
É muito comum que as pessoas tenham algum dente encavalado na boca, mas é sempre importante ter eles alinhados. Isso é bom não somente para a autoestima, mas também porque influencia em diversas áreas da saúde bucal.
Os dentes encavalados podem ser chamados de apinhamento dental. Portanto, é muito comum que ele ocorra na parte inferior da arcada dentária, mas independente disso, é muito importante realizar um tratamento, com um aparelho transparente, por exemplo.
Os dentes podem ficar tortos por diversos fatores e os mais comuns costumam ser, diferenças entre o tamanho do dente da arcada e os outros nascendo em uma sequência incorreta.
Na maioria das vezes, a arcada superior e inferior possuem tamanhos diferentes. Em muitas situações, o osso dela é maior que o tamanho dos dentes, fazendo com que fique irregular.
Essa é uma forma que o organismo acha de conseguir se adaptar, girando o dente e consumindo menos espaços.
Quando o dente não cabe na arcada, os dentes passam a ir para frente, e em alguns casos, é possível que a pessoa não consiga fechar a boca.
Uma outra situação é durante a infância que é quando a criança possui os dentes de leite sem espaço entre eles. Isso pode ser considerado um mal sinal.
Portanto, é necessário que tenha um espaço entre eles porque os dentes permanentes são maiores, e eles vão precisar disso quando nascerem.
Então, é importante fazer o acompanhamento com um especialista e verificar se tem a necessidade de algum tratamento específico. Essa ida ao profissional deve ser imediata, porque os dentes tortos podem trazer algumas consequências.
Quais são os riscos dos dentes tortos?
Todos sabem que os dentes tortos causam diversos prejuízos na vida das pessoas, principalmente em uma questão estética.
Isso pode deixar a autoestima extremamente abalada e hoje em dia, é válido ressaltar que é preciso da aparência para tudo, pois ela é muito valorizada, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Com os dentes tortos, a mastigação pode ser afetada e isso gera diversos problemas, principalmente na parte da mandíbula.
Além da dificuldade de higienização, às vezes o dente está muito deitado. Então, isso faz com que a escova ou o fio dental não alcance essas extremidades, permitindo que as bactérias fiquem alojadas.
Isso é um grande risco porque poderá desenvolver algumas doenças, como a cárie. Dependendo da situação, será necessário até mesmo um canal dentário.
Esses dentes tortos são causados por algumas situações e algumas delas ocorrem até mesmo na infância.
Quais são os motivos dos dentes tortos?
Existem diversos fatores que contribuem para que os dentes se tornem desalinhados, como por exemplo:
- Perda precoce de dentes;
- Uso de chupeta em excesso;
- Chupar dedo;
- Sucção de mamadeira.
Quando a criança perde algum dente de forma precoce, isso gera um desequilíbrio por toda a arcada dentária, já que todos eles ficam apoiados um no outro.
Muitas vezes, as crianças possuem maus hábitos na infância e costumam chupar dedo até em uma certa idade. Porém, isso pode gerar até mesmo problemas respiratórios.
Portanto, algumas crianças respiram pela boca e isso faz com que a língua fique em uma posição inadequada.
Essa posição irá gerar um estímulo inadequado durante a fase de crescimento ósseo e impacta na fase adulta, deixando os dentes tortos e a mordida.
Por isso, é extremamente importante realizar a ida até o ortodontista desde muito cedo, porque os tratamentos iniciados ainda na infância poderão desenvolver menos problemas na fase adulta.
Quais são os tratamentos para corrigir os dentes tortos?
A solução irá passar por um tratamento ortodôntico em que os dentes vão ser realinhados no local.
Para que esse dente seja colocado no local, isso irá depender de cada situação e paciente.
Caso o problema seja uma falta de espaço leve, muitas vezes são usados molas ortodônticas, que nada mais são do que ferramentas que vão abrir os espaços.
Isso acontece justamente para que o dente fique encaixado, então, eles fazem parte do tratamento ortodôntico com aparelho fixo.
Existem situações em que a falta de espaço é muito pequena e haverá um mínimo desgaste entre os dentes, conseguindo um alinhamento.
Quando a situação já é mais séria e os dentes estão muito para frente, então poderá realizar uma extração do elemento dentário.
Em algumas situações, após esse procedimento, poderá até mesmo ir a um dentista especialista em prótese dentária e ele verá se for necessário realizar uma cirurgia de implante dentário.
Com essa extração, os dentes serão puxados para dentro e irá ocorrer uma retração ortodôntica. Isso não irá mexer apenas nos dentes, em algumas vezes, poderá corrigir até mesmo um problema no rosto.
Quando isso acontece, um problema no rosto também poderá ser resolvido que é a assimetria. Dependendo da situação, a correção pode ser feita por uma cirurgia oral e maxilofacial que assim como a cirurgia de implante de dente pode alterar o formato do rosto.
Tudo isso fará com que a pessoa passe a ter uma harmonia no rosto, além de trazer benefícios para o seu desenvolvimento, como por exemplo, na fala, mastigação, entre outros.
Existe a opção de colocar os dentes para dentro sem realizar a extração de outro e pode ser feito por mini implantes. Ele é colocado na região óssea e não passa próximo aos elementos dentários.
Nessa situação, é importante que o paciente procure um dentista especialista em implante.
Por fim, os dentes encavalados acontecem quando existe um mau hábito na infância ou até mesmo uma perda por algum acidente.
Portanto, ele pode trazer inúmeras consequências, como afetar na fala, na dicção e até mesmo durante a mastigação.
Existem diversos tratamentos que podem ser realizados para que possam ser curados, ainda mais dependendo do nível.
Caso seja leve, o aparelho ortodôntico consegue resolver, mas em alguns casos, será preciso uma cirurgia.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe uma resposta