Saiba como gerar leads para seu e-commerce

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por diogo
em Março 30, 2023

Saiba como gerar leads para seu e-commerce

No ambiente digital é fundamental discutirmos o tema sobre leads para e-commerce. Mas, o que seria isso? 

Quando falamos sobre leads, estamos nos referindo aos clientes em potencial de uma empresa, ou seja, a pessoas que têm interesse em uma marca e podem acabar realizando uma compra ou ação. 

Já o cenário do e-commerce traz uma proposta da realização de vendas no ambiente digital e cresce cada vez mais, já que existe uma mudança diária na forma do consumidor comprar. 

Por exemplo, um cliente que deseja contratar o serviço de empresas de limpeza e conservação realiza essa busca no ambiente digital e pode realizar todo o processo de contratação digitalmente. O mesmo vale para a venda de produtos. 

Diante desse cenário de mudança na compra do consumidor do ambiente físico para o digital, é importante saber as técnicas relacionadas à captação de clientes. É sobre isso que falaremos nesse artigo, acompanhe a seguir!

O que são LEADS?

Os leads significam potenciais clientes de uma empresa. No marketing digital, um lead é um indivíduo ou empresa que demonstrou interesse em um produto ou serviço oferecido por uma empresa de manutenção de eletrônicos ou por qualquer outro serviço, por exemplo. 

Este interesse pode ser identificado através de uma série de ações, como preenchimento de formulários em uma página da web, download de material gratuito, assinatura de uma newsletter, participação em webinars, entre outros.

A aquisição de leads para e-commerce é uma parte fundamental do processo de marketing digital, pois permite às empresas identificar e se comunicar com pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços. 

Isso aumenta as chances de conversão, ou seja, de transformar esses leads em clientes pagantes.

Em resumo, os leads para e-commerce são uma parte importante do processo de marketing digital, e a aquisição eficaz de leads é crucial para o sucesso de uma empresa. 

É importante seguir estratégias e técnicas bem definidas, além de monitorar e otimizar constantemente as ações para garantir resultados positivos. 

Ao fazer isso, as empresas poderão identificar e se comunicar com pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, aumentando assim as chances de conversão e o crescimento de sua base de clientes.

Como gerar Leads para seu e-commerce?

Para que a aquisição de leads para e-commerce seja eficaz em seu negócio de instalação de gás encanado em apartamento, é necessário seguir algumas estratégias e técnicas. Por isso, neste artigo explicaremos como você pode gerar leads para o seu e-commerce. 

Crie conteúdo de qualidade

É importante que as empresas produzam conteúdo relevante e informativo para seu público-alvo. Isso pode incluir blogs, vídeos, e-books, infográficos, entre outros. 

Além disso, esses materiais devem estar disponíveis para download, a fim de incentivar os visitantes a fornecerem seus dados de contato em troca. 

Para criar um conteúdo de qualidade é essencial que a empresa conheça bem o seu público-alvo e invista em técnicas de marketing de conteúdo.

Essas técnicas têm a finalidade de oferecer um conteúdo educativo para o público, levando em conta a demonstração de que sua empresa é uma autoridade em determinado segmento. 

É muito importante que esse material seja feito com planejamento, assim como por uma equipe técnica em marketing e comunicação. 

Utilize formulários de captura de leads

Os formulários de captura de leads são ferramentas que permitem às empresas coletar informações importantes sobre seus visitantes, como nome, endereço de e-mail, número de telefone, entre outros. 

Esses formulários devem ser bem estruturados e oferecer uma experiência de preenchimento simples e rápida.

O preenchimento desses formulários garante que a empresa de projeto de automação residencial tenha acesso a dados essenciais sobre os clientes, o que permite trabalhar em cima de estratégias de comunicação e marketing. 

Otimize a página de destino

A página de destino é a página em que o visitante é direcionado após clicar em uma chamada para ação (CTA). 

É importante que essa página esteja otimizada para a conversão, ou seja, tenha um design atrativo, um formulário de captura de leads para e-commerce bem destacado e uma mensagem clara e objetiva. 

O conjunto desses elementos consegue chamar a atenção do público e motivar o usuário a praticar alguma ação dentro da sua página sobre cuidador de idosos manaus ou acerca de qualquer outro tema. 

Segmente a base de leads

A segmentação da base de leads para e-commerce é uma técnica que permite às empresas dividir seus leads em grupos com características semelhantes. 

Isso permite que as empresas enviem mensagens mais personalizadas e relevantes para cada grupo, aumentando assim as chances de conversão.

Não se esqueça de que a segmentação é parte essencial dentro do processo de conhecimento do público e da produção de conteúdo para o usuário. 

Não dá para a sua empresa enviar o mesmo conteúdo para todos os leads, já que eles estão em uma jornada diferente de compra. 

Realizar campanhas de email marketing

 O email marketing é uma ótima maneira de manter o contato com os leads e ajudá-los a se moverem para a próxima etapa do funil de vendas. 

É importante enviar mensagens personalizadas e relevantes, que possam realmente ajudar o lead a tomar uma decisão de compra. 

Além disso, é importante medir o sucesso dessas campanhas, como taxa de abertura, cliques e conversões, para poder fazer ajustes e otimizá-las.

Ofereça promoções e descontos

Oferecer promoções e descontos pode ser uma ótima maneira de incentivar os leads para e-commerce a tomar uma ação, como comprar um produto ou assinar um serviço.

É importante escolher cuidadosamente as promoções e descontos, para que eles realmente sejam atraentes para o público-alvo. Além disso, é importante ofertar esses descontos a partir de um perfil de público-alvo desenvolvido. 

Utilize a análise de dados

A análise de dados é uma ferramenta importante para entender como os leads estão interagindo com a sua empresa de terceirização de limpeza e como estão se movendo através do funil de vendas. 

É possível usar essas informações para otimizar as estratégias de aquisição de leads para e-commerce e aumentar as chances de conversão. 

Para realizar a análise de dados existem várias ferramentas dentro do seu site, assim como das redes sociais, além de softwares que podem ser aplicados. 

Leads e as ações de marketing

Neste momento, vale a pena compreendermos algumas ações de marketing e sua relação com os leads. Isso envolve desde o entendimento sobre o comportamento dos clientes em potencial, assim como as etapas que envolvem a jornada de compra dos clientes. 

De modo geral, a recomendação básica é que a empresa desenvolva um conhecimento profundo sobre os clientes, levando em conta a jornada de compra, os interesses, necessidades e até mesmo, elementos que despertam gatilhos para ações. 

Por isso, apresentaremos alguns elementos que podem chamar a atenção dos seus clientes em potencial e que ajudam a promover as ações de marketing da sua fábrica de estrutura metálica ou de qualquer outro segmento. Acompanhe a seguir!

A taxa de cliques nos emails

Vimos que o envio de email marketing é uma atividade importante para a nutrição de leads, assim como para trazer profundidade no conhecimento das estratégias da empresa. 

Contudo, é importante monitorar o acesso aos emails marketing, por meio da taxa de clique. Isso é fundamental para que a equipe de vendas tenha uma noção se o e-mail está atrativo e se a pessoa está próxima para avançar à fase. 

O número de visitas ao site

Outro ponto que precisa ser considerado é o número de visitas em seu site. Os gestores de comunicação e marketing precisam saber quais foram as páginas visitadas pelos leads, os temas de maior interesse, quais itens foram mais comprados, dentre outros aspectos. 

Isso é fundamental para que a empresa conheça melhor o perfil do seu cliente.

As landing pages preenchidas

O próximo passo é identificar quantas pessoas tiveram interesse em preencher sua landing page. Isso ajuda no indicativo de conversões ligadas às landing pages, que indicam ferramentas que permitem a obtenção de dados por parte dos clientes. 

Ou seja, esse indicativo permite captar alguns dados como:

  • Interação com a empresa;
  • Os materiais que o cliente baixou;
  • Quais vídeos ele assistiu em sua página;
  • Se houve o preenchimento de alguma landing page.

Ou seja, esse indicativo é fundamental para ter noção do perfil do cliente, assim como quais são seus interesses dentro da sua empresa que realiza o backup em nuvem para empresas

A partir das orientações que apontamos neste artigo, sua empresa conseguirá gerar mais leads para o seu ambiente digital, levando em conta,a compreensão sobre as mudanças desse meio, que geram uma adaptação por parte da empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade