Marketing de Conteúdo: Como começar a produzir conteúdo e converter leads

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em Setembro 30, 2022

O marketing de conteúdo é uma estratégia do digital que tem como objetivo engajar e se aproximar do seu público-alvo, através de postagens relevantes e valiosas para eles. 

Sendo assim, passa a construir e manter uma rede de clientes e potenciais consumidores por meio de conteúdos que possam ajudá-los a resolver algum problema ou necessidade.

Tudo isso é feito para atrair, envolver e gerar valores para os consumidores de um jeito que possa criar uma percepção positiva da sua marca ou empresa, no lugar certo e na hora correta.

O marketing de conteúdo auxilia as pessoas a resolverem alguma questão. Com isso, é construído uma conexão com cada consumidor de um modo que ele entenda o que a sua marca tem. 

Afinal, o conteúdo criado pela empresa atendeu ou superou as expectativas dele. Com isso, a confiança por parte dos seus consumidores em relação ao seu negócio vai sendo construída. 

Por conta disso, é tão importante fazer uso de algumas ferramentas, como é o caso de um bom sistema crm

Deste modo, uma oportunidade de negócios pode ser criada e aproveitada. Já que o sentimento do seu público-alvo com a sua marca será positivo.

O marketing de conteúdo nada mais é do que um dos pilares do Inbound Marketing, conhecido como o de atração, que seria mais amplo.

Em resumo, são estratégias focadas nas criações de conteúdos dentro dos espaços virtuais para chamar a atenção de um determinado público-alvo. Por exemplo:

  • Site;
  • Blog;
  • E-commerce;
  • Redes sociais;
  • Sites.

Esses conteúdos devem ser entregues com extrema qualidade para que consigam captar todo o público-alvo. 

Qual o principal objetivo do inbound marketing?

O seu principal objetivo é atrair os consumidores para os canais do seu negócio para que eles possam virar leads, que representam potenciais compradores e depois, possam transformá-los em clientes de fato.

Por isso, é muito importante entender o Inbound Marketing. Então, ele poderá ser atrelado com um crm simples, pois além dele manter um relacionamento com o cliente, ambos também terão o mesmo objetivo de atrair os leads. 

Com as duas ferramentas trabalhando juntas, irá ocorrer uma extrema agilidade no fluxo de informações que poderá trazer excelentes resultados. 

Porém, para que esses resultados possam ser alcançados, é necessário realizar um monitoramento dos acessos dos clientes, e isso pode ser feito por meio de um crm vendas

Além disso, é de extrema importância fazer a produção de conteúdos que sejam relevantes e interessantes. 

Como começar a produzir conteúdo?

Antes de mais nada, é importante começar definindo os seus objetivos, eles devem ser bem específicos, já que será com base neles, que a empresa irá colocar os seus esforços. 

A partir dessa definição, é importante determinar as métricas ou metas que vão construir o trabalho, para que assim, possa ocorrer uma verificação se ele está encaminhado de uma forma correta. 

Também é importante trabalhar o app funil de vendas, já que é necessário entender os momentos em que os clientes passam para realizar uma determinada compra em um negócio. 

Assim, é fundamental trabalhar alguns conteúdos para cada um desses momentos. Ao fazer isso, é possível entregar para os clientes materiais extremamente relevantes e personalizados, de acordo com o desejo deles. 

Dessa maneira, isso fará com que eles continuem no pipeline de vendas, sempre com o seu negócio em mente, como uma boa opção de compra.

Além das produções de qualidade, é importante também selecionar os canais em que o seu lead ou cliente está, principalmente verificando os horários que ele está disponível ou “online”.

Por último e não menos importante, ao atingir os objetivos, é importante verificar e mensurar os resultados.

Com base nisso, será possível entender de uma maneira profunda o que deu certo ou não nesse trajeto. 

Então, o marketing de conteúdo é exatamente isso. Postagens de extrema qualidade para que os leads se tornem os principais clientes e até mesmo se fidelizem. 

Entretanto, para que esses usuários sejam convertidos em leads, é possível usar a estratégia do marketing de atração. 

Dessa forma, ele irá converter todos os leads de uma forma precisa. Por isso, é tão importante analisar isso através do crm, para ver o que eles andam acessando na página e os seus principais interesses. 

Com base nessas informações, será possível começar a criar conteúdos, começando pelo seu objetivo e por fim, verificando quais passos foram dados para que essas metas fossem atingidas. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade