Descubra como organizar as finanças de uma vez por todas!

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em Agosto 30, 2022

Descubra como organizar as finanças de uma vez por todas!

Pare de sofrer com a falta de dinheiro e aprenda a organizar o seu dinheiro para nunca mais se endividar!

Organização financeira é uma ferramenta importante que ajuda você a conquistar seus objetivos com mais facilidade. O problema é que muitas pessoas têm dificuldades para colocar seu orçamento em ordem, não têm controle financeiro e, com isso, acabam gastando mais do que ganham — e é aqui que mora o perigo!

Quando isso acontece, as dívidas começam a acumular e a pessoa não consegue “evoluir” financeiramente, ou seja, não consegue comprar seu carro, financiar um imóvel e nem mesmo comprar itens pessoais, como roupas, calçados etc.

Para ajudar você a dar um basta nessa situação, separamos algumas dicas que te ajudarão a organizar suas finanças de uma vez por todas e a sair do vermelho para sempre. Confira!

Faça um planejamento financeiro

Vamos começar a organizar as finanças com um planejamento financeiro bem-feito. Separe todas as suas receitas e despesas para verificar se os seus gastos não estão maiores que seus ganhos.

Feito isso e identificado o problema, é hora de eliminar os gastos supérfluos, ou seja, o que não é necessário comprar todos os meses. Aquela pizza de todo final de semana pode ser reduzida a uma vez por mês. Os almoços constantes em restaurantes podem ser substituídos por marmitas. 

Esses são apenas alguns exemplos de corte de gastos, uma vez que eles podem variar de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Estipule metas

Feito o planejamento, temos que traçar as metas. O que você deseja conquistar a curto, médio e longo prazo? Vamos dar alguns exemplos: a curto prazo, seu desejo pode ser a quitação das dívidas; a médio prazo, pode ser trocar os móveis da casa; a longo prazo, pode ser a compra de um imóvel etc.

Reúna-se com a sua família e coloque na ponta do lápis todos os seus desejos. Com base nessas informações, definam o quanto terão que poupar e até mesmo ganhar para chegar ao objetivo final.

Lembre-se: sem metas não tem como conquistar as coisas. Elas nos norteiam e nos ajudam a ter foco em nossas conquistas, evitando o famoso “andar em círculos” e aquela sensação de que você tanto trabalha, mas nunca tem nada.

Reduza os gastos

Falamos sobre isso no planejamento, porém, é importante dar um destaque maior ao tema. A redução de gastos ajudará você a ter mais dinheiro para conquistar uma vida financeira saudável. 

Esse corte de custos não precisa ser algo exagerado, porém, precisa estar de acordo com a sua realidade financeira. Se as suas receitas não permitem que você saia para jantar fora toda sexta-feira, é preciso pensar em outras alternativas para curtir esse dia em casa mesmo.

Tenha em mente que cada redução de gasto tem um objetivo muito maior. Dormir tranquilamente todas as noites, na certeza de que terá dinheiro suficiente para se manter não tem preço.

Busque uma renda extra

A renda extra, como o nome já diz, complementará a renda mensal da família. Você pode fazer freelas de design para outras empresas, produção de conteúdo para web, vender joias e semijoias, entre outras opções. Nesse momento, você pode tentar ganhar dinheiro com algum hobby, como dar aulas de violão, aulas de desenho etc.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência ajudará você a não ter problemas no orçamento quando imprevistos acontecerem. O ideal é que o total dela corresponda a um ano dos seus gastos mensais. Por exemplo, se você gasta um total de R$ 3 mil todos os meses, é interessante que o montante de sua reserva seja de R$ 36 mil, no mínimo.

Ao organizar suas finanças, você se sentirá livre e seguro para tomar suas decisões na certeza de que não terá problemas mais tarde. Além disso, as receitas serão suficientes para você passar o mês sem perrengue e sem ter que fazer novas dívidas. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade