
Os cheiros estão intimamente relacionados às nossas emoções e às nossas memórias, por isso, são parte importante da nossa vida. Sentir um aroma agradável ao chegar em casa é reconfortante e pode dar mais tranquilidade.
Para deixar sua casa aconchegante e cheirosa, nada melhor que um aromatizador de ambiente. Ele é prático e possui fragrâncias diferentes para você diversificar em cada cômodo.
Determinados aromas podem provocar sensações de tranquilidade, aumentar o ânimo, melhorar o humor e gerar bem-estar físico e mental. Mas alguns aromas são indicados para cômodos específicos. Por exemplo, o aroma ideal para o quarto será diferente do cheiro para a cozinha.
Como escolher as fragrâncias do aromatizador?
Primeiro, você precisa saber: cada fragrância possui uma família olfativa, que faz uma categorização dessas notas. Ou seja, é como se ela caracterizasse cada aroma pelo cheiro. Por exemplo, se uma fragrância possui mais notas olfativas cítricas, ela vai ser enquadrada nessa família.
Quando for procurar por um aromatizador, você verá de qual fragrância ele é na própria descrição ou no verso do rótulo do produto. Agora, você já sabe o que são famílias olfativas. Então, vamos explorar algumas delas.
Floral
É um aroma que lembra leveza e frescor e é extraído de flores, como jasmim, rosa, magnólia, lírio, orquídea e outras. Você poderá encontrar cheirinhos feitos com apenas uma flor ou com uma mistura delas.
Cítrica
Tem uma nota refrescante, purificante e leve. Geralmente, proporcionam aquela sensação de revigoramento e são mais voláteis, pedindo aplicações mais frequentes. Composta por limão, laranja e demais frutas cítricas.
Amadeirada
É uma fragrância marcante e forte. São mais secas e menos adocicadas, ressaltam os aromas de madeira e sândalo. São predominantemente masculinas e bastante sofisticadas.
Frutal
Essa fragrância desperta sensações de docilidade, jovialidade e alegria. São leves e quase sempre contam com um toque adocicado, para estilos casuais e divertidos. Conta com frutas na sua composição, como pêssego, kiwi, maçã, pera, damasco, abacaxi e outras.
Herbal
Essa fragrância tem a refrescância bem acentuada, oferecendo notas verdes e naturais, com aromas fortes e específicos da natureza. São muitas as opções de plantas em sua composição: alecrim, hortelã, manjericão, aloe vera, eucalipto, capim-cidreira e outras.
Escolhendo o aromatizador ideal para o ambiente
Como você viu, são muitas as fragrâncias que podem ser escolhidas, e cada uma traz uma emoção à tona. Por isso, escolha conforme a sua afinidade e o cômodo da casa.
Sala
Esse é um cômodo que requer atenção, pois é onde recebemos familiares e amigos, pessoas de gostos diferentes. Por isso, você poderá escolher cheirinhos versáteis, como capim-santo, hortelã, florais ou lavanda, ótimas opções.
Quarto
Aqui a intenção é relaxar, por isso, lavanda, sândalo, olíbano, cedro, jasmim, patchouli e cheiros de rosa são ideais, pois trazem tranquilidade. Opte por aromas delicados, suaves e que promovam a serenidade para não atrapalhar o sono. Para um noite mais romântica, aposte na baunilha, ylang ylang ou rosas.
Cozinha
É um local que pode ter um cheirinho bom de comida e temperos e, outras vezes, ficar com cheiro de fritura. Nesses casos, usar um aromatizador pode dar mais leveza ao ambiente.
De forma geral, aqui você poderá usar aromas cítricos, como laranja, limão, tangerina e outros. Para inibir odores fortes, como os da fritura, utilize aromas de especiarias, como anis, canela, tomilho, erva-doce e manjericão.
Banheiro
No banheiro, queremos um cheiro gostoso de limpeza, não é mesmo? Por isso, busque opções que transmitam essa sensação de limpeza, como limão-siciliano, verbena, eucalipto, alecrim, citronela ou cheiro de flores, como lavanda e gerânio.
Home office
Todo mundo gosta de trabalhar em um local agradável, certo? Para isso, aposte nos aromas que aumentam a concentração, como menta, tangerina, chá verde, eucalipto e alecrim – em casos de esforço mental.
Área externa
A área externa da casa, como varandas, espaços gourmet e outros, pedem essências com múltiplas funções, para trazer um cheiro agradável e afastar os insetos. Dessa forma, a fragrância de citronela é ideal, mas outras também podem ser usadas, como erva-cidreira, mental tomilho, alecrim, eucalipto e cravo-da-índia.
Como escolher a fragrância ideal?
Por fim, além de saber sobre as combinações de aromas para cada cômodo, é importante saber que pontos levar em consideração para escolher a fragrância ideal para a sua casa.
Veja se a fragrância combina com seu gosto, pois, se ela não despertar boas sensações, você não irá se sentir bem. Seja uma nota mais encorpada, romântica ou jovial, ela precisa lhe trazer boas impressões.
Atente para o tamanho do cômodo e para o fluxo de ar. Isso evitará que o ambiente fique sobrecarregado. Os difusores de vareta são práticos e eficientes, basta virar as varetas algumas vezes ao dia. Mas, para cheiros pontuais, prefira os automáticos.
Deixe uma resposta