
Especialidade médica é de suma importância para casos clínicos, a exemplo de disfunções alimentares, obesidade e diabetes
Dentro da área médica existe uma diversidade de campos que ajudam na investigação e tratamentos de doenças, bem como melhora na qualidade de vida dos pacientes.
Para tanto, é necessário que o profissional se especialize em alguma dessas áreas, a exemplo da Nutrologia Funcional. O que muita gente não sabe é que a Nutrologia, diferentemente de Nutrição, também é uma especialidade médica.
Visando esclarecer essas e outras dúvidas, selecionamos as principais informações acerca da Nutrologia, como os pré-requisitos para essa especialização e a atuação deste profissional no seu cotidiano.
Nutrólogo – o que é
A nutrologia é considerada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) uma especialidade médica desde 1978. Portanto, nutrólogo é um médico especializado em nutrologia funcional, de modo a analisar os efeitos dos nutrientes (ou a falta deles) no organismo humano.
Para que o profissional tenha o título de nutrólogo, é preciso que ele tenha graduação em Medicina, residência em clínica médica ou cirurgia geral, e posteriormente, residência em nutrologia. Outra possibilidade para quem já é médico formado é a pós-graduação em nutrologia.
A rotina do nutrólogo pode acontecer de três formas: hospitalar, ambulatorial ou domiciliar. Na primeira, o profissional vai se dividir entre interconsultas e a chamada enfermaria de nutrologia. O atendimento é voltado, principalmente, para pacientes oncológicos, diabéticos, obesos e com transtornos alimentares graves.
No caso da rotina ambulatorial, a atuação do nutrólogo fica mais restrita a consultas médicas, voltadas para pacientes com doenças metabólicas crônicas ou que necessitam de avaliação nutricional. O atendimento domiciliar, por sua vez, atende especificamente pacientes acamados que precisam de acompanhamento em casa.
Principais atividades do nutrólogo
Apesar de ser uma especialidade relativamente nova e com uma menor procura por parte da classe médica, a nutrologia pode ser considerada uma área em ascensão no Brasil. Isso acontece, principalmente, em razão da elevação de doenças intimamente relacionadas à nutrição, como diabetes e obesidade.
Entre os procedimentos realizados pelo nutrólogo podemos destacar a avaliação nutricional antes e depois de cirurgias bariátricas, bioimpedanciometria (que mede a composição corporal do paciente), avaliação por antropometria (que traça as medidas do corpo com o Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente).
No caso de pacientes acamados, o nutrólogo pode atuar na avaliação diária da dieta enteral (em casos em que o doente não consegue se alimentar pela boca, recebendo uma dieta líquida pelo nariz ou garganta) ou parenteral (quando a dieta líquida é feita diretamente na veia do paciente).
Além disso, o profissional com esse tipo de especialidade também pode fazer avaliações nutricionais, considerando, principalmente, os aspectos nutricionais do paciente, aliado ao exame físico e uma avaliação clínica mais atenta.
Diferenças entre nutricionista e nutrólogo
Além da questão da formação propriamente dita (o nutricionista é formado em Nutrição e o nutrólogo é um médico com especialização em Nutrologia), existem diferenças na atuação de nutricionistas e nutrólogos. Isso, porém, não significa que uma profissão seja melhor ou pior que a outra.
O fato é que a abordagem do nutrólogo é mais ampla, pois analisa as possíveis razões para doenças que tenham como pano de fundo disfunções metabólicas e nutricionais. Pessoas com problemas como anorexia, bulimia, obesidade, diabetes e câncer são exemplos disso.
Vale ressaltar que, o nutrólogo, enquanto médico, tem o poder de receitar medicamentos, caso eles sejam necessários no tratamento. Por sua vez, o nutricionista tem como propósito a prescrição de dietas que tenham equilíbrio, tanto nutricional como calórico, considerando os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente.
Por fim, ambos os profissionais da saúde podem atuar de maneira multidisciplinar, até mesmo com o médico endocrinologista, de modo a melhorar significativamente a qualidade de vida de muitas pessoas por meio de uma boa alimentação.
Deixe uma resposta