O que é PancakeSwap?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em Julho 27, 2022

O que é PancakeSwap?

Criada por desenvolvedores anônimos, a PancakeSwap é uma das principais corretoras do mercado cripto, com a diferença de ser descentralizada e de baixo custo

O mercado financeiro passou por uma revolução nos últimos anos, com o advento das finanças descentralizadas, cujo objetivo é permitir que as pessoas realizem transações entre si de forma segura, transparente e sem intermediários.

Essa tendência também chegou ao mundo cripto, no qual o conceito de descentralização e autonomia ganhou um novo significado após o desenvolvimento da blockchain e de corretoras descentralizadas, como a PancakeSwap, UniSwasp, SushiSwap, entre várias outras.

O funcionamento dessas corretoras — ou exchanges, como também são chamadas — pode gerar dúvidas em muitos investidores que ainda estão dando seus primeiros passos nos ativos digitais.

Por isso, elaboramos este artigo, que fornecerá todos os detalhes que você precisa saber sobre exchanges descentralizadas (DEX), com destaque para a PancakeSwap.

O que é PancakeSwap?

Em termos simples, a PancakeSwap é uma plataforma na qual os usuários podem intercambiar criptomoedas e outros ativos digitais sem a intervenção de uma instituição intermediária.

Para quem ainda não conhece muito bem como funcionam as corretoras descentralizadas, elas usam um sistema especial conhecido como “formadora de mercado automatizada”, ou AMM na sigla em inglês, para que as operações não precisem de um livro de ofertas ou uma empresa responsável por administrar o sistema.

Basicamente, não há necessidade de que um sistema faça a correspondência das ordens entre os usuários que querem comprar e vender ativos digitais, uma vez que a plataforma oferece um “colchão” de liquidez no lugar de contrapartes. Dessa forma, os recursos dos usuários são depositados em um fundo, que tem como objetivo permitir que as ordens sejam executadas.

Isso significa que, para vender uma criptomoeda, você não precisa encontrar um comprador interessado. Sempre que uma pessoa quiser trocar um ativo digital por outro, basta depositá-lo no fundo e retirar o token que deseja receber.

Existe também o papel do provedor de liquidez, que simplesmente deposita suas criptomoedas em um fundo para facilitar as operações de outros usuários em troca de uma parcela das taxas pagas por quem deseja usar esse fundo para executar suas operações.

Como funciona?

A PancakeSwap foi construída com base na blockchain BNB Chain e, por isso, o principal protocolo é o BEP20, um padrão específico desenvolvido pela empresa Binance para verificar se novos tokens são compatíveis com as regras de funcionamento da rede.

Assim, para começar a usar os serviços da PancakeSwap, você precisa criar uma carteira (wallet) que seja compatível com a BNB Chain, dentro da qual irá armazenar seus tokens.

A partir de então, terá acesso a todas as funcionalidades disponíveis na plataforma, como intercâmbio de tokens, criação de fundos de liquidez, farming, staking, loteria e governança.

Por que a PancakeSwap se tornou uma das principais exchanges descentralizadas do mercado?

A PancakeSwap foi criada em 2020 por desenvolvedores anônimos que desejavam fornecer uma opção mais acessível para pequenos investidores, já que, até então, as principais exchanges descentralizadas cobravam taxas muito elevadas e dificultavam o acesso de quem desejava fazer pequenas operações.

Em pouco tempo, a PancakeSwap ganhou popularidade e acabou se tornando uma das maiores DEX do mercado, movimentando centenas de milhões de dólares em volume de negociações.

Por utilizar a BNB Chain, a PancakeSwap permite o intercâmbio de ativos digitais com alta velocidade, um dos fatores que contribuíram para que ela crescesse tanto em pouco tempo.

Além disso, o baixo custo contribuiu muito para a popularidade da rede, já que a Pancake cobra taxas reduzidas para a manutenção do sistema, em torno de 0,2%, enquanto suas concorrentes cobram a partir de 0,3%.

Os usuários que contribuem com a liquidez da plataforma recebem uma remuneração na cripto nativa do sistema, a CAKE, que serve de base para as transações e principais funções da rede.Por fim, é preciso ressaltar que exchanges descentralizadas, como a Pancake, são mais indicadas para usuários avançados, que já compreendem melhor os riscos envolvidos nesse tipo de operação. Para usuários iniciantes, a recomendação é começar por uma corretora tradicional, centralizada, e depois evoluir para uma DEX.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade