Gatos: saiba por que eles ficam tão agitados

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mateus
em Maio 4, 2023

Gatos: saiba por que eles ficam tão agitados

Muitos são os animais que alguém pode criar dentro de casa, como cachorros e coelhos para quem prefere bichos de maior atividade ou então hamsters e peixes para quem prefere criar outros mais reservados. Os gatos ficam em um meio termo nesse sentido.

Não é como se os felinos fossem os animais mais calmos do universo, pois quem possui esse tipo de bicho em casa sabe bem sobre o risco que sofre sua mobília e cortinas, objetos que a qualquer momento podem ser estraçalhados pelas garras de um gato.

Contudo, normalmente os gatos costumam ser muito mais reservados em relação a outros tipos de animais domésticos, a não ser, é claro, que eles se sintam ameaçados de alguma maneira, fazendo com que eles possam arranhar até mesmo o seu mais querido dono.

É por isso que quem possui um gato em casa deve ter sempre bastante atenção a esse animal, sendo necessário recorrer todos os anos à compra de uma nova decoração de Natal para loja, já que o mascote do local pode muito bem dar fim a toda ornamentação.

Tal situação pode até mesmo fazer com que a imagem dos felinos não fique na melhor posição, afastando desse modo o desejo de uma família e expandir o seu número a partir da adoção de um novo componente, trazendo um gato ainda filhote para a sua casa.

Contudo, a companhia que esse animal é capaz de trazer a você pode rapidamente mudar essa sua percepção sobre tais bichos, tendo assim o prazo de trazer para o seu lar não apenas um, como um grande número de gatos, quase como uma família felina.

Diante disso, é importante manter sua residência o mais preparada possível para dar o melhor conforto aos seus gatos, o que inclui desde a presença de um espaço adequado para eles até a reposição de telha colonial para evitar que eles possam cair do telhado.

São coisas assim que fazem com que os gatos, mesmo diante de todo o estresse que eles podem causar na casa de alguém, continuem sendo um dos animais domésticos mais populares a serem vistos na sociedade.

Os diferenciais de um gato

Muitas espécies foram se transformando com o tempo, adaptando-se ao cenário em que se encontravam. É por causa disso que podemos encontrar uma relação entre animais como lobos e cachorros, com o mesmo ocorrendo com felinos, chegando aos gatos domésticos.

Mas ao falar especificamente sobre esses animais, existem características que os tornam especiais, dividindo traços que os deixam próximos de outros felinos, como tigres e leões, mas contando também com aspectos únicos a sua variação urbana, por assim dizer.

Ao falar sobre algumas características comuns dos gatos, os tornando em animais especiais dentro da variedade de espécies que existem na natureza, é válido olhar com atenção para alguns traços, tais como:

Reflexo de endireitamento

Esse tipo de reflexo não é específico aos felinos, já que até mesmo um bebê humano pode apresentar esse comportamento, sendo isso algo que ocorre quando o corpo fica fora da sua posição comum vertical, fazendo assim com que sua coluna se endireite rapidamente.

Estamos falando daquele movimento que pode parecer até que o bebê se assustou, por exemplo, quando na verdade ele está apenas se colocando em uma posição melhor. É justamente isso o que acontece com os gatos, fazendo eles ficarem de pé ao cair.

Inclusive, é por causa dessa sua rápida adaptação que foi criada a lenda de que os gatos possuem diversas vidas, sete ou nove dependendo da sua cultura, quando na verdade eles necessitam de cuidados gerais, assim como certos materiais precisam de silica gel para preservação.

Audição super potente

É comum ouvirmos falar sobre a super audição dos cachorros, mas os gatos também conseguem se destacar nesse sentido, com seus ouvidos alcançando uma frequência de até 65.000 Hz, muito acima dos seres humanos, com apenas 20.000 Hz.

É por causa disso que o seu gato pode ficar tão incomodado com sirenes na rua ou qualquer outro tipo de barulho que possa soar muito mais alto em suas orelhas.

Grandes saltadores

Sabia que um gato é capaz de pular até mesmo 5 vezes a sua altura? Isso tudo em apenas um único salto. Seria bom ter essa habilidade sem ser necessário usar uma escada para decorar o seu teto ao procurar por sanca de gesso em São Paulo.

Animais noturnos

Outra característica dos gatos é que eles são animais de hábitos noturnos, com isso ocorrendo principalmente por causa de suas habilidades como predadores, podendo usar sua visão e audição apurada para caçar melhor durante o período noturno.

Na verdade, é justamente essa característica que pode estar por trás de um movimento específico a ocorrer com os gatos, no caso tratando-se daqueles espasmos involuntários que tais felinos podem sofrer, junto também de toda a sua agitação de modo repentino.

No caso, esse tipo de comportamento recebe até mesmo um nome próprio, sendo importante para quem possui um gato entender melhor sobre isso, até para compreender o porquê do seu bichinho ficar tão agitado assim que a noite chega.

Porque os gatos ficam agitados à noite?

Esse tipo de comportamento está associado a algo conhecido como Períodos Frenéticos de Atividades Aleatórias, sendo esse um conceito que também pode ser visto sendo tratado pela sigla em inglês FRAP, explicando esse comportamento específico.

Nesse caso estamos falando daquela espécie de surto de energia que um gato pode apresentar, normalmente após situações específicas, como:

  • Longas sonecas;
  • Muito tempo parado;
  • Uso da caixa de areia;
  • Algum susto específico.

Assim como um serviço de administração de condomínios deve estar atento a qualquer movimentação estranha em suas contas e imóveis, o mesmo deve ocorrer em relação ao responsável por cuidar de um gato.

A associação entre os tópicos citados e toda a agitação de um felino se dá no caso por causa do seu acúmulo de energia, o que faz com que isso tenha que ser liberado em algum momento, causando essas espécie de surtos que um gato pode apresentar.

Para quem não entendeu a relação da caixa de areia com isso, é por causa dos movimentos que ocorrem no intestino do felino, levando então a mexer com a energia que vai sendo acumulada durante todo o dia por esses bichos de hábitos noturnos.

Frente a essa realidade, de modo a evitar que o seu gato fique gritando durante a noite, é preciso adotar algumas práticas que ajudem ele a gastar essa energia, criando o mesmo equilíbrio que uma empresa de comunicação visual busca em seus serviços.

Como deixar o seu gato mais calmo?

Antes de pensar em discutir o uso de medicamentos ou algo assim com o seu veterinário, saiba que esse maior movimento dos gatos durante a noite é algo comum. Mas isso não significa que você precise se acostumar com seu felino pulando ou miando à luz do luar.

Para evitar isso é importante colocar seu gato para gastar toda essa energia acumulada em algo que pode ser alcançado a partir de ações como:

Brincar com o felino

A compra de brinquedos especiais pode ajudar não só o seu gato a ficar entretido por algumas horas, mas isso também auxilia na liberação de energia por parte deste animal, fazendo assim com que, ao chegar da noite, ele possa ficar menos agitado.

É o mesmo que acontece com uma criança, sendo importante colocar ela para praticar um esporte, impedindo assim que ele fique correndo dentro de casa, podendo esbarrar em um móvel ou em uma chapa de acrílico presente no imóvel.

Deixar o animal livre

É super importante treinar o seu gato para que ele volte para casa, até porque deixar seu felino livre para passear pode ajudar a gastar essa energia que ficaria acumulada durante o período noturno.

Não necessariamente estamos falando sobre deixar o seu animal sair de casa, sendo válido contar com um bom espaço dentro da sua própria residência, como ter um jardim onde ele possa brincar e caminhar durante o horário do dia.

Fazer atividades ao seu lado

Por último é importante destacar a responsabilidade que o dono de um gato tem com seu pet, sendo válido brincar com ele e fazer outras atividades que o ajudem a liberar toda a sua energia, auxiliando até mesmo a criar um elo entre o felino e o seu responsável.

Tudo isso precisa ser levado em conta para garantir que o seu gato possa ficar um pouco menos agitado, não chegando a ser uma responsabilidade, como fazer um cadastro ambiental rural para quem possui uma fazenda, mas sendo algo a se considerar.

A partir disso você pode até mesmo ter noites melhores de sono, sem ter um gato miando no pé do seu ouvido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade