O que é solo envelopado

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por mateus
em Março 9, 2023

O que é solo envelopado

Um solo envelopado nada mais é do que um sistema de construção que pode ser usado para muitos tipos de trabalho de contenção, gerando através da sua aplicação estabilidade e o máximo de precisão.

A prática do uso do solo grampeado surgiu no século passado como resultado de técnicas utilizadas para realizar suportes para galerias e túneis aplicados na indústria de mineração e diante desse vasto mercado.

Logo, esses métodos através da sua aplicação tentam estabilizar as cavidades logo após a escavação, incorporando camadas de concreto projetado e parafusos de ancoragem no solo.

Este tipo de solução é amplamente utilizado em trabalhos de localização tanto em solos como em encostas naturais. O solo envelopado é amplamente utilizado na construção de estradas e túneis.

Isso se deve ao fato de que, se tecnicamente viável, o uso do solo envelopado pode garantir segurança e economia de trabalho, gerando tudo aquilo que é necessário diante de uma obra e desses momentos de construção.

Além do mais, vale ressaltar que para garantir o desempenho do solo atingido, é fundamental que seja projetado e executado por engenheiros e profissionais qualificados para esta função.

Basicamente, o principal objetivo do sistema de grampeamento do solo é aumentar a coesão do conjunto solo-reforço, a fim de buscar a estabilidade da massa de solo, evitando dores de cabeça e garantindo precisão em tudo aquilo que for feito.

Por isso, compreender o que é um solo envelopado e como funciona o seu modelo estrutural e quando é tecnicamente possível a utilização do modelo, bem como as vantagens e desvantagens deste tipo de isolamento, é algo fundamental e necessário.

Pensando nisso, diante das informações destacadas, hoje iremos falar justamente sobre o solo envelopado, evidenciando a significação desse termo, as etapas que geralmente os compõem, as vantagens do solo grampeado e os tipos de aplicação a serem realizadas.

O que é o solo envelopado?

O solo envelopado é um método de fixação ou reforço de uma inclinação usando parafusos.

Esses parafusos são componentes lineares passivos que suportam dobras complexas conhecidas como estribos. Este método constitui uma solução eficiente para a escavação e estabilização de taludes através do reforço do solo “in situ”.

Ou seja, diante das etapas que são realizadas através da aplicação do solo grampeado, essa ação é tão importante como outras técnicas, como é o caso dos serviços de uma empresa de terraplanagem e outras.

Os picos geralmente são dirigidos horizontalmente ou obliquamente em uma matriz, e na maioria dos casos consiste em uma barra de aço ou tubo envolvido por argamassa.

Eles funcionam para minimizar o deslocamento do solo causado pelo aumento das forças internas na direção oposta ao sistema de contenção natural.

Logo, através dessa aplicação e processo o solo de envelopamento garante a sua eficácia, mostrando toda a sua precisão e importância diante devido ao seu funcionamento preciso.

Ao mesmo tempo, grampos são conectados a um sistema de revestimento que garante a estabilidade da superfície inclinada. Este sistema, na grande maioria dos casos, é constituído por tela metálica e concreto projetado.

Sendo assim, o principal objetivo da superfície é conter possíveis erosões, evitar a queda de rochas e garantir a estabilidade da superfície.

Este sistema de revestimento tem sido amplamente implementado com o objetivo de restaurar a cobertura vegetal da encosta, caso em que as malhas de revestimento superficial são específicas para este fim.

Por isso, vale muito a pena considerar as etapas que compõem essa técnica, suas vantagens e todas as características que geralmente se mostram presentes através do solo envelopado.

Etapas da grampeação do solo

Uma obra vai muito além de somente os resultados e aquele lindo projeto final entregue, a construção se inicia desde a demarcação de piso até as etapas de grampeação do solo.

Sendo assim, para que você entenda ainda mais o quanto a grampeação de solo é determinante e faz toda a diferença, confira as etapas desse processo e veja o quanto essa parte é fundamental ao considerarmos uma construção.

Especificação

Em obras onde é necessário declives cortados ou em solo contínuo e acima do lençol freático, o solo grampeado é uma alternativa interessante. Por outro lado, este método não determina se o solo é arenoso ou pouco coeso.

Se, por exemplo, o nível da água estiver alto e acima dos pés da contenção, essa técnica também deve ser evitada, o que coloca ainda mais em evidência a importância da avaliação desse tipo de profissional.

Antes de projetar o terreno pontiagudo, várias análises devem ser feitas com sondagem e topografia sensível.

Além disso, são necessários ensaios de resistência dos pisos envolvidos e da argamassa para prensagem nos pregos. O cálculo cuidadoso do tamanho da abertura que o chumbador aceitará é essencial. Um erro pode desestabilizar todo o solo.

Ou seja, para que a construção possa se manter sempre positiva e sem dores de cabeça no futuro, essa etapa deve ser realizada com o máximo de precisão, garantindo êxito desde a utilização de uma talha de corrente a diversos momentos.

Drenagem

O projetista também deve prestar atenção ao elemento de drenagem, que geralmente é instalado sob a parede tratada com concreto projetado. Dutos de plástico são o material mais amplamente utilizado para drenagem em solos mais baixos.

Esses elementos captam o fluxo de água e são instalados de cima para baixo de acordo com o processo de contenção.

Os projetos em terreno pontiagudo são elaborados e acompanhados pelo departamento Especializado de Engenharia Geotécnica. A execução ficará a cargo da empresa com experiência nessa técnica, o que garantirá maior eficiência na fiscalização do serviço e garantia da qualidade.

Por isso, ao considerar uma edificação e seu projeto arquitetônico completo, saiba que a drenagem é um ponto importante a ser considerado e a atenção e precisão nessa etapa é um movimento totalmente necessário.

Afinal de contas, a garantia de qualidade em relação à drenagem é exatamente o que tende a garantir tranquilidade e mais precisão em relação às etapas e os momentos da construção.

Execução

O processo executivo do solo grampeado inicia-se com a escavação, que é realizada em trechos horizontais esparsos e com cerca de 1,5 metro de profundidade.

O pré-jateamento do concreto pode ser feito nos furos que receberão os chumbadores. Este procedimento provê proteção temporária contra a erosão.

Para chumbadores, geralmente são postas hastes metálicas com diâmetro variando de 14 a 50 mm. Recomenda-se que esses materiais recebam alguma forma de proteção contra corrosão antes do enterro efetivo.

Com os chumbadores preparados, é feita a furação e em seguida são instaladas as hastes metálicas assim como uma vigota é instalada para encaixe das tavelas. A fossa será preenchida com concreto.

Finalmente, o concreto é despejado novamente para preencher as lacunas e fornecer uma ligação entre o solo e os pregos.

Essa etapa é fundamental para garantir a carga de trabalho de cada pinça, mas nem sempre é realizada. A falta de reinjeção é extremamente prejudicial para a eficiência e estabilidade da contenção.

Após a correta colocação dos parafusos e concreto, a superfície do solo é finalizada com concreto projetado. Toda a sequência é repetida até a altura do suporte.

Por isso, para esse momento de execução e até mesmo em relação aos materiais e ações necessárias, algumas empresas têm até mesmo uma economia com a compra caminhão munck a venda para atender às suas necessidades, gerar economia e garantir vantagens únicas.

Vantagens do solo grampeado

Usar o solo grampeado através das construções tem alguns pontos positivos sobre outras soluções, incluindo:

  • Rapidez de execução e menor complexibilidade;
  • Custo reduzido ao ser comparado com outras soluções;
  • Quantidade de equipamentos e materiais de construção reduzida;
  • Permite uma fácil execução;
  • Estrutura flexível e compacta;
  • Possível execução em solos heterogêneos;
  • Permite adaptações em projetos;
  • Reage bem a ocorrência de deformações.

Por isso, o processo de solo grampeamento de fato é determinante e quando consideramos um momento de construção, ele faz toda a diferença e garante vantagens que realmente fazem toda a diferença.

Aplicações do solo grampeado

O solo grampeado é versátil e pode ser utilizado com excelência em obras com taludes que precisam ser estabilizados. As utilizações mais usuais do solo pregado são:

  • Estabilização de taludes naturais;
  • Estabilização de clareiras e taludes em obras rodoviárias e ferroviárias;
  • Estabilização de morros ou diques para lixiviação mineral;
  • Estabilização de entradas de túneis.

Estas utilizações podem ter diferentes tratamentos de aparência paisagística, dependendo do projeto ou também podem ser adequadas para paisagismo local.

Logo, ao levar em consideração esses fatores diante de uma construção, os resultados tendem a ser extremamente positivos, fazendo com os detalhes finais, como comprar produtos Kimberly-Clark, seja uma etapa única diante do êxito no projeto.

Com a aplicação desse tipo de técnica é possível alcançar vários objetivos, como proporcionar uma melhoria na resistência do solo, conter os taludes de forma natural, precaver desastres naturais (como deslizamentos) e assegurar o meio ambiente local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade