O papel da inovação no crescimento sustentável das empresas

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por mateus
em Abril 12, 2023

O papel da inovação no crescimento sustentável das empresas

A estratégia de inovação sustentável de negócios está inserida em um contexto em que é necessário inovar, porém de maneira respeitosa ao meio ambiente.

Esse é um desafio significativo, uma vez que os métodos inovadores utilizados anteriormente eram irresponsáveis e alvo de críticas.

Portanto, é fundamental adotar um ideal de inovação disruptiva, que quebre padrões, para implementar um novo processo que seja realmente relevante nos dias de hoje.

Neste artigo vamos falar sobre o papel da inovação no crescimento sustentável das empresas.

O que é a inovação sustentável?

Inovar é sinônimo de explorar novas ideias e conquistar o sucesso a partir delas, e esse conceito não se limita apenas à tecnologia e criação de novos produtos, mas a todo o mercado e diferentes modelos de negócios.

Porém, nos últimos anos, tem sido debatido em todo o mundo a seriedade dos problemas socioambientais, tornando a inovação e a sustentabilidade ideias que caminham cada vez mais juntas.

Buscar as melhores soluções para os problemas atuais, de forma a preservar o meio ambiente, tem sido uma estratégia eficaz para identificar e alcançar novas oportunidades de mercado.

Anteriormente, essas iniciativas eram consideradas prejudiciais ao planeta quando encaradas separadamente.

Isso porque a busca incessante por tecnologias cada vez mais inovadoras e que facilitam a vida das pessoas, como melhorias em transporte e saúde, muitas vezes impactam o meio ambiente devido ao uso abusivo dos recursos naturais, resultando em lixo eletrônico e outros resíduos.

Diante dessa situação, a sociedade passou a adotar novos valores e a reivindicar um ambiente organizacional mais consciente, que entende que a manutenção do planeta e as relações socioeconômicas exigem uma mudança de comportamento.

Assim, a ideia de inovação sustentável surgiu como um pontapé inicial para o desenvolvimento de um novo processo que leva em conta a preservação do meio ambiente.

Ele rompe com os padrões anteriores e busca soluções que atendam às necessidades atuais sem comprometer o futuro do planeta.

O impacto da inovação sustentável nas empresas

A inovação sustentável não surgiu do nada, como mencionado anteriormente. Ela é uma resposta à crise ambiental e à necessidade coletiva de repensar práticas para a sustentabilidade do planeta.

Toda empresa deve pensar em sustentabilidade. Desde uma montadora de veículos até uma fábrica de gôndola de parede.

Para gerar soluções em grande escala que realmente apresentem resultados, a cooperação entre empresas de diversos segmentos e a sociedade é vista como a maneira mais viável.

Isso implica em uma mudança na lógica capitalista, que agora se preocupa com um futuro eficiente e saudável, que também atende aos desejos de um consumidor mais crítico.

O Estado também tem um papel importante nessa mudança, criando leis que regulamentem e incentivem práticas sustentáveis, permitindo que empresários adotem iniciativas direcionadas a um novo modelo que une progresso econômico e preservação ambiental.

Algumas empresas brasileiras já adotam ações simples, mas eficazes, como a implementação de coleta seletiva, controle do consumo de água e energia, e redução do uso de papel.

Além disso, estratégias mais avançadas utilizam a tecnologia como forma de combate à devastação do meio ambiente.

Como aplicar a inovação sustentável?

Para aplicar a inovação sustentável, uma empresa precisa, em primeiro lugar, estar adaptada a uma cultura de inovação.

Por exemplo, as plataformas digitais criaram uma tendência de anúncios na internet. Hoje, é possível encontrar uma pessoa interessada em locação de impressoras preço facilmente.

Isso significa que todas as equipes precisam ter a vontade de criar algo novo e eficaz, fora do convencional, e estar dispostas a apontar soluções ousadas.

Essa atitude permitirá que a empresa reconheça oportunidades que possam ser preenchidas com tecnologias sustentáveis. Quando essas práticas forem lançadas, poderá ser feita uma análise minuciosa para descobrir se elas são viáveis.

O processo continua com a consolidação da ideia e a avaliação contínua do novo modelo, abrangendo todas as áreas de impacto, incluindo o meio ambiente, a sociedade e a economia.

Maiores obstáculos da inovação

Atualmente, estamos presenciando o aumento da cultura da inovação, então as companhias que ficam em destaque são as que utilizam novidades em seus processos.

Nesse sentido, é essencial aliar a tendência da inovação sustentável ao desenvolvimento empresarial, porque se já são utilizadas tecnologias modernas em várias áreas, não poderia ser diferente com as indústrias.

Se hoje podemos encontrar alguém que está interessado em aluguel de gerador preço, por exemplo, de forma fácil, por que na indústria não poderia ser igual?

É necessário sair da zona de conforto e colocar a preservação do meio ambiente como uma das prioridades na hora de desenvolver projetos. E para isso é preciso inovar!

Áreas da inovação sustentável

Existem três áreas principais onde a inovação sustentável se faz presente. A primeira, a inovação social, abrange o impacto humano da empresa, incluindo seus funcionários, a comunidade afetada por suas práticas e até mesmo seus consumidores.

Os colaboradores devem receber salários justos e ter seu bem-estar valorizado, enquanto a saúde física e mental dos usuários da inovação, ou seja, o público-alvo, deve ser uma preocupação central da empresa.

Mesmo que você seja dono de uma pequena fábrica de mangueira para compressor de ar, saiba que o seu papel social é tão importante quanto o de uma empresa multinacional.

Em segundo lugar temos a ambiental, e essas ações verdes consistem em processos, produtos e práticas que minimizam o impacto ambiental negativo com o objetivo de preservar os recursos naturais.

Empresas que trabalham com recursos naturais devem implementar políticas que renovem essas reservas ou reduzam sua degradação.

Por último temos a econômica, e neste aspecto é avaliada a capacidade da empresa de:

  • Se sustentar;
  • Gerar receita;
  • Distribuir seus bens;
  • Administrar seus próprios recursos.

Imagine que você seja o gestor financeiro de uma fábrica de caldeiras, por exemplo, que é uma empresa que mantém seus lucros mesmo que utilize práticas mais caras, mas muito melhores para o meio ambiente. Pode ter certeza que isso tem um impacto positivo.

Importância de investir em inovação sustentável

Investir em inovação é crucial para empresas em todo o mundo. Empresas que se destacam em inovação tendem a crescer mais.

Além disso, é importante manter a empresa alinhada com as últimas tecnologias e tendências para poder:

  • Desenvolver melhores produtos;
  • Reduzir custos;
  • Otimizar processos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Tornar ambientes de trabalho mais seguros;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes;
  • Aumentar o lucro e os benefícios sociais.

Criar soluções capazes de atender ou antecipar as demandas de um mundo cada vez mais conectado e global é crucial para evitar a obsolescência dos negócios.

Investir em inovação não só melhora a competitividade das empresas, mas também dos países e em empresas de diversos setores, desde aparelhos motores até mesmo uma fábrica de elipse scada.

Com empresas mais inovadoras, países como o Brasil podem reduzir a distância em relação à fronteira tecnológica e aos países líderes do mercado global, aumentando assim a geração interna de riqueza.

Portanto, investir em inovação é investir no crescimento da economia em direção ao desenvolvimento social, afinal não há desenvolvimento sem crescimento.

Como se preparar e acompanhar a indústria 4.0?

Para se preparar para a Indústria 4.0, é essencial envolver as pessoas no processo, começando pelo engajamento das lideranças.

Não é suficiente simplesmente criar um comitê de inovação e esperar que ele promova a transformação, é preciso reservar recursos financeiros e estar disposto a mudar processos e procedimentos.

O papel do líder na gestão da inovação e na implantação da Indústria 4.0 é fundamental para liderar as equipes nesse processo.

Além disso, é importante utilizar as novas tecnologias para automatizar e dinamizar os processos, permitindo que a equipe possa se concentrar em atividades estratégicas em vez das mais operacionais.

Esse novo foco é essencial para que as equipes possam aproveitar melhor as tecnologias disponíveis e aumentar a produtividade, como encontrar rapidamente um fornecedor de epi perto de você.

Portanto, é necessário um esforço conjunto para promover a mudança e se preparar para as exigências da Indústria 4.0.

As empresas que investem em inovação estão mais preparadas para competir no mercado atual.

Isso acontece porque a inovação pode ajudar as empresas industriais a aumentarem sua produtividade, reduzir seus custos e, consequentemente, tornar-se mais competitivas nacional e internacionalmente.

Além disso, a adoção de inovações nos modelos de negócio, o lançamento de novos produtos e a melhoria dos processos produtivos são essenciais, especialmente devido às transformações tecnológicas promovidas pela Indústria 4.0.

Conclusão

Seja você um gestor de uma grande empresa de veículos ou de óculos de segurança com grau, práticas desenvolvidas a partir das novas tecnologias da Quarta Revolução Industrial têm um grande potencial para atuar diretamente nos problemas ambientais.

A economia de energia, possibilitada por essa nova fase da indústria, é um dos resultados dessa transformação. A situação atual do planeta, sob o ponto de vista ambiental, é preocupante, porém ainda existe a possibilidade de reverter esse cenário.

Uma das formas de se desenvolver práticas sustentáveis é por meio da elaboração de acordos entre a Indústria e o Estado que tratem sobre fatores ambientais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade