Gatilhos Mentais: como utilizá-los para uma comunicação mais efetiva

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em Março 30, 2023

Gatilhos Mentais: como utilizá-los para uma comunicação mais efetiva

Vender mais é um desejo de toda empresa e isso pode se tornar realidade com o uso de alguns gatilhos mentais. Saber trabalhar e estimular diferentes gatilhos pode ser uma poderosa ferramenta de persuasão que ajuda nos resultados.

A técnica de gatilhos mentais é muito utilizada no marketing digital, visando despertar atenção e o interesse dos leads (potenciais clientes) e assim fidelizá-los.

Os gatilhos mentais fazem parte da psicologia, onde a compreensão é a chave para bons resultados em qualquer negócio. Os seres humanos possuem motivações parecidas, ou seja, ao receberem um estímulo, uma ativação, os conduzem para uma ação.

Isto posto, o sucesso da sua empresa depende muito do quanto você conhece e compreende os seus clientes a ponto de conseguir influenciá-los.

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são decisões tomadas no nível do inconsciente do cérebro. Resumindo, é como se ele automatizasse algumas ações para que você possa se dedicar a algumas escolhas consideradas complexas sem chegar a um esgotamento mental.

O uso dos gatilhos mentais não é uma grande invenção do marketing, ou seja, eles já existem há muito tempo, pois são um recurso da natureza humana que facilita a tomada de decisões.

A todo momento temos que escolher entre um ou outro item. Isso acontece desde o momento que acordamos até a hora de ir dormir. Ao longo do dia, muitas dessas decisões passam despercebidas.

As decisões tomadas sem perceber são os gatilhos mentais e o papel deles é ajudar a enfrentar uma infinidade de escolhas que precisam ser feitas ao longo do dia, por exemplo, em uma fábrica de roldanas.

Os gatilhos mentais das pessoas podem ser ativados pelos cinco sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar. Nas estratégias de marketing digital os mais comuns são: visão (imagem) e audição (som).

A combinação perfeita desses dois sentidos, por exemplo, ajudam a despertar gatilhos mentais que geram desejo de comprar imediatamente um produto ou serviço.

Como utilizar os gatilhos mentais no marketing digital do seu negócio?

Seja online ou offline, muitos negócios dependem de vendas para sobreviver, por isso conhecer os princípios que ajudam na ativação dos gatilhos mentais e se dedicar a eles pode ser um diferencial da sua empresa de vitrine expositora.

Isto posto, conhecer alguns princípios importantes que são responsáveis por ativar os gatilhos mentais e como os principais sentidos são estimulados, por exemplo, os profissionais da sua empresa podem criar estratégias e ações de sucesso.

Reciprocidade

Esse princípio pode ser sentido quando alguém dá algo sem pedir nada em troca e automaticamente sentimos a necessidade de retribuir o favor.

Estratégias de conteúdos em blogs, por exemplo, pode ser uma ótima maneira dos empreendedores que atuam online começarem a trabalhar esse princípio.

Isso é possível porque entregará informações valiosas para o público que se interessa pelo assunto, por exemplo, de projeto elétrico completo.

Pode funcionar também como um presente, que mais tarde leva o cliente à compra da sua empresa, com um sentimento de retribuir o favor.

Outra possibilidade do seu negócio trabalhar o gatilho da reciprocidade é enviando brindes na primeira compra do cliente, porque isso pode gerar a sensação de obrigação de ter que realizar uma segunda compra com a marca.

Autoridade

Esse gatilho exige que a empresa trabalhe primeiro a confiança do seu público. Sendo assim, é necessário posicionar o seu produto ou serviço como líder no nicho de atuação e no mercado.

O comportamento dos colaboradores e da empresa deve seguir essa linha para fortalecer a ideia de credibilidade e autoridade no que fazem.

O público precisa ver o seu empreendimento como líder, sentir que é o melhor no segmento e para que isso aconteça uma distribuidora de fios e cabos elétricos precisa atuar como quem realmente entende do assunto, como uma autoridade que sabe o que está fazendo.

O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para esse princípio, pois a sua empresa pode oferecer dicas e informações sobre como utilizar os produtos e serviços corretamente.

Prova social 

Esse princípio está diretamente relacionado ao gatilho da preferência. E por que?

Somos seres sociais e muito influenciáveis pelo que os outros fazem, usam ou falam. Tendemos a gostar ou não de algo só porque outros gostam, seja de positivo ou negativo.

Isto posto, qualquer item que demonstre certa popularidade na sua empresa, pode ser um grande estímulo de desejo para compra. Você pode, por exemplo, informar no site do seu negócio, os produtos e serviços mais consumidos e porque estes são tão desejados. Essa estratégia pode render ótimos resultados.

Escassez e urgência 

Os princípios de escassez e urgência são considerados os mais importantes no marketing e para ter estratégias bem-sucedidas. Isso porque conseguem criar a sensação de risco de que a pessoa está perdendo uma grande oportunidade.

Um jeito simples de colocar esse gatilho em prática, por exemplo, é dizer que os produtos e serviços de uma loja de ferramentas automotivas possui quantidade limitada e que há um grande interesse e procura.

Em situações promocionais, comunicar de forma clara que os preços e condições de pagamento são enquanto durarem os estoques ou por tempo limitado pode ajudar.

Novidade

As pessoas adoram uma novidade. Quando expostas a algo novo, o cérebro emite sensações de recompensa. Esse potencial, que gera prazer, motiva a procurá-la sempre.

Pensando no marketing digital, esse gatilho pode ser aplicado por meio do envio de mensagens anunciando novidades, que podem ser conteúdos exclusivos, novos produtos ou serviços.

Anunciar novidades de tempos em tempos é importante para manter o interesse do público pela sua empresa especializada em Banho de prata.

Exclusividade

Esse é o gatilho que desperta o lado esnobe das pessoas, porque ao ter acesso exclusivo a um produto ou serviço, a pessoa se sente superior.

No marketing de luxo esse é um gatilho muito explorado, baseando-se no efeito esnobe. Os produtos vendidos não são vulgarmente desejados, ou seja, eles são algo desejado e poucas pessoas têm acesso devido ao alto poder aquisitivo.

O gatilho de exclusividade não é restrito apenas ao mercado de marketing de luxo. Sendo assim, você pode criar uma estratégia que desperta a sensação de privilégio, ou seja, ter acesso ao que os outros não têm.

Além desses, outros princípios que podem ser explorados para gerar gatilhos são:

  • Amor e conexão;
  • Confiança e significância;
  • Curiosidade;
  • Antecipação;
  • Inimigo comum;
  • Polêmica;
  • Humanidade;
  • Comunidade;
  • Benefícios;
  • Propósito.

Independente da escolha dos gatilhos mentais que serão utilizados nas estratégias de marketing do seu negócio, é importante ser criativo, assim aumentam as chances de se destacar no mercado, seja um negócio de cilindro hidráulico simples ação e de outros segmentos.

Onde os gatilhos mentais podem ser utilizados?

Ao entender o que são os gatilhos mentais é importante saber utilizá-los adequadamente nas estratégias do seu negócio.

É possível aplicar os gatilhos mentais nos seguintes canais:

Landing Pages

Essa é uma página com grande poder e permite utilizar diversos gatilhos mentais para ajudar no fechamento de vendas de um elevador residencial simples preço.

Sendo assim, é importante entender como usar os gatilhos nas landing pages, assim é possível aumentar a receita do negócio e conquistar mais clientes.

Os gatilhos de prova social são muito utilizados em landing page. Outra combinação possível é dos princípios de escassez e urgência que podem ser explorados para convencer o consumidor, mostrando que as promoções são por tempo limitado.

Site

Há muitas possibilidades que podem ser exploradas no site da empresa. O gatilho de prova social, por exemplo, com depoimentos de clientes, por exemplo, é um jeito de destacar boas experiências que podem motivar novos consumidores a comprar.

Explorar o gatilho da reciprocidade, distribuindo brindes pode ser outra possibilidade que gera resultados.

Escassez e urgência também pode ser explorado no site, destacando produtos que estão em promoção. No site, diversos gatilhos podem ser utilizados, tudo dependerá das estratégias do negócio.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa ferramenta para criar vínculo com os consumidores e pode representar boas oportunidades de usar os gatilhos mentais.

Enviar e-mails com cupons e benefícios para as compras, por exemplo, pode fazer com que o consumidor se sinta importante, além de aumentar as chances de venda. É possível despertar a curiosidade, apostando em newsletter, entre outros.

Quais os benefícios dos gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são muito importantes para o sucesso dos negócios, pois são grandes aliados para atrair novos clientes e se destacar no mercado.

Pensando no marketing, não basta atrair os clientes, é preciso converter em vendas e quanto melhor utilizar os gatilhos para chamar atenção, melhor.

Os gatilhos mentais podem influenciar o leitor, provocando sensações e apresentando problemas que exigem soluções, essas que são muitas vezes oferecidas com produtos ou serviços.

Deste modo, os benefícios dos gatilhos mentais são a capacidade de persuadir e levar o consumidor a uma tomada de decisão. Já que oferece essa possibilidade, os gatilhos mentais são uma poderosa ferramenta que ajudam no sucesso dos negócios.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade