Desenvolvendo atendimento excepcional em corretora de seguros

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por diogo
em Maio 30, 2023

Desenvolvendo atendimento excepcional em corretora de seguros

Desenvolver uma cultura de atendimento excepcional em corretora de seguros é um dos fatores fundamentais para qualquer empresa do ramo que deseja se destacar dentro do mercado.

Essa ideia é essencial em qualquer tipo de empresa, pois no fim das contas todas trabalham na venda de algum produto ou serviço e ter um bom atendimento é crucial para aumentar os lucros e o nome de uma marca.

É com uma cultura de atendimento excepcional que uma assessoria trabalhista consegue clientes, aumenta o portfólio e ganha relevância dentro da área de atuação.

Pensando na potência que esse item possui dentro do organismo empresarial, preparamos um artigo completo sobre como desenvolver uma cultura de atendimento excepcional em corretora de seguros. Continue a leitura e saiba mais!

Como chegar até clientes de corretora de seguros

Para um contato mais assertivo, uma empresa deve chegar aos clientes corretos e não somente esperar pela procura.

Existem estratégias voltadas justamente para a atitude de chegar até os clientes de uma empresa e elas funcionam tanto para uma corretora de seguros quanto para a solução administradora de condomínios, por exemplo.

O que vai ser diferente será o modo de contato, canais digitais, comunicação, entre outros elementos que mudam de acordo com o contexto.

E antes de qualquer aprendizado sobre chegar até o cliente, é necessário compreender quem é esse cliente. Ou seja, é preciso construir uma persona, um perfil semi-fictício do seu cliente ideal que ajudará a guiar o caminho da estratégia escolhida.

Dados como nome, idade, gênero, hobbies, trabalho, necessidades e preocupações da persona, atitudes, crenças, entre outras possíveis informações, compõem o modelo final do público a ser atingido.

Com tudo isso anotado, é possível começar a estudar e colocar em prática os métodos para chegar até os clientes de corretora de seguros. Abaixo, selecionamos 4 ótimas estratégias para esse fim.

Prospecção de clientes 

A prospecção é quando há a busca e atração por clientes em potencial de uma empresa. Em um primeiro momento acontece a identificação de quais são os clientes mais interessados em comprar o produto ou adquirir um serviço.

Seja para vender seguros ou peças para máquina de lavar. É importante entender que é na prospecção que acontece o primeiro contato com o cliente para um futuro relacionamento.

Portanto, exige uma dedicação maior e, às vezes, pode ser mais trabalhoso. 

É possível escolher qual o melhor modelo de prospecção para a sua corretora de seguros: a prospecção ativa ou passiva. Primeiramente, vamos compreender como funciona a prospecção ativa.

Prospecção ativa

Na prospecção ativa é o time de atendimento que vai até o cliente, por meio de diferentes meios. É comum observar esse tipo de movimento em empresas que ainda não aderiram ao mundo digital.

O método ativo é um pouco mais rigoroso, pois nem sempre o futuro cliente está esperando pela chamada da empresa.

Por conta disso, recomenda-se estudar bem a jornada do cliente, a fim de compreender qual o melhor momento para convencê-lo de comprar Cabo de aço inox, por exemplo.

É possível realizá-la em eventos presenciais, ligações por telefone ou visitas porta a porta.

Os funcionários responsáveis pela prospecção devem compreender o tempo de espera do cliente e trabalhar a linguagem de convencimento, urgência e necessidade. Dessa forma, a prospecção ativa pode entregar maiores resultados

Prospecção passiva

A prospecção passiva é quando o cliente vai até a empresa, justamente o contrário do modelo ativo. É possível aplicar as duas ao mesmo tempo ou uma no lugar da outra.

Na passiva, quem faz o primeiro contato é o cliente, iniciando o relacionamento com a corretora de seguros. A empresa dispara incentivos, na maioria das vezes, por meio digital, como em redes sociais ou mecanismos de pesquisa.

Existem dois tipos de estratégias fundamentais para trabalhar uma prospecção passiva com resultados: o SEO e o Marketing de Conteúdo. 

Quando a empresa de corretora de seguros apresenta conteúdos de qualidade e otimizados para serem encontrados organicamente, o alcance dos clientes se torna muito mais fácil.

SEO – Otimização para Mecanismos de Buscas

É difícil encontrar um cliente que não está pesquisando sobre o seu produto antes de encontrá-lo para compra. Atualmente, boa parte dessa pesquisa acontece dentro da internet. É aí que entra o poder do SEO para chegar até o cliente.

Nesse método, o conteúdo do seu canal digital, seja um site ou rede social, é configurado para aparecer em primeiro lugar nos principais buscadores da internet.

É dessa forma que alguém acaba encontrando o site de vendas de Climatizador industrial de parede. Se a loja em questão for bem otimizada para o Google, o possível cliente facilmente irá encontrá-lo.

Não é diferente para uma agência de seguros. Ao configurar corretamente as palavras-chaves, meta-descrição, URLs amigáveis e usar bons hyperlinks, o usuário irá encontrar a sua agência sem dificuldades.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o braço direito do SEO na busca por chegar até o cliente. Ele se baseia na produção de conteúdos relevantes para sua persona, de acordo com as necessidades, preocupações e universo da empresa.

Os conteúdos podem ser publicados em um blog da corretora de seguros. Ao potencializá-los por meio do SEO, o cliente deve encontrar o material e conhecer um pouco mais da empresa logo em seguida. Alguns exemplos de conteúdos são:

  • Artigos de texto;
  • Podcasts;
  • E-books;
  • Vídeocasts;
  • Listas de indicações;
  • Tira-dúvidas;
  • Explicações.

Outros exemplos mais específicos são dicas de seguros, como evitar fraudes, entrevistas com especialistas, relatos de clientes satisfeitos, curiosidade e notícias sobre o setor.

As ideias mudam para cada tipo de empresa. Um blog de engenharia elétrica pode se sair bem publicando sobre sistema de spk, se for o tipo de conteúdo procurado pela persona, por exemplo.

Dicas para uma cultura de atendimento excepcional

Além de saber como chegar até o cliente, uma empresa que deseja evoluir dentro do mercado também precisa construir uma cultura de atendimento excepcional para atingir os resultados. Confira abaixo as 5 dicas que separamos para a sua empresa de seguros.

Estabeleça bem os horários para o atendimento

O básico, mas primordial, é ter bem claro o horário de atendimento da empresa, seja em um site ou cartaz.

Deixe bem evidente quais períodos do dia a sua empresa está disponível para atender dúvidas e chamadas e certifique-se que os horários escolhidos são de acordo com a rotina do seu cliente.

Se o seu público é de agentes de cargas internacionais, talvez o melhor horário não seja o comercial, por exemplo. 

Com o horário bem definido, esteja pronto para atender o cliente naquele momento, pois foi acordado e disponibilizado para o público.

Forneça o melhor apoio e suporte

Além de disponibilizar os melhores horários, o time de atendimento também deve estar pronto para dar o melhor apoio e suporte para o cliente que procurar pela corretora de seguros.

Isso significa disponibilizar os mais diversos canais de contato, como WhatsApp para uma rápida comunicação, telefone ou redes sociais.

Nesse sentido, ampliar as possibilidades tecnológicas de contato fortalecem ainda mais um atendimento excepcional em corretora de seguros.

Saiba como se comunicar

Outro ponto fundamental na formação de um atendimento excepcional em corretora de seguros é a comunicação. Afinal, o diálogo é a principal forma para conversar com o seu cliente e escolher as palavras corretas é um fator determinante no convencimento final.

A comunicação deve ser estudada de acordo com o universo da sua persona. Uma empresa de seguros requer algo formal, mas sempre ao ponto de conseguir que o cliente compreenda o que está sendo transmitido.

Estude o seu cenário

Estar por dentro das novidades do setor, as atualizações e tecnologias que envolvem o mundo da sua marca é fundamental para a formação de um atendimento excepcional em corretora de seguros.

O estudo do universo da marca e do serviço oferecido possibilita até mesmo antecipar possíveis dúvidas e propor soluções inovadoras para as preocupações do cliente.

Seja para uma empresa de locação de máquina de café ou uma corretora de seguros, o conhecimento do mercado garante credibilidade para a empresa e aumenta a confiança do cliente.

Entenda as necessidades dos seus clientes de seguros de saúde

Não basta apenas ouvir, mas entender as necessidades dos clientes de seguros de saúde é um passo fundamental para buscar as melhores soluções em prol de um bom atendimento.

Outro ponto a ser atingido é na construção de planos de seguros que atendam ao perfil do que está sendo proposto pelos clientes. 

Ao entender o que está sendo dito, os serviços serão personalizados de acordo com as necessidades e anseios do cliente, se destacando e conquistando cada vez mais os clientes.

Tenha um atendimento excepcional em corretora de seguros

Um atendimento excepcional em corretora de seguros é fundamental para alavancar as vendas e reposicionar a empresa dentro do mercado. Portanto, não deixe de estudar as dicas que fornecemos nesse artigo e coloque em prática dentro da sua marca. Boa sorte!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade