
Depois do treino a sensação é sempre aquela de dor? Tem dificuldade até de se movimentar? Entenda melhor e saiba como amenizar.
Quem pratica atividade física já experimentou algum tipo de dor muscular pós-treino. Sendo assim, provavelmente teve dúvidas se treinou corretamente, se deveria treinar com dor mesmo e se isso seria bom para a saúde física.
Apesar de ser uma sensação chata dependendo do lugar do corpo e da intensidade, a dor muscular faz parte da resposta do corpo aos estímulos recebidos.
Ou seja, é esperado que ao receber uma carga maior ou estímulo diferente do que está acostumado, o músculo venha a apresentar um sinal de que sentiu aquele movimento.
No entanto, é importante entender o que causa essas dores e como aliviar para manter uma rotina saudável e um corpo livre de lesões mais sérias.
Qual a causa das dores musculares pós-treino?
Resumidamente, a dor muscular pós treino acontece devido à aplicação de carga maior do que o corpo está acostumado ou ao receber estímulo diferente do habitual.
Dessa forma, o músculo apresenta microlesões e rompimento das fibras de maneira superficial, além de acumular ácido lático. A dor surge algumas horas depois do treino como resposta de que já chegou ao limite.
O pico da dor acontece aproximadamente 24 horas depois do esforço, podendo durar até 72 horas e precisa ser observado.
Como aliviar dores pós-treino
Para aliviar as dores pós-treino, é possível tomar algumas ações.
Aplicar gelo local
A aplicação de gelo ajuda na redução do inchaço e da dor. Além disso, acelera a recuperação das microlesões dos músculos. Dessa forma, evita lesões maiores e diminui o tempo da sensação de dor.
Massagem local
A massagem possui um efeito positivo depois da prática de exercícios físicos, pois ajuda no aumento do fluxo sanguíneo dos músculos. Além de ajudar a acelerar o processo de remoção de substâncias inflamatórias — como o ácido lático — responsáveis pela dor.
É importante começar a massagear de fora para dentro da região dolorida, até chegar ao centro, que é o músculo. É possível fazer pressão com uma bola de tênis ou optar por um dispositivo de automassagem.
Boas noites de sonos
O descanso noturno ajuda na restauração dos níveis de energia, além de colaborar no restabelecimento da musculatura, facilitando a estabilização do corpo. Dessa forma, ter boas noites de sono ajuda na recuperação das dores musculares.
Fique de repouso
Descansar o músculo e deixar que o corpo se recupere é muito importante para não aumentar as lesões musculares.
As fibras musculares passam por um processo de recuperação de 24 a 48 horas para cicatrização. Sendo assim, respeitar esse tempo e mudar o foco do treino ajuda o corpo a absorver os benefícios das atividades.
Como evitar dores pós-treino
Sabendo que as microlesões musculares atuam como resposta do corpo aos exercícios, fica mais desafiador evitar dores no pós-treino, né?
No entanto, dá para amenizá-las e manter um ritmo mais saudável para não sentir tanto depois de estimular os músculos.
Faça alongamento
O alongamento melhora a circulação, atua na redução do risco de lesões futuras e proporciona maior flexibilidade e mobilidade.
Sendo assim, providenciar alongamento antes e depois dos treinos colabora para a melhora no desempenho físico e acelera a recuperação muscular.
Pratique atividades físicas regularmente
Quanto mais regular a prática, mais resistência e força os músculos terão. Assim, estarão mais adaptados com os estímulos recebidos e logo, a dor será menor e mais branda.
Com essas informações você poderá praticar atividades com segurança para ter menos dores musculares pós-treino.
Deixe uma resposta