Descubra os benefícios dos planos odontológicos familiares

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por lucas
em Fevereiro 24, 2023

Descubra os benefícios dos planos odontológicos familiares

Devido a comodidade, conforto e segurança, os planos odontológicos tem conquistado cada vez mais adeptos, até mesmo pela similaridade que esse serviço tem com o plano de saúde, onde mediante ao pagamento de mensalidades, você tem direito de utilizar uma série de serviços que são essenciais para manter a saúde bucal em dia.

Apesar do período de carência, adquirir um plano odontológico, principalmente quando se trata de convênios familiares, acaba sendo muito benéfico, inclusive para famílias que possuem crianças. E, como sabemos, os procedimentos para cuidar dos dentes quando pagos avulsamente são muito caros.

O que faz dessa uma opção muito mais viável, principalmente para a questão financeira, apesar de que também é bastante acessível no sentido de manter os cuidados dentais da sua família sempre em dia.

Além disso, um plano odontológico familiar também é muito útil na prevenção de doenças bucais que se proliferam, como é o caso da herpes labial.

A importância do plano odontológico familiar

Apesar dos motivos citados anteriormente, muitas pessoas ainda se questionam sobre a necessidade de se ter um plano familiar. Afinal, em caso de problema é só procurar um profissional e resolver o problema. Mesmo que este seja um método que pode ser mais caro no momento, a higiene diária para muitos garante que ele seja eficaz.

Porém, mesmo mediante ao método de se procurar um dentista em caso de desconforto ou dores na boca, um plano de saúde dentário auxilia na velocidade que se tem para passar com o odontologista.

Apesar da principal razão para se adquirir um convênio ser a facilidade de fazer um tratamento dentário regular, com o objetivo muito mais preventivo, ao invés de corretivas, como boa parte das pessoas optam por fazer.

Contudo, esse não é o único motivo, por exemplo, esses são alguns dos principais motivos para escolher ter um convênio odontológico:

  • Aprimoramento da saúde bucal;
  • Obter consultas e tratamentos com profissionais, pensando na necessidade;
  • Tratamentos preventivos;
  • Economia.

Como dito antes, pelo fato de você poder estar marcando semanalmente ou mensalmente ou de acordo com sua necessidade dentária, é muito mais fácil realizar a manutenção da saúde bucal. Essa facilidade de cuidar dos dentes e boca, com certeza, é um dos principais, senão o maior motivo para se aderir a um plano.

Junto à facilidade de manutenção podemos conectar a economia que se tem quando se faz a opção de adquirir um convênio. Isso porque os serviços dentários não são nada baratos e, em sua maioria, os exames acabam sendo inacessíveis para boa parte da população.

Consequentemente, podemos concluir que ter um plano que te permite realizar diferentes procedimentos por um único valor é muito mais vantajoso, comparado a utilizar serviços odontológicos de maneira avulsa.

Além disso, também é válido dizer que a adesão de um plano de saúde odontológico se destaca pelo diagnóstico correto dado. Fazendo com que os tratamentos seguidos sejam não de acordo com dores, mas sim pelo que foi indicado por um profissional da odontologia. Até mesmo a prevenção de problemas bucais passa por esse ponto.

Como funciona um plano odontológico?

Um ponto muito importante sobre os planos de saúde é que, independentemente do prestador, salvo por algumas questões contratuais ou de serviços, eles não se diferenciam tanto assim, mudando pouco de uma opção para outra.

Essa padronização faz com que de certa forma os planos sejam ao menos similares. Até mesmo na questão de valores, com preços médios que podem ficar entre R$23 e R$125 mensalmente, sendo essa uma das condições que mais variam entre os planos, principalmente por conta do nível do plano escolhido pelo paciente.

Outro fator que pode se diferenciar de um plano odontológico para outro é o período de carência. Sendo que em alguns é possível iniciar os tratamentos minutos após a contratação do serviço odontológico, enquanto em outros é preciso esperar ao menos um dia útil.

Sendo essa a maneira que as empresas encontraram de evitar que indivíduos contratem um plano odontológico, realize tratamentos de alto valor no ato de contratação e logo após se desvincule da prestadora de planos.

Ainda sim, todo o processo de contratação de um convênio, quando não feito ou oferecido por uma empresa, é muito simples, podendo até mesmo ser feito em casa, através dos sites das prestadoras de serviço odontológico, inclusive essa facilidade também permite a comparação de preços, benefícios e serviços oferecidos pelo convênio.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade