Como prevenir a inadimplência de clientes?

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por diogo
em Maio 30, 2023

Como prevenir a inadimplência de clientes?

Não existe uma empresa sequer que não tenha sofrido com a inadimplência de clientes em algum momento de sua história. 

Esse é um problema muito comum que os empreendedores de diversos setores precisam se preocupar e enfrentar com estratégia, principalmente pelo fato de que a inadimplência pode impactar nas finanças do negócio e seu contínuo desenvolvimento.

Um cliente inadimplente pode abrir espaço para que outros clientes não paguem a empresa e isso se torna um grande problema, inclusive podendo ocasionar a falência.

Na rotina diária da empresa, pequenas inadimplências – que podem parecer simples -, podem se tornar uma grande questão. 

Não se trata de um ou outro pagamento que acaba ficando em atraso, mas de uma limitação efetiva na liquidez do seu negócio e poder de investimento.

Isso compromete a tratativa com dívidas, por exemplo, de curto prazo, podendo levar a novas e mais complicadas dívidas, ou mesmo prejudicar novos negócios.

Por exemplo, considere que sua empresa recebe um grande pedido e você não consegue produzir por falta de dinheiro para a aquisição de matéria-prima?

Pode parecer loucura, mas esse é um problema muito comum em vários negócios e que vai prejudicar o desempenho do negócio. 

Deste modo, entender o que é inadimplência e para evitar uma inadimplência, é extremamente necessário realizar uma aprovação de crédito antes de fechar um contrato, seja ele de freezer para laboratório ou uma corporação de advocacia trabalhista.

O que é inadimplência?

A inadimplência é um processo que acontece quando uma pessoa ou empresa não realiza o pagamento conforme o combinado. 

Quando um cliente compra um produto ou escolhe um serviço da sua empresa e não paga o boleto ou fatura do cartão até o vencimento, ele se torna um cliente inadimplente.

Esse processo é simples de entender, mas o grande desafio é vencer esse a inadimplência e não transformá-la em algo presente na rotina do negócio. 

Isso é importante, porque quanto maior a taxa de inadimplência, mais difícil é manter o equilíbrio entre as obrigações financeiras da sua empresa e o sucesso do negócio.

Quando uma empresa está inadimplente, é comum a necessidade de recorrer a linhas de crédito, empréstimos e antecipação de recebíveis. Contudo, é importante pensar em maneiras de minimizar o impacto dessas dívidas e de tratá-las na empresa.

O que é um cliente inadimplente?

Cliente inadimplente é aquele que não consegue cumprir com os acordos financeiros estabelecidos com a sua empresa. Mesmo com a falta de pagamento, o cliente recebe o produto ou serviço.

Uma pessoa, por exemplo, que investe em um processo de avaliações ambientais parcelado e simplesmente para de pagar as parcelas. Ou alguém que frequenta um curso normalmente, mas com as parcelas atrasadas.

Um cliente inadimplente pode trazer muitos problemas financeiros para a sua empresa, por isso é importante buscar soluções que ajudem a evitar a falta de pagamento ou pensar em jeitos de acertar a situação dos seus clientes que estão em débito.

É importante conhecer os clientes?

Para que uma empresa de chaves codificadas possa operar de forma saudável, é importante ter um bom fluxo de caixa para ter a oportunidade de realizar todas as operações financeiras internas e sem quaisquer complicações.

Saber identificar um cliente inadimplente é fundamental para evitar problemas.

Uma das peças-chave para garantir o sucesso da empresa é o cliente. Deste modo, conhecer o histórico financeiro e as tendências de comportamento é o caminho para um bom desempenho.

Nesse sentido, se informar sobre o ciclo econômico, buscar garantias, conhecer as motivações e desejos é fundamental. 

Afinal, os clientes podem deixar de pagar as suas contas por diferentes fatores, e compreender possíveis riscos é fundamental para saber como preveni-los.

Um ponto importante é que uma pessoa em débito pode acertar as contas pendentes e continuar sendo cliente da sua empresa. Quanto mais você conhece o cliente, mais possível é que proporcione opções para sanar as dívidas adequadamente – sendo essencial para um bom relacionamento.

Como evitar a inadimplência de clientes?

Quando o assunto é cobrar o cliente, é fundamental ter cuidado. Ter cautela é necessário para não criar um clima de inimizade, perdendo esse potencial cliente.

Sendo assim, os gestores devem ter paciência e procurar soluções de entendimento para que ambas as partes não saiam perdendo.

Com algumas dicas, é possível evitar a inadimplência e ter muito sucesso nos negócios. As principais dicas são:

  1. Faça uma Análise de Crédito

Como mencionado anteriormente, entender o perfil do cliente, compreendendo mais sobre o histórico de compras e as formas de pagamentos que eles utilizam é fundamental ao desenhar o negócio e pensar em formas de se proteger de inadimplências.

Assim, essa é uma tarefa básica para o gestor saber com quem está se relacionando e, a partir disso, evitar prejuízos se a sua empresa realiza venda faturada, você precisa contratar um Serviço de Consulta de CNPJ ou CPF, para ter acesso às informações financeiras do seu cliente e analisar com segurança o seu potencial como pagador.

Com as informações em mãos, o gestor pode pensar em estratégias diferenciadas para pagamentos e – principalmente – com o foco em não ter prejuízos para a companhia.

Somado a isso, é importante focar em conquistar bons consumidores, ou seja, os que realmente honram com seus compromissos. 

Deste modo, é o empreendedor com a tarefa de estimular esse consumidor, oferecendo descontos e brindes que estimulam a continuidade das compras por parte dos clientes e identificando formas de pagamento e tratativas que fazem mais sentido para esse público.

  1. Estimule o pagamento à vista 

Um empreendedor de sucesso precisa de um bom planejamento e oferece condições variadas para os seus clientes, visando não prejudicar o desenvolvimento do seu negócio de equipamentos contra incêndio, por exemplo.

Incentivar o pagamento à vista ou cartão de crédito, por exemplo, são formas mais seguras de evitar a inadimplência.

  1. Crie um sistema de cobranças

Há casos em que os clientes têm o dinheiro para pagar, mas simplesmente se esquecem de fazer o pagamento e, por isso, ficam inadimplentes.

Um jeito de evitar esse problema é pensando em um sistema de cobrança que alerte os clientes sobre a data de pagamento ou que possibilite agendamentos.

Uma solução para isso é o pagamento recorrente e o envio de mensagens para alertar sobre o pagamento junto ao serviço de instalação de sistema de aterramento, por exemplo.

No caso do pagamento recorrente, há a possibilidade da programação do débito junto ao cartão de crédito, mas sem comprometer o limite do cliente com o valor total. 

Assim, agrega-se uma vantagem ao consumidor, facilitando a tratativa e ampliando a oportunidade de retenção. Consequentemente, essa é uma boa solução para evitar a inadimplência junto ao empreendimento e qualificar o relacionamento com o público.

  1. Peça a documentação dos clientes 

Ao vender alguns produtos e serviços mais caros, é interessante redigir um contrato com detalhes referentes ao pagamento. 

Com documentos em mãos, há garantias com relação aos pagamentos e processos de cobrança, assegurando ambos os envolvidos na tratativa.

Com isso, se mostra uma excelente alternativa para caso ocorram imprevistos, detalhando negociações, ou até mesmo caso a situação chegue a um nível extremo que necessite de outro modo de cobrança – como o ajuizamento.

  1. Oriente a equipe de cobrança

Adotar protocolos, estabelecer negociações possíveis, passar dicas e treinar sua equipe de cobrança é importante para os colaboradores saberem lidar com os inadimplentes de diferentes perfis.

Orientá-los a lidar de forma simpática, cordial e paciente, dentro das regras do Código de Defesa do Consumidor, bem como ter uma escuta ativa durante toda a negociação é fundamental para não ter problemas e qualificar o relacionamento e os resultados nas negociações.

A equipe deve estar apta e preparada para lidar com diversas situações de forma adequada e posicionada ao cobrar o cliente. 

Sendo assim, além de treinamentos e dicas é necessário criar uma política de gestão de cobranças.

O que pode ser feito para não ‘cair’ na inadimplência?

As dívidas por parte dos clientes é um problema, mas a empresa deve também cuidar das questões internas para evitar a inadimplência.

Independentemente do porte da empresa, existem técnicas para que o empreendedor não caia na inadimplência também. São elas:

  1. Realize uma boa gestão financeira

Se uma empresa de máquina de solda Mig Mag deseja crescer, ter visibilidade e lucratividade no mercado, é imprescindível ter uma boa saúde financeira. 

Isso é possível por meio de uma gestão financeira eficiente, criando planos estratégicos, fidelizando clientes e tendo uma equipe focada em controlar as entradas e saídas financeiras da empresa de forma adequada.

  1. Pague as contas em dia

Pode até parecer uma tarefa fácil, mas os gestores podem ter desafios com esta tarefa. 

Isto posto, é necessário conversar com o responsável por realizar os pagamentos dos fornecedores, funcionários e despesas do estabelecimento como:

  • Água;
  • Luz;
  • Internet;
  • Insumos.

Essa é uma dica importante, seja para o empreendedor iniciante que lida com tudo do seu negócio ou para grandes empresas que tem um profissional responsável por essas questões.

Saber administrar as datas de pagamentos, estabelecendo um sistema claro para acompanhar os pagamentos, é um método crucial para não se esquecer das contas básicas, desde o orçamento com empresas de home care sp até a internet necessária para a realização das tarefas diárias.

  1. Realize vendas com nota fiscal

É um ponto extremamente importante, pois venda sem nota fiscal configura crime e pode gerar inúmeros problemas para o dono do negócio. 

Vendas sem documento fazem com que o empreendedor não tenha nenhum amparo da lei para resolver dívidas judiciais com o cliente, além de dificultar o controle de entradas e saídas.

Sendo assim, a nota fiscal é importante, seja na venda de um produto como salgados para festa ou prestação de serviço, por exemplo, na instalação de uma câmara frigorífica para congelados.

  1. Acompanhe os números

Uma forma de reduzir a inadimplência é fazendo o acompanhamento dos números e fluxos financeiros diariamente. 

Isso consiste em saber quantos clientes estão devendo para a empresa, qual o valor total, entender o motivo pelo qual estão devendo e propor soluções para evitar falhas nesse processo.

Conclusão

Portanto, ao saber o motivo e a melhor maneira para evitar a inadimplência dos clientes e também da sua empresa, aplicando as dicas abordadas, você pode colocá-las em prática e impedir que prejuízos financeiros comprometam o sucesso da sua empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade