Marketing Médico: 7 dicas para atrair pacientes com o Instagram

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em Novembro 23, 2022

Marketing Médico: 7 dicas para atrair pacientes com o Instagram

Cuidar de pacientes e evitar dissabores em relação à saúde é uma responsabilidade de muitos profissionais que trabalham na área da medicina e enfermagem, e muitos são escolhidos por causa do marketing médico e as especialidades de atendimento. 

Para se conectar com pacientes potenciais e atuais, muitos profissionais da área da saúde utilizam as diversas plataformas digitais disponíveis, mas o Instagram está entre as mais populares e, por isso, não deve ser ignorada. 

O planejamento de uma campanha direcionada ao marketing médico precisa otimizar a conta comercial que o Instagram oferece, pois esse modelo permite se apresentar na área da saúde como uma empresa local, com destaque para:

  • Especialidades atendidas;
  • Localização da clínica particular;
  • Site dedicado à área médica;
  • Telefone para contato.

Todos esses pontos podem ser apresentados diretamente no aplicativo presente em muitos smartphones, e que as pessoas utilizam para além de selfies e fotos de comida.

Marketing médico no Instagram tem potencial

A publicidade é necessária para qualquer tipo de negócio, como aluguel consultório médico, e mesmo para profissionais da área da saúde.

O planejamento de um marketing médico voltado para a publicidade online no Instagram é uma forma de um profissional, uma clínica médica, ou mesmo um hospital que atende via plano de saúde anunciar e alcançar o público-alvo, ou seja, pacientes. 

Isso gera empatia e engajamento, desde que se empregue mensagens direcionadas e com bom senso, por meio de anúncios disponíveis em diferentes formatos no próprio Instagram.

Esse aplicativo de rede social oferece a oportunidade de mostrar um lado criativo por meio do marketing médico, que pode recorrer a recursos visuais, como imagens e vídeos. 

Vale a pena fazer marketing médico no Instagram?

O Instagram é um aplicativo que conta com mais de 1,45 bilhão de usuários em todo o mundo, segundo um artigo da Resultados Digitais, e chega a 122 milhões apenas no Brasil. 

Muitos desses usuários usam o Instagram para entretenimento, mas com as mudanças implementadas na plataforma, há diversas pessoas que buscam por produtos e serviços, como aluguel de andadores, principalmente por causa da facilidade de interação com as empresas. 

Dessa forma, pode-se afirmar que o marketing médico aplicado no Instagram abre diversas oportunidades de impactar os negócios, desde que tenha um planejamento direcionado para o modelo de negócio.

Sendo assim, é preciso dizer que há detalhes distintos que devem ser considerados, desde o modelo de anúncio a ser empregado, até as imagens e vídeos que podem ser apresentados no feed de uma conta de um profissional ou uma clínica médica.

A importância do marketing médico no Instagram

O Instagram é uma plataforma popular entre as diferentes gerações de usuários, e isso abrange grande parte da população que é afetada pelo marketing médico, como cuidador de idosos manaus que oferece serviços práticos. . 

Essa é uma forma de entender o quão importante o marketing médico pode ser aplicado em postagens do Instagram, levando em consideração que é possível compartilhar fotos e vídeos de transformações que muitos pacientes passam, exibindo resultados surpreendentes.

Dessa forma, os pacientes se sentem seguros e confiantes, além de proporcionar uma conexão mais próxima com a marca relacionada à saúde, assim como profissionais, equipes de trabalho e a empresa em geral. 

7 dicas de marketing médico para Instagram

Todo planejamento de marketing médico precisa de um ponto de partida, principalmente quando o foco é aproveitar as oportunidades que o Instagram proporciona às empresas do setor de saúde.

  1. Defina o público-alvo ideal de pacientes

Uma empresa de cuidador de idosos não pode atender uma gama abrangente de pacientes. 

Portanto, desde o princípio, é preciso entender as características demográficas, psicográficas e comportamentais da base de pacientes a serem atendidos. 

O planejamento de marketing médico proporciona uma abordagem orientada ao foco que esteja alinhado às expectativas e necessidades dos pacientes. 

O Instagram está entre as redes sociais mais acessadas e, por isso, é possível captar dados com base em faixa etária, renda e educação, por exemplo, para apresentar as especialidades clínicas que possam interessar ao público-alvo ideal. 

  1. Amplie as contas nas redes sociais

O Instagram permite a conexão com outras redes sociais, como Facebook e Twitter, e muitos pacientes buscam por informações médicas no ambiente online, tudo para coletar dados e se conectar com outras pessoas. 

Dessa forma, a mensagem de marketing médico empregada em um perfil de Instagram deve ser compartilhada nas outras redes sociais, para manter o tom de voz e reconhecimento da marca em todas as plataformas. 

  1. Mantenha consistência nas plataformas sociais

Entre tantos desafios que o marketing médico no Instagram exige, captar e manter os seguidores está entre os mais alarmantes, e necessários. 

Antes de apelar para black hat, como a compra de seguidores, é melhor publicar material com conteúdo valioso e contar com um crescimento orgânico do perfil. 

Isso configura em envolver autenticidade aos conteúdos publicados, em que os profissionais da área da saúde fornecem para manter a consistência. 

A presença regular e consistente demanda tempo para se desenvolver, assim como talento e recursos para atualizações e postagens regulares sobre empresas de home care sp

Profissionais que trabalham com marketing médico, entre outros segmentos, avaliam que a melhor prática é publicar entre 3 e 5 postagens semanais. 

Isso estabelece credibilidade quanto à especialidade médica apresentada no Instagram, e precisa manter essa consistência sempre. 

  1. Promova blog e site corporativo via Instagram

A presença digital regular no instagram proporciona diversos benefícios, entre os quais:

  • Aumentar a conscientização sobre a especialidade médica;
  • Criar oportunidades de engajamento;
  • Educar os pacientes
  • Facilitar referências e revisões.

Dessa maneira, é possível aumentar o tráfego para o site corporativo de uma clínica médica ou um hospital com filtro osmose reversa, oferecendo motivos para clicar em backlinks que se ajustam nas postagens do Instagram. 

Como o Instagram é uma rede social voltada para o visual, vale investir em um blog para compartilhar postagens informativas e completas, com backlinks que levam para o site, e assim por diante. 

  1. Estabeleça melhores práticas para Instagram

Melhores práticas significa manter o bom senso e entender que há uma pessoa do outro lado, e as postagens devem seguir uma padronização que esteja relacionada à marca e a campanha de marketing médico. 

Sendo assim, as postagens devem se concentrar em práticas médicas, ou mesmo apresentar serviço de acompanhamento hospitalar e parcerias com fornecedores e outros agentes relacionados à saúde. 

Isso deve ser estabelecido desde o princípio e, mesmo que o Instagram tenha uma aura informal, é preciso implementar uma política de rede social, ou seja, a gestão do perfil deve ser em nome da organização de saúde, e não estar associada a contas pessoais. 

Essa política permite a automatização de postagens, que podem ser desenvolvidas com antecedência, e agendadas para publicação posterior por meio de ferramentas digitais que o próprio Instagram fornece. 

Em todos os casos, caso falte experiência ou mão de obra interna, vale contratar empresas terceirizadas que podem fazer um planejamento de marketing médico para o Instagram e gerenciar o perfil tanto nesta quanto em outras redes sociais. 

  1. Construção de credibilidade e reputação online

Desde que a internet se popularizou entre a sociedade, muitos usuários buscam informações relacionadas à saúde de forma online e, com a expansão das redes sociais, essas se transformam, cada vez mais, em fontes confiáveis. 

Antes de escolher quem vai prestar os serviços médicos, muitos pacientes verificam as avaliações online. Logo, se um perfil não contar com nenhuma revisão, é provável que clientes em potencial busquem outros profissionais ou clínicas especializadas. 

O marketing médico devidamente aplicado no Instagram permite a construção de credibilidade e reputação online, e isso pode ser conquistado a partir do feedback de pacientes atendidos, que podem fazer comentários e avaliações positivas, inclusive em sites dedicados.

7. Exiba momentos agradáveis nas postagens

Uma última dica é contar com postagens devidamente sociais, como aniversários de profissionais da área médica, entre outros funcionários do serviço de remoção de pacientes, com fotos e depoimentos de pessoas satisfeitas. 

Como uma plataforma de rede social, o Instagram permite essa interação mais transparente e pessoal entre marca e público.

Os bastidores podem fornecer conteúdos interessantes, assim como atividades diárias que ocorrem dentro de um consultório. 

Mais uma vez, deve prevalecer o bom senso e, em todos os casos, a permissão daqueles que aparecem no feed de notícias do Instagram, para evitar qualquer tipo de contratempo.

Conclusão

A comunicação entre médico e paciente sempre foi crucial para a melhora da saúde e, dentro do marketing médico, pode-se considerar o Instagram, entre outras redes sociais, uma extensão desse contato mais pessoal. 

O perfil deve se manter interessante, informativo e, na medida do possível, divertido. 

As ideias e dicas para um marketing médico podem ser apenas uma parte de uma campanha mais ampla para adquirir novos pacientes dentro da especialidade de cada profissional de saúde.

Por fim, o melhor é conhecer o público-alvo, respeitar as diretrizes e políticas que envolvem a comunicação entre médico e paciente e oferecer um espaço para que as pessoas possam encontrar as especialidades de tratamento quando estiverem no Instagram.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade