Os efeitos do açúcar na tua pele

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por mcoutinho
em Agosto 23, 2022

Os efeitos do açúcar na tua pele

Segues estritamente a rotina de cuidados de pele recomendada pelo teu dermatologista, mas ainda assim sentes que os resultados não são tão bons quanto desejas? Só para que saibas, o problema pode estar para além dos produtos que usas. Comer também influencia a beleza da pele, e muitas pessoas não o sabem, mas o açúcar é um dos grandes vilões que traz consequências negativas para a pele a curto e longo prazo.

Os chocolates e os doces estão provavelmente no topo da lista de alimentos preferidos de muitas pessoas. Contudo, sabemos que o consumo excessivo de açúcar pode causar vários danos ao corpo, mas não só: a pele também é afectada!

Por isso, uma ingestão equilibrada desta comida é essencial para evitar efeitos negativos, como a glicação, que acelera o envelhecimento prematuro da pele. Com isso em mente, nós da Pharma Scalabis preparámos aqui um guia para te ajudar a evitar problemas de pele. Compreende como o açúcar afecta a tua pele:
Açúcar: compreende como este tipo de comida pode prejudicar a tua pele
Quando consumido em excesso, o açúcar pode promover um processo no corpo chamado glicação. É uma reacção em que os hidratos de carbono, como a glicose, se ligam permanentemente e danificam proteínas como o colagénio. Assim, a pele torna-se mais flácida, com rugas e linhas de expressão.

Outro problema causado por esta comida é o aumento da acne. Quando comemos açúcar refinado, refrigerantes, e farinha branca, por exemplo, o corpo reage mostrando inflamação. Assim, há um aumento na produção de sebo, que obstrui os poros, tornando a pele mais oleosa e resultando em pontos negros e borbulhas.

Quando falamos de efeitos a longo prazo, o grande problema para a pele causado pelo excesso de açúcar é um processo chamado glicação. Como já foi explicado, o consumo do mesmo ou mesmo de outros alimentos com altos índices glicémicos (que se transformam em glucose muito rapidamente no sangue) gera todo um esforço do corpo para equilibrar os níveis de glucose no sangue dentro dos vasos sanguíneos. Existe a libertação de insulina, por exemplo. Contudo, quando os níveis são demasiado altos, outras enzimas são chamadas para simplificar o processo, os radicais livres. A presença de radicais livres e a alta concentração de glucose no sangue fazem com que este reaja com proteínas no corpo, gerando a glicação.
Aprende que cuidados são necessários para evitar os danos do açúcar na pele
Para evitar os efeitos negativos do açúcar na pele, o primeiro passo é manter uma dieta equilibrada com um consumo equilibrado de alimentos com um alto índice glicémico. Assim, é também necessário evitar alimentos transformados como massas, pães, doces e refrigerantes. Portanto, preferes uma dieta cheia de fibras, antioxidantes e boas gorduras.

Além disso, os cuidados com a pele também são essenciais, associando o uso de dermocosméticos com activos antiglicemiantes e antioxidantes. Esta combinação é capaz de reduzir as acções do açúcar que danificam proteínas como o colagénio e as fibras elásticas, mantendo assim a firmeza e elasticidade da pele.

Aqui na Pharma Scalabis podes encontrar vários produtos para ajudar a cuidar da tua saúde e bem-estar de todas as formas. Não te esqueças de verificar as nossas ofertas e seguir o nosso blog e as redes sociais para te manteres actualizado com o que há de novo! Se gostaste deste conteúdo, partilha-o também com qualquer pessoa que possa estar interessada!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade