Entenda como as maquiagens corporais surgiram

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em Agosto 30, 2022

Entenda como as maquiagens corporais surgiram

Elas proporcionam elevação na autoestima e nos tornam mais confiantes

A maquiagem, de forma geral, está presente na sociedade há séculos, encontrada até mesmo nos homens primitivos. Mas a maquiagem corporal é algo que ganhou evidência mais recentemente, principalmente com a ajuda de influenciadores digitais.

As evidências históricas mostram que a arte de se maquiar vem desde os ancestrais, da época dos homens mais primitivos. Eles usavam tintas e essências na pele, como uma forma de acessório ou enfeite, e tinha como objetivo embelezar as pessoas, para cerimoniais e procedimentos religiosos. Naquele tempo, eram usados produtos de origem vegetal, como carvão ou argila.

Anos depois, no Egito Antigo, a maquiagem começou a ganhar forma como a conhecemos hoje: com um conceito mais estético. As pinturas corporais e faciais, principalmente na área dos olhos, eram símbolos de preservação da beleza e, com essa crença, até os mortos eram maquiados, pois se achava que eles estariam embelezados quando ressuscitassem. 

Atualmente, a maquiagem se tornou muito mais do que um item de moda. Apesar de o apelo da estética ainda ser grande, o conceito vai além do padrão. O ato de se maquiar pode ser para se expressar, melhorar a autoestima e até mesmo protestar a favor de algo em que se acredita. 

Maquiagem para o corpo

A maquiagem corporal surgiu com o intuito de tornar toda a pele bonita, não somente a do rosto. Muitas vezes, quando vamos sair, queremos uma pele uniformizada, iluminada e até mesmo bronzeada por toda a extensão do corpo.

Para isso, a maquiagem para pernas, braços, colo e costas é fundamental. Além de realçar a beleza natural da pele, ela ainda ajuda a cobrir imperfeições e deixar todo o corpo da mesma cor, podendo até ter um tom mais acetinado ou perolado.

Os maquiadores já conheciam e usavam essa técnica há muito tempo, mas ela foi mais evidenciada com a chegada das redes sociais. Muitas blogueiras, influencers e celebridades, como as Kardashians, mostraram seus truques para deixar a pele bonita por completo.

Como utilizar as maquiagens corporais?

Existem diversos produtos de maquiagem para o corpo. Eles são separados por áreas, como pernas, braços, colos e, em alguns casos, servem para o corpo inteiro. Para aplicar, geralmente não tem muito segredo, é só separar um tempinho para você e fazer com calma.

Como são produtos que pintam a pele, é preciso ter cuidado e fazer tudo com atenção, para não correr o risco de manchar a roupa. Além disso, é importante que a pele esteja limpa e seca para absorver melhor o produto e para que ele possa secar na pele e não transferir para o tecido.

O passo a passo consiste em aplicar o produto aos poucos e ir espalhando uniformemente através de movimentos circulares. Se preferir, pode fazer o processo com luvas aplicadoras também. Depois que o produto secar, é só colocar a roupa e aproveitar a pele mais bonita e uniforme.

A maquiagem corporal e a autoestima

A maquiagem sempre foi uma forma de melhorar a autoestima e deixar as pessoas mais confiantes com a sua aparência. Os produtos indicados para o corpo são ainda mais importantes neste quesito. 

Pessoas com doenças de pele, como vitiligo e melasma, podem utilizar a maquiagem como forma de disfarçar ou cobrir as manchas, caso queiram. Com isso, caso se incomodem com a tonalidade da pele, elas têm a possibilidade de se sentirem mais confiantes.

Independentemente de qual seja a razão, a maquiagem sempre poderá ser uma aliada para a autoestima e cuidado consigo mesmo. Ela pode e deve ser usada como um instrumento para nos sentirmos mais bonitos e confiantes.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade