
Confira dicas que vão ajudar você a educar seu cãozinho nesse sentido
Se você tem um cãozinho de estimação que adora comer seus objetos, saiba que existem alguns métodos bem eficientes que vão ajudá-lo a parar de destruir tudo que vê pela frente. Comprar alguns brinquedos para ele, por exemplo, pode ajudar bastante, mas nem sempre isso é suficiente para resolver o problema.
Neste artigo, reunimos dicas que vão evitar que você brigue, se estresse ou bata no seu bichinho, além de aproximar ainda mais vocês dois. Confira!
Passeie com seu pet diariamente
Passeie com seu cão pelo menos 1 hora por dia. Passeios de 30 minutos ou somente finais de semana não bastam. Isso porque cansar o animal ajuda a desestressá-lo.
Tire os objetos da frente dele
Não deixe os objetos que seu cãozinho costuma mastigar acessíveis. Dê a ele um brinquedo apropriado para morder e procure agradá-lo e elogiá-lo por estar fazendo a coisa certa. Assim, ele vai aprender o que pode ou não morder.
Se possível, faça-o interagir com outros cães
Procure estimular a socialização do seu animal de estimação com outros cães. Isso também ajuda bastante, especialmente se o seu amigo teve uma boa interação com outros cachorros quando filhote.
No entanto, fique atento: se o seu cachorro for um pouco mais tímido, sensível ou medroso, não force a interação. Além disso, criar uma associação negativa, pode aumentar ainda mais a ansiedade do animal.
Algumas raças tendem a ter essas características, como Border Collies e Australian Cattle Dog, que preferem não ter contato com outros cachorros.
Compre brinquedos adequados
Sem dúvidas, uma das melhores formas de fazer seu melhor amigo parar de destruir as suas coisas é dar a ele mais oportunidades para roer, morder ou destruir o que pode.
Em outras palavras, tentar redirecionar esse comportamento indesejado para coisas que ele de fato possa morder. Mas, como fazer isso?
Procure oferecer a ele brinquedos resistentes e educativos. Existem diversas opções no mercado, como “kongs”, “ossos buddy nylon”, “jogos interativos”, “orelha bovina defumada”, entre outros.
Eduque seu bichinho de estimação
Os cães não nascem sabendo o que é certo ou errado, ou seja, não têm ideia que podem morder um osso de brinquedo, mas não um chinelo. Mas, como são animais inteligentes, eles aprendem quando esses valores são ensinados pelos humanos.
Geralmente, existem duas maneiras de educar os cachorros, e elas costumam funcionar muito bem. Confira:
Por associação (negativa e positiva)
Como mencionado, os cães são animais muito inteligentes. Além disso, eles têm um grande poder de associação.
Por exemplo, quando estiverem próximos ao consultório veterinário ou clínica que costumam frequentar, pode ser que demonstrem ansiedade e medo caso associem o local a dor e vacina.
Já se você costuma passear com seu pet, provavelmente ele fica feliz ao pegar a guia, pois é algo que ele gosta e a guia já está associada ao passeio.
Por consequência
Se você tem o hábito de mandar o seu cachorro sentar para esperar o sinal fechar para atravessar a rua, e quando ele obedece ganha um afago seu, o animal perceberá que isso deixa você feliz. O mesmo acontece quando seu pet morde seu tênis e você briga com ele.
Diante disso, para ensinar qualquer assunto ao seu cachorro, inclusive para ele parar de destruir suas coisas, siga esses princípios de análise comportamental.
Isso porque a melhor forma é tentar ensinar o animal por meio daquilo que dá resultado. Ou seja, do que tem associação negativa ou positiva, não do que é certo ou errado. Assim, fica mais fácil para o cão aprender e parar de destruir tudo que vê pela frente.
Deixe um comentário