Indústria sustentável: práticas e soluções para um futuro mais verde

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em Maio 29, 2023

Indústria sustentável: práticas e soluções para um futuro mais verde

Quando falamos sobre o desenvolvimento da área da indústria sustentável de uma empresa, é fácil pensar apenas nos seus números, com um bom índice de vendas podendo servir de sinônimo para a performance de um negócio.

Esse novo tipo de pensamento é algo importante de ser compartilhado entre as empresas, principalmente por se tratar de uma ideia que recebe uma grande atenção por parte do público, a ponto de buscar se relacionar apenas com negócios de algum valor sustentável.

Para muitos negócios, esse novo tipo de percepção pode ir justamente contra tudo aquilo que antes se definia como um modelo de sucesso para uma empresa, tal como ocorria na indústria sustentável, onde o seu desempenho sempre esteve atrelado ao índice de vendas e produção.

Frente a isso, a performance de uma companhia que trabalha com fundição de ferro podia ser medida pelo número de clientes, sem olhar especificamente apenas para essa questão numérica, estando aberto a medir o seu sucesso através também de outros pontos.

A longo prazo podemos destacar a relação de cumplicidade entre uma companhia e o seu público, com isso partindo do serviço de qualidade a ser oferecido para tal audiência, chegando até mesmo a procedência de suas mercadorias, frente a um impacto ambiental.

Mas não é somente por causa do público que uma empresa precisa mudar todo o seu método de gestão, sendo necessário se adaptar também às mudanças que ocorrem no mercado como um todo, de modo a não perderem espaço para os seus concorrentes.

É a partir da melhor adequação possível que uma companhia que atua com um serviço de conserto de bombas, por exemplo, pode vir a conquistar uma melhor percepção dentro do seu segmento, com ações diferenciadas influenciando até mesmo na imagem do negócio.

Tudo isso faz com que para que uma empresa consiga se destacar junto a um novo perfil tanto de mercado como de público, ambos com um comportamento muito mais crítico, principalmente em relação ao meio ambiente, é que novas ações precisam ser adotadas.

E quando falamos dessas possíveis adaptações, é importante em alguns modificar até mesmo a gênese de um negócio, passando a ter uma nova percepção sobre o que realmente pode lhe levar ao sucesso, ainda mais em um setor específico como a indústria sustentável.

A sustentabilidade no contexto industrial

O conceito de sustentabilidade lida com a criação de uma melhor relação com o cenário ao seu redor, sendo possível estabelecer uma conexão positiva com o meio ambiente, sem que as atividades de um negócio venham a prejudicar a natureza de alguma forma.

Esse tipo de conexão sustentável pode ser vista até mesmo em cima das relações humanas, envolvendo nesse caso a forma em que o ser humano deve reduzir o gasto de água, jogar seu lixo fora corretamente, além de muitas outras atividades do dia a dia.

Por mais que seja importante se precaver nesse sentido, ajudando assim a manter uma relação de cumplicidade com o meio ambiente, a maior parte dos impactos ambientais acaba sendo causado pelas atividades das empresas, sendo preciso então mudar isso.

Essa é justamente a crítica a ser feita pelo público, procurando então fazer negócios apenas com companhias que buscam trabalhar de alguma maneira o conceito da sustentabilidade, conseguindo equilibrar tudo, tal como uma solução dentro de um balão volumétrico.

Para garantir que o conceito de sustentabilidade possa então estar associado às atividades de uma empresa, é importante estar atento a uma série de ações a serem colocadas em prática por parte de uma companhia, o que envolve:

  • Extração de recursos naturais;
  • Uso de energia;
  • Despejo de resíduos;
  • Atenção aos impactos ambientais.

Uma série de adequações que deve ser levada em conta por parte da empresa para garantir assim uma relação sustentável com o meio ambiente, com tudo isso afetando a performance, já que se trata de algo de relevância também ao seu perfil de público.

A partir disso, passa a se destacar entre as atribuições de uma companhia não apenas o cuidado com os seus produtos e serviços, mas também as adequações necessárias para se adequar ao que podemos chamar de um projeto verde, com atenção ao meio sustentável.

Esse tipo de adaptação é ainda mais importante quando pensamos em negócios que antes responsáveis por boa parte dos impactos ao meio ambiente, como ocorre na área indústria sustentável, sendo válido olhar para uma correia transportadora tal como um projeto sustentável.

Formas de promover a área da indústria sustentável

Se antes o meio industrial era visto como o grande inimigo do meio ambiente, atualmente é esperado por parte do público um novo tipo de comportamento, estando mais próximo à causa ambiental, até mesmo por causa de alguns benefícios próprios.

A partir do momento que uma companhia passa a cuidar do solo, por exemplo, o seu processo de extração de recursos naturais pode se mostrar viável a longo prazo, sem que algum tipo de esgotamento venha a prejudicar o planeta e as ações de tal empresa.

Com esse tipo de pensamento em mente, é importante para a indústria sustentável buscar então maneiras de melhor se relacionar com o meio ambiente, evitando assim possíveis impactos antes causados, tudo isso através de atividades como:

Eficiência energética

Para manter uma máquina funcionando, muitas vezes é necessário o uso de uma grande quantidade de energia, com os métodos usados para gerar tal eletricidade podem ser prejudiciais ao meio ambiente, seja na extração de recursos como nos resíduos produzidos.

Assim, podemos pensar nos trens movidos a carvão a vapor. Para reduzir tais impactos, vale buscar formas de melhor usar tal energia, como travas que desliguem um redutor de velocidades quando não estiver em uso e outras ações úteis nesse sentido.

Reciclagem de resíduos

Além da energia usada, as atividades na indústria podem resultar na formação de resíduos que muitas vezes ainda podem ter utilidade, no entanto, acabam apenas por se acumular na natureza como lixo, criando assim pilhas de problemas cada vez maiores.

Uma forma de se evitar é através do processo de reciclagem, sendo algo positivo tanto para o meio ambiente como para a empresa em si, sendo possível economizar com o uso de certos materiais ou até mesmo lucrar com a venda de peças para a reciclagem.

Uso de energias renováveis

Voltando ao tópico do uso de energia, é impossível pensar na indústria sem o uso dessa fonte, seja ela necessária para o funcionamento de máquinas, como o processo de soldagem ao lado de uma solda orbital, sendo válido repensar a origem dessa energia.

O que se recomenda é o uso de fontes mais sustentáveis, recorrendo a fontes de grande abundância no planeta, como é o caso da energia solar ou até mesmo a eólica, onde fornecedores de energia são movidos através da força dos ventos.

Transporte verde e a indústria sustentável

Além da produção em si, é importante pensar em todas as etapas que envolvem o trabalho de uma fábrica, o que inclui o transporte de suas mercadorias até os seus clientes. Nesse sentido é válido recorrer a melhores saídas, como o uso de combustíveis renováveis.

Junto disso, pode ser pensado também em um melhor sistema de organização, garantindo com que mais materiais sejam transportados em um número menor de viagens, reduzindo não apenas os gastos da empresa, mas também os seus impactos na natureza.

Essas se tratam de algumas práticas que já se mostram possíveis de serem adotadas pela indústria atual, permitindo assim um controle sustentável em cima de todos os seus materiais e atividade, como uma empresa que lida com bicromatização, por exemplo.

Isso não significa que basta somente adotar essas estratégias e assim se manter positivo com o meio ambiente, na verdade é preciso estar sempre buscando formas melhores de trabalhar a sustentabilidade junto do seu negócio, permitindo assim um futuro mais verde.

Soluções inovadoras em desenvolvimento da indústria sustentável

A indústria sustentável vem se mostrando um conceito cada vez mais forte, o que acaba levando também ao desenvolvimento de novos sistemas que buscam garantir não apenas uma melhor produção, mas que tal atividade esteja ligada à sustentabilidade da natureza.

Nesse sentido, é possível citar algumas estratégias que vêm recebendo maior atenção nos últimos, como é o caso da economia circular, que envolve a definição de todo um plano de reutilização de materiais, pensando nisso desde o processo de produção de tal item.

Junto a isso se destaca a procura cada vez maior por tecnologias verdes a serem implantadas em um negócio, permitindo assim estampar um selo sustentável em suas mercadorias ou serviços, tal como um carimbador rotativo faz com produtos no mercado.

A realização de parcerias entre as empresas é outra ação a ser considerada, permitindo assim um melhor uso dos seus recursos, compartilhando ferramentas que podem ajudar na redução de resíduos ao ambiente no lugar de um esforço individual.

Muitas são então as maneiras de se desenvolver uma indústria sem ignorar o ambiente ao seu redor, sendo isso a ser procurado pelas empresas hoje para garantirem até mesmo uma visão positiva do público, dando continuidade a um projeto de indústria sustentável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site Click Portal, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade