiene bucal entre um casal é importante

Ter uma boa higiene bucal é fundamental para a saúde tanto da boca, quanto para o nosso organismo. Então, é de suma importância manter uma saúde bucal a dois, para que possa evitar diversas consequências.

Tudo o que se come, obviamente vai para o corpo e no organismo. Então, ter uma boa higienização promove uma saúde melhor em um modo geral.

Portanto, é importante fazer a higienização dos dentes ao menos três vezes por dia, porque toda vez que existe um processo de alimentação, os resíduos alimentares ficam ao redor dos elementos dentários ou não.

Então, é recomendado um tempo específico para cada escovação, de pelo menos dois minutos, que é o período estimado para a correta higienização de todas as superfícies internas da boca.

Vale lembrar que após a escovação, é importante enxaguar a escova com água e guardá-la em uma posição vertical. 

Desse modo, é muito importante tomar todos os cuidados possíveis com essa higiene para que possam evitar doenças que são transmissíveis.

Quais doenças podem ser adquiridas pela falta de higiene bucal?

É importante ter uma boa higiene bucal antes do relacionamento, porque você pode tanto transmitir quanto receber doenças bucais.

Todos sabem o quanto é desagradável estar com um mau hálito, tanto para si quanto para os outros, principalmente se estiver em um relacionamento. 

Esse problema poderá até mesmo dificultar essa vida a dois ou até mesmo a dinâmica social.

O mau hálito, ou melhor, a halitose, como chamam os especialistas, é um problema extremamente comum que muitas pessoas não imaginam que têm.

O mau cheiro geralmente aparece ao acordar. Ou seja, quando fica muito tempo sem comer ou até mesmo ingerir alguns alimentos, como alho e cebola.

Em todas as situações, isso é normal e considerado passageira, o problema é quando esse odor passa a virar a rotina. Então, é muito importante investigar as causas. 

O primeiro motivo que deve ser considerado e orientado para os paciente é justamente o aparecimento das cáries e gengivite. 

As doenças gengivais podem ser transmitidas através de um beijo, além das cáries serem infecto-contagiosas também. 

Essas doenças causam o acúmulo de bactérias que podem gerar o mau odor, além de também trazer um amarelamento no dente. Então, é importante que nesse caso, o paciente faça um clareamento dental.

A boa higiene bucal é indispensável para quem não quer ter mau hálito. Isso porque, quando fica muito tempo sem escovar os dentes, as bactérias se acumulam e causam um mau odor. 

Além disso, a placa bacteriana também pode atingir a língua, conhecida como saburra lingual.

Por isso, é importante realizar a higienização da língua, até mesmo com um limpador específico.

Outra questão que pode ajudar no mau hálito, é a boca seca, mais conhecida como xerostomia.

A falta de saliva, altera o ácido da boca, causando um desgaste nos dentes, fazendo com que haja também uma alteração na cor da parte branca. Nesse caso, é bom que o paciente busque sobre clareamento dental preço.

Ela é causada por uma diminuição de saliva, por isso, é importante fazer a ingestão de muito líquido e sempre beber muita água.

Os dentes tortos podem causar mau hálito?

Quando existe o mau alinhamento dos dentes, pode ter a dificuldade na higienização das extremidades dos elementos dentários, tanto com a escova quanto com um fio dental.

Caso o dente esteja torto, de uma forma muito leve, o paciente poderá optar pela faceta em resina.

O fato dos dentes não estarem alinhados, pode gerar o acúmulo de bactérias nos que estão tortos. Isso faz com que o paciente desenvolva algumas enfermidades, além das doenças gengivais e também o mau hálito pelo acúmulo dos alimentos. 

Nessa situação, para resolver, é importante que o paciente vá até um especialista e inicie o tratamento com o aparelho ortodôntico invisível.

Esse tratamento irá auxiliar no alinhamento dos dentes, fazendo com que o paciente não tenha mais dificuldade para higienizá-los.

Como estar com a higiene bucal preparada para o encontro?

Para que um encontro seja agradável, é importante que os parceiros estejam com uma boa higiene bucal e é necessário seguir quatro passos, como:

  • Uso do fio dental;
  • Higienização da língua;
  • Escovação dental;
  • Enxaguatório bucal.

Para uma higienização correta, o primeiro passo é o uso do fio dental. Essa é uma etapa muito importante para remover os resíduos que a escova não consegue alcançar. 

Após isso, é importante fazer a higienização da língua. Ela deve ser feita antes da escovação, pois algumas partículas do creme dental costumam dificultar essa etapa da higienização. 

A língua é o órgão responsável pelo paladar e participa pelo processo de mastigação e digestão dos alimentos. Dessa maneira, ela retém restos alimentares que podem causar o mau hálito.

Após esses dois, vem a escovação que proporciona a higienização completa das superfícies dentárias e o acesso que tem entre o dente e a gengiva. 

A escovação evita que haja uma alteração no amarelamento dos dentes. Porém, para que o paciente esteja em boas condições, é necessário que faça um clareamento dentário.

Depois de todas essas etapas, faz-se o uso do enxaguante bucal, que serve para eliminar o resto das bactérias que ficaram. Com isso, consegue proporcionar um hálito perfeito. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade