Principais materiais usados na construção civil

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em Agosto 29, 2022

Principais materiais usados na construção civil

Conheça as finalidades dos principais materiais utilizados nas obras

Na hora de construir ou reformar uma casa ou apartamento, é necessário ter atenção em relação aos materiais que serão utilizados. Afinal, garantir que eles sejam de qualidade e apresentam boa durabilidade é meio caminho andado para construir uma obra sólida, que ofereça conforto térmico, acústico e segurança aos moradores.

Os diversos materiais de construção cumprem funções específicas em uma obra, que podem ser de vedação de ambientes, proteção ou dar suporte à estrutura. Abaixo, conheça quais são eles e suas finalidades.

Areia

Um dos principais materiais utilizados em qualquer obra é a areia, que é um agregado miúdo resultante da combinação e fragmentação de diversas rochas. Entre elas, pode-se citar o quartzo, granito, calcário, sílica, basalto e gnaisse. Este material pode ter diferentes granulometrias (determinação das dimensões das partículas do agregado), de forma que a areia pode ser classificada como fina, média ou grossa.

Em uma obra, a areia é utilizada junto ao cimento para a fabricação de argamassas e concretos, misturas que são fundamentais para a construção.

Cimento

Outro material amplamente utilizado na construção civil é o cimento, descoberto pelo inglês Joseph Aspdin em 1824. Para consegui-lo, Aspdin realizou o cozimento de calcários artificiais e naturais, que resultaram em um aglomerante ativo e hidráulico, excelente para ser utilizado na construção.

Como dito, o cimento faz parte dos ingredientes para a obtenção do concreto e da argamassa. O primeiro é muito utilizado nas fundações e no restante das estruturas, enquanto a segunda é usada como assentamento para revestimentos e blocos.

Pedra brita

No caso da pedra brita, ao contrário da areia, trata-se de um agregado mais graúdo, mas que também é resultado da fragmentação de rochas como calcário, gnaisse, granito e basalto. A sua granulometria pode variar entre 0 e 5, sendo que ela também é usada para a fabricação do concreto utilizado em calçadas, fundações e estruturas, após ser misturada com areia, cimento e água.

Argamassa

Presente em quase todas as etapas de uma construção, a argamassa é uma mistura homogênea feita a partir da mistura de cimento, água e areia. Pode ser comprada pronta ou feita no canteiro de obras. Ela é amplamente utilizada no acabamento de paredes e no assentamento de pisos.

Aditivos

O último ingrediente para a fabricação do concreto são os aditivos, que são substâncias específicas adicionadas às argamassas com o objetivo de modificar as propriedades da massa fresca. Alguns deles são responsáveis por alterar a impermeabilidade das massas, enquanto outros alteram o tempo de cura ou a fluidez dela.

Concreto

Como citado, o concreto é uma mistura obtida a partir da mistura de brita, cimento, areia, água e aditivos. Pode tanto ser feito no canteiro de obras quanto comprado pronto no mercado. É com ele que se constrói os blocos de concreto, utilizados sobretudo em construções de grande porte. Contudo, a mistura também é efetiva para ser utilizada nas fundações, na estrutura e em calçadas.

Cal

A cal é obtida a partir da extração e fragmentação de pedras magnesianas e calcárias. Com amplo uso na construção civil, esse material é utilizado tanto para a produção de argamassas como também de isolantes térmicos, pinturas e misturas asfálticas, além da possibilidade de ter outras aplicações.

Tijolo

Com um formato de paralelepípedo, o tijolo é um material indispensável na construção civil. Eles são feitos de argila e são peças fundamentais na construção da alvenaria estrutural ou de vedação, além de muros, bancadas, churrasqueiras, entre outros.

Existem diferentes tipos de tijolos que podem ser encontrados no mercado. O cerâmico é o mais comum, utilizado nas situações descritas acima. O de vidro é comumente utilizado na construção de divisórias e paredes que permitem a entrada de luz natural. Já o vazado permite construir uma parede ou divisória diferenciada na residência.

Gesso

Já o gesso é utilizado como rebaixamento, revestimento e, em alguns casos, como divisória. Também se utiliza o forro de gesso para solucionar problemas como fiação aparente. Outra possibilidade, que oferece custo baixo e é rápido de fazer, é utilizar uma placa de gesso para transformar um ambiente interno.

Aço

O aço é uma liga metálica composta sobretudo por ferro e carbono. Seu uso na construção civil moderna é importante e amplo, uma vez que ele garante que a estrutura tenha uma boa resistência mecânica, com o vergalhão sendo o melhor exemplo do seu uso nas edificações. Assim, ele oferece suporte às colunas e paredes, reforçando a estrutura de concreto.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade