Estratégias para aumentar a presença da empresa nas mídias sociais

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por mateus
em Abril 12, 2023

Estratégias para aumentar a presença da empresa nas mídias sociais

Com milhões de pessoas acessando diariamente suas contas nas redes sociais, principalmente as gerações mais jovens, como millennials ou Geração Z, ter presença nas mídias sociais é essencial para o sucesso de negócios e profissionais.

Algumas plataformas permitem que as empresas interajam com clientes atuais e em potencial, divulguem produtos e serviços e estabeleçam conexões autênticas e humanas com seus seguidores. Entre elas podemos destacar:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • TikTok;
  • LinkedIn.

No entanto, ter presença nas redes sociais não é suficiente. Hoje, as empresas devem intensificar seu posicionamento e buscar ativamente seguidores, interações e engajamento.

Neste artigo você encontrará maneiras pelas quais as empresas podem melhorar sua presença nas mídias sociais e evitar erros comuns.

O que são as mídias sociais?

Redes sociais são mídias de compartilhamento de conteúdo e conexão com o usuário. Apesar de relações sociais, é possível vender muito através delas.

Imagine, por exemplo, em quantas estratégias que envolvem esses espaços de interação uma empresa de outsourcing de TI consegue atingir seu público e outras pessoas relacionadas a ele de maneira intensa, já que muitas pessoas passam o dia conectadas a essas mídias.

Ao lançar promoções, discussões, quizzes e outras ações de relacionamento online com seu público, a empresa oferece às pessoas a oportunidade de dialogar e compartilhar informações, permitindo que o público contribua com essas ações.

As mídias sociais são importantes para uma empresa porque servem como meio de propagação de sua marca, opinião e causa.

Além disso, permitem que a empresa faça uma análise mais profunda do perfil de seus clientes e defina com mais precisão seu público-alvo ideal. Embora integrem diretamente as estratégias de marketing digital, as mídias sociais impactam a empresa como um todo.

Por que aumentar a presença da empresa nas mídias sociais?

Atualmente, uma empresa que não está presente nas redes sociais está perdendo oportunidades de lucro. O motivo é simples: as empresas que atuam nessas plataformas conseguem gerar maior visibilidade para seus produtos e serviços.

Se você tem redes sociais e trabalha para atrair novos clientes todos os dias, seu negócio de janelas e portas de PVC, por exemplo, pode lucrar muito mais.

Entretanto, não é suficiente apenas criar uma página no Facebook ou executar uma campanha no Google Ads para aumentar automaticamente a visibilidade da sua empresa.

É crucial desenvolver um planejamento bem elaborado com estratégias baseadas nos principais canais de comunicação online a fim de alcançar os objetivos desejados.

Importância de investir em redes sociais

Com as mudanças recentes causadas pelas plataformas, a jornada do consumidor sofreu mudanças significativas.

Atualmente, o público-alvo é exposto a propagandas e conteúdos atraentes nas redes sociais que despertam o seu interesse em adquirir produtos ou serviços.

Imagine que o seu público seja de interessados em rede de proteção para varanda, você consegue alcançá-lo facilmente através das redes sociais.

Conteúdos relevantes, informativos e que se adequam à essência da comunicação em cada rede social são fundamentais para ajudar o consumidor a escolher entre diferentes marcas.

Para conquistar a atenção do público, é necessário utilizar várias estratégias interativas nas mídias digitais.

Neste contexto, é importante destacar as vantagens de investir em mídias sociais e como utilizá-las para o benefício da sua marca.

Construção de autoridade

Para estabelecer autoridade em sua área de atuação, é essencial ter uma forte presença digital e produzir conteúdo relevante para o seu público.

As redes sociais podem ser utilizadas para divulgar o conteúdo publicado em outras plataformas, como blogs, ou para criar conteúdo exclusivo para os formatos das redes.

É importante destacar o uso de vídeos, especialmente nos formatos Reels e Stories do Instagram, TikTok e Shorts do YouTube, que estão em constante crescimento e gerando cada vez mais engajamento.

Mais clientes

Selecionar as redes sociais e formatos com maior engajamento permite que as plataformas exibam seu conteúdo para um número maior de usuários que ainda não o seguem, o que é ideal para aumentar o conhecimento de sua marca e atrair novos clientes.

Além disso, a pesquisa online se tornou uma etapa essencial no processo de compra, já que a maioria dos consumidores pesquisa serviços de Análise de Potabilidade da água, empresas e preços antes de fazer uma compra, mesmo que optem por comprar em lojas físicas.

Por essa razão, quanto maior a sua presença digital, depoimentos e número de clientes satisfeitos em suas redes sociais, maior a probabilidade dos consumidores escolherem comprar de sua empresa.

Clientes mais qualificados

Através do investimento em anúncios ou promoção de seus posts, é possível alcançar públicos específicos e potenciais. Isso significa que ao alocar dinheiro nas plataformas, você paga para elas apresentarem seu conteúdo para o público desejado.

Se você possui uma empresa de produtos veganos para maternidade, por exemplo, pode direcionar seus anúncios para mulheres com filhos pequenos que são veganas.

Mais engajamento

Invista em conteúdo interativo para manter seu público engajado e conversando com você. É essencial ler e considerar o feedback, sugestões, reclamações e solicitações dos clientes.

Não se esqueça de mensurar os resultados das publicações. Se você trabalha no marketing de uma loja de lixeira de calçada com tampa, por exemplo, deve saber exatamente quanto cada campanha vendeu.

As próprias plataformas oferecem dados básicos, mas há muitas outras ferramentas que podem extrair essas informações para você.

Você também pode usar o e-mail, WhatsApp e o recurso “Melhores Amigos” do Instagram para divulgar novidades exclusivas para seus clientes.

Mais vendas

Definitivamente você terá mais vendas se investir em redes sociais. É possível criar uma loja virtual dentro do perfil e postar produtos com preços e opções de compra imediata.

No entanto, atualmente essas funcionalidades precisam estar vinculadas a um site de comércio eletrônico para realizar a compra.

Além disso, outra forma de vender diretamente pelo aplicativo é através do WhatsApp, que possui a opção de conta empresarial com muitas vantagens, como adicionar um cardápio e enviar mensagens automáticas aos clientes.

É importante lembrar que as campanhas de redes sociais são como um cabo de alimentação da fonte. Elas podem ser “retiradas da tomada” e pausadas a qualquer momento.

Também é possível fazer pagamentos e cobranças diretamente no aplicativo de forma segura.

Público segmentado

Ao atrair um público específico, essas pessoas se mostraram interessadas em conhecer outros produtos e serviços que a empresa tem a oferecer.

Ao superar as expectativas desse público-alvo, há uma grande possibilidade de deixá-los extremamente satisfeitos, o que pode resultar em futuras interações com a empresa.

Clientes satisfeitos tendem a falar positivamente sobre uma marca, inclusive compartilhando suas experiências em suas redes sociais, o que pode gerar um ciclo de satisfação e um processo de crescimento para a empresa, criando oportunidades para fidelizar mais clientes.

Como criar um planejamento para aumentar as mídias sociais?

Depois de definir seu público e estratégias, é hora de criar um planejamento eficiente, incluindo canais, horários de postagem e investimento necessário para atingir objetivos.

Ao colocar esse planejamento em prática, é importante monitorar e mensurar resultados. Redes sociais são como uma administração condominial, toda execução exige um planejamento eficiente.

Aumentando sua presença digital com essas estratégias, sua empresa se tornará mais competitiva no mercado, atraindo mais clientes e gerando resultados positivos.

O sucesso depende de seguir o planejamento e escolher as melhores abordagens para os objetivos do negócio.

Redes sociais para pequenas empresas

As organizações devem considerar como aproveitar a era da informação a seu favor e uma boa estratégia é contratar um profissional qualificado para gerenciar a imagem da empresa na web.

O social media é uma excelente opção para essa posição, pois possui habilidades de comunicação e escrita que o permitem criar conteúdo que dialogue de forma eficaz, garantindo um bom relacionamento com o público.

Assim, é fundamental a atuação do social media para manter a imagem e a reputação da empresa em alta.

Conclusão

Não interessa se você é diretor de marketing de uma grande agência ou dono de uma loja de bobina térmica personalizada, as redes sociais são para você.

Por mais que você invista em design inovador e no planejamento cuidadoso do conteúdo, publicá-lo em um momento em que a audiência não está ativa na rede social não trará os resultados esperados.

Portanto, é essencial conhecer os melhores horários para postar em cada canal, o que pode ser feito por meio dos relatórios fornecidos pela plataforma.

Uma estratégia de sucesso em marketing nas redes sociais é aquela que entende a persona do seu negócio e se concentra em oferecer conteúdo de valor para ela.

Portanto, experimente diferentes abordagens e horários para descobrir o que funciona melhor para sua audiência e negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade