Entenda a importância de um site mobile para seu negócio

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em Março 30, 2023

Entenda a importância de um site mobile para seu negócio

A tecnologia avança diariamente e facilita a vida dos consumidores, internautas, marcas e curiosos. Pelo celular é possível acessar notícias e comprar produtos. Nesse sentido, um Site Mobile é essencial para qualquer negócio, ampliando o leque de possíveis clientes que podem ser alcançados.

Afinal, uma pessoa interessada em contratar o serviço de uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, pode solucionar as dúvidas rapidamente ao acessar o site pelo dispositivo móvel. 

Quando se cria um endereço virtual, automaticamente já é possível acessá-lo via celular, pois o navegador é o mesmo. Mas existe uma grande diferença entre um site no modelo mobile.

Assim, cada vez mais, seguindo o exemplo, uma empresa de segurança do trabalho precisa adequar suas estratégias e pensar nos usuários que pode alcançar nesse meio, inclusive por meio da SERP do Google.

Pensando nisso, os tópicos abaixo foram preparados com o intuito de explicar o que de fato é um Site Mobile e qual a importância dele para o seu negócio. Vamos conferir?

O que é um site mobile?

Como foi mencionado acima, qualquer site pode ser aberto a partir de um dispositivo móvel. Porém, quando o assunto é Site Mobile, um modelo de navegador adaptado para a ferramenta é aberto, no lugar da versão do desktop, se adequando às dimensões da tela menor.

Esse modelo não funcionaria em um notebook e é próprio para leitura e navegação somente no celular. Por isso o nome “Site Mobile”, do inglês “móvel”. 

Vale destacar que não importa o tamanho ou modelo do smartphone, a navegação vai se adaptar da mesma forma, sendo essa a grande vantagem de desenvolver um site voltado para dispositivos móveis.

Por se tratar de um processo de programação, qualquer negócio pode ter essa tecnologia, desde uma loja de doces até uma empresa de esquadrias de alumínio, sendo uma excelente oportunidade para se destacar no mercado e se posicionar junto aos clientes.

Como funciona um Site Mobile?

Um Site Mobile utiliza a mesma URL do site voltado para desktop e notebook. Algumas configurações são realizadas no código da página para que a versão mobile possa funcionar adequadamente ao identificar a navegação por esse canal.

Sendo assim, imagens e vídeos são carregados de forma reduzida ou o aluguel de ambulância preço pode aparecer de uma forma diferente. 

A disposição dos elementos e o tamanho de cada um pode mudar, mas os significados são os mesmos, sendo apenas organizados para tornar a navegação fluida.

No entanto, alguns sites podem aparecer com o nome “mobile” antes do endereço original, identificando a versão nova a ser carregada, uma espécie de subdomínio.

Quanto ao conteúdo do site original, não se preocupe, nada será desperdiçado, apenas haverá uma forma nova de visualizar as publicações existentes.

Site responsivo e mobile: quais as diferenças?

Os iniciantes na área de estudos de otimização podem confundir o site responsivo com o Site Mobile. O convencional é conhecido: funciona adequadamente em um computador, mas sofre no celular.

Já o responsivo se adapta a qualquer tipo de tela, seja tablet, smartphone ou outra nova ferramenta tecnológica disponível no mercado. 

O dono de uma loja de conserto de geradores não vai se preocupar com a origem do acesso do seu site, se ele tiver um site responsivo.

Apesar do site responsivo e o mobile usarem o mesmo tipo de tecnologia, os dois acabam servindo para funções diferentes. Afinal, enquanto um irá se adaptar para qualquer tamanho de tela, o outro se restringe ao celular.

Tudo que você precisa fazer é escolher aquele modelo mais agradável para o seu serviço e considerando suas necessidades de programação, seja um negócio voltado para máquinas industriais usadas ou venda de pizzas pelo bairro, por exemplo.

Como um site mobile pode ser essencial para seu negócio?

Um dos principais motivos de ter um Site Mobile para o seu negócio consiste no fato que, no Brasil, o maior número de acessos na internet vem diretamente dos smartphones. 

Para se ter uma ideia, a pesquisa Panorama de Geração de Leads 2021 constatou que 56,48% dos visitantes de sites vêm do mobile.

Em outras palavras, de 10 visitantes de um site, 7 o fazem pelo celular, o que evidencia a importância de contar com esse modelo de site.

Não importa qual categoria estamos falando, da fábrica de troféus em acrílico ao curso de inglês avançado, a facilidade proporcionada pelos smartphones amplia o uso dessa plataforma para diversas atividades online.

Além disso, uma das funções mais usadas pelos usuários no site é o recurso de explorar.  Nele, a pessoa chega até o endereço para conhecer os produtos, fazendo um percurso sobre as principais seções. 

Nesse contexto é importante identificar o comportamento do seu público, Isso porque o lead pode fazer todo o percurso pelo mobile, mas só concluir a compra pelo desktop ou loja.

Aqui, ampliar a estratégia de marketing para todos os dispositivos pode ser um bom movimento para conseguir mais visitantes fiéis e novos clientes.

Mas para perceber como desenvolver uma versão mobile do seu site é algo essencial para o sucesso do negócio, preparamos alguns tópicos para detalhar essa importância e impactos. Veja mais abaixo.

Novas oportunidades

O número de acessos via mobile não deixa mentir: são milhares de oportunidades que podem ser perdidas se o gestor não pensar na pessoa que está acessando o conteúdo pelo celular.

De forma geral, se o site abre no mesmo modelo de desktop, a chance de acontecer uma saída rápida, ocasionando a desistência da navegação, é bem alta. Afinal, torna-se mais difícil localizar as informações.

Já se o usuário se depara com um menu atraente e imagens de qualidade, ele certamente vai passar mais tempo no seu site e buscar conteúdos/produtos, podendo ser impactado pela qualidade – agregando confiança.

Nenhum gestor quer ver a sua futura clientela indo embora por conta da falta de facilidade no acesso por smartphone, correto? É por conta disso que é essencial investir em um site mobile intuitivo e funcional, que os usuários possam acessar efetivamente.

Dessa forma, você estará pensando no cliente e se importando com a experiência dele de uma maneira única.

Alta possibilidade de conversão

Se o acesso pelo mobile é alto, a compra por ele caminha na mesma direção.

A pesquisa “The 2022 Global Digital Shopping Playbook”, feita pela Cybersource em parceria com a PYMNTS, constatou que mais da metade dos brasileiros compraram pela internet em 2021.

O trajeto considerado foi o seguinte: acesso na loja, pesquisa por itens e compras, ou mesmo seguir o trajeto do envio pelo celular e pagar o produto por outro aplicativo. 

Esse movimento demonstra que pelo menos uma das ações de compra de um consumidor é feita pelo smartphone. Quanto mais a sua empresa investir na facilitação dessa jornada, melhor será para o consumidor e para a empresa.

Ou seja, caso você tenha um site voltado para a venda de saco valvulado, provavelmente verá um aumento nas vendas quando decidir investir em um Site Mobile para a sua empresa.

Otimização 

Não é só as vendas da empresa e o relacionamento com o cliente que se beneficiam do Site Mobile. O Google também é um fator de relevância nesse contexto. 

Isso porque, com o desenvolvimento de um site voltado para dispositivos móveis, você possibilita que seu site ranqueie melhor nas buscas feitas na plataforma, considerando que ter um Site Mobile é um dos principais requisitos para um bom ranqueamento. 

Não à toa, desde março de 2018, o Google tem a política de “Mobile First”, priorizando o critério do smartphone na seleção das páginas. É claro que você não deve deixar de lado os outros fatores de ranqueamento, entre eles:

  • Palavras-chaves;
  • URL amigável;
  • Meta-descrição;
  • Número de links;
  • Velocidade de carregamento.

Experiência do cliente

Se o site só possui uma versão para desktop, é quase certo que o visitante vai desistir de navegar na página ao acessá-lo via mobile. Porém, se as imagens e vídeos são carregados para caber na tela do celular, a experiência do cliente é qualificada.

O título e o tamanho da fonte para a leitura também são afetados, outro ponto de melhoria satisfatória para o acesso via smartphone. 

Afinal, pessoas com problemas na vista podem avaliar positivamente o seu site quando conseguem visualizar todas as letras de um texto.

Outra questão é a rapidez do carregamento. Quando o Site Mobile é bem pensado, ele não demora para carregar. Isso faz com que emergências possam ser resolvidas rapidamente e as compras rapidamente feitas pelo smartphone.

Isso significa que as vantagens de ter um Site Mobile e seu impacto na experiência do cliente são diversas. Quando a experiência dos usuários é pensada estrategicamente, todo o resultado – para o usuário e para o relacionamento com a marca – é melhorado.

Comunicação

Existe maneira melhor de se comunicar com amigos, familiares e vendedores, se não pelo celular? Ao investir em um Site Mobile, você também estará pensando na comunicação mais ágil e efetiva com o seu cliente.

Com isso, o site de uma empresa com foco em monitor cardíaco hospitalar pode resolver rapidamente as dúvidas de quem deseja comprar esse aparelho, inclusive ao deixar o número de telefone e redes sociais em local de fácil acesso para contato.

Se a ideia é atingir o cliente interessado em comprar ou fazer uma parceria, fica muito mais fácil conquistá-lo quando o anúncio é facilmente lido na tela do celular e a página de compra não demora para carregar.

Há também a vantagem do acesso via comunicação de voz. Se o Site Mobile liberar essa função, ele aumenta ainda mais o leque de novos usuários interessados no produto que podem ser alcançados.

Desenvolva já um Site Mobile!

Depois de ler o conteúdo acima, você entende a potência e a importância de ter um Site Mobile para o seu negócio. Comece já a pensar em uma estratégia e desenvolva uma versão otimizada para seu negócio, considerando seus objetivos e público.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade