Parvovirose tem cura? Entenda qual é a gravidade da doença!

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em Agosto 18, 2023

Parvovirose tem cura? Entenda qual é a gravidade da doença!

Cuidar da saúde dos pets é muito importante! Principalmente para evitar o desenvolvimento da parvovirose, uma doença muito comum e que afeta os cães de maneira contagiosa, sendo necessário os manter devidamente protegidos contra esse mal.

Para manter a saúde do seu pet em dia, nossa equipe da DrogaVET explica todos os detalhes da doença que acomete de maneira intensa os cães, além de explicar como o tratamento para eliminar o vírus é realizado. Continue a leitura e saiba mais sobre como proteger o seu pet!

Parvovirose tem cura? 

A Parvovirose é uma doença altamente contagiosa entre cães e, apesar de ter alguns sintomas, o mais conhecido é a presença da diarréia com sangue. A doença tem cura, porém não existe uma medicação específica. Dessa forma, é necessário que ao identificar os primeiros sintomas, o animal seja levado imediatamente ao veterinário.

Quando diagnosticado precocemente, as chances de sobrevivência se tornam mais altas, uma vez que a doença é constatada mais rapidamente e o tratamento logo é iniciado com os medicamentos corretos. Vale, ainda, ressaltar que humanos não são acometidos por esta doença.

Quais os sintomas da parvovirose?

Os sintomas mais comuns são a diarréia com a presença de sangue e com o odor bastante forte. Além disso, os animais apresentam vômito em alguns casos, desidratação, febre, falta de apetite e magreza excessiva, em casos onde a doença não recebe tratamento imediato. 

Vale ressaltar que, esse é um tipo de doença que costuma atingir caes mais novos com menos de seis meses de idade ou em cães ainda filhotes, por não estarem com todas as vacinas completas e com a imunidade ainda .

A doença é grave? 

A doença é grave e o cão pode ir a óbito caso o tratamento não seja iniciado o quanto antes, pois os sintomas evoluem rapidamente. Por isso, ao perceber sinais de apatia, resistência a comer ou beber água e, principalmente, a diarréia com sangue, é necessário levar o animal para o veterinário imediatamente. 

Quanto antes a parvovirose for identificada, mais chances se tem de sobrevivência. Por isso, esse cuidado redobrado com os filhos ou cachorros mais novos deve ser mantido a fim de evitar a manifestação da doença. 

Como a parvovirose é transmitida? 

A parvovirose é transmitida pelo contato com o vômito ou fezes já contaminadas pelo vírus que dá origem à doença, o que ocorre pelas vias respiratórias, contato com outros animais infectados ou secreção ocular.

O vírus pode sobreviver por meses em objetos como cobertores, potes de ração e outros objetos, até mesmo no chão. Por isso, é necessário que coliformes fecais e vômitos sejam devidamente limpos com água sanitária para que haja a desinfecção.

Como matar o vírus? 

Para eliminar o vírus de vez, é necessário que os ambientes em que o cão circula estejam sempre devidamente limpos, uma vez que esses vírus podem permanecer por tempos se desenvolvendo até apresentar os primeiros sinais nos animais contaminados. 

Dessa forma, higienização do local com produtos de limpeza que auxiliem na proteção do ambiente é essencial para eliminar qualquer possibilidade de retorno do vírus. Consulte o veterinário para que ele possa indicar os produtos corretos para realizar a manutenção da higiene sem prejudicar a saúde dos animais. Por não ter um medicamento específico, o médico veterinário pode recomendar antibióticos, vitaminas e soro para o combate da doença. 

Para cuidar do seu pet, conte com a DrogaVET! Nossa equipe está há 14 anos no mercado atuando em prol da saúde dos animais para manipular os medicamentos necessários para o tratamento de seu pet, garantindo um tratamento mais fácil e eficaz para o cão.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade