Como manter a prática de exercícios durante uma viagem

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em Agosto 29, 2022

Como manter a prática de exercícios durante uma viagem

Dicas de atividades e esportes para você não ter mais desculpas quando estiver fora de casa

Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos regularmente sabe que é bom não sair da rotina de treinos. Mesmo assim, quase todo mundo faz isso durante as viagens, com a desculpa de que não havia condições ou tempo para tal. 

No entanto, cuidar do corpo é especialmente importante quando estamos fora de casa e precisamos de disposição para vários passeios e compromissos (no caso de viagens de trabalho). Continuar se exercitando nessas ocasiões é uma ótima forma não só de manter a forma, mas também de cuidar da saúde mental.

Uma opção é ficar em um hotel bem equipado com quadras, academia e piscina. Assim, você pode planejar uma rotina de exercícios aproveitando essa estrutura, antes ou depois dos passeios. Mas, mesmo que você fique em casa ou outro tipo de acomodação, há várias opções para se mexer. A seguir, algumas dicas.

Priorize

São muitas as atrações que a gente quer visitar durante uma viagem e, muitas vezes, o tempo é curto. É por isso que a maioria das pessoas faz um roteiro, pelo menos com alguns lugares onde não se pode deixar de ir. Coloque as atividades físicas nesse roteiro.

Marque hora

Não precisa ser uma agenda engessada, especialmente se você está de férias. Mas, a melhor forma de manter a prática de exercícios é priorizá-la, prevendo um horário do dia para isso. Pode ser de manhã, antes de sair ou no fim da tarde, enquanto aprecia o pôr do sol, por exemplo.

Coloque na mala

Dizer que esqueceu o tênis ou um short que serve para malhar é uma das desculpas mais usadas para não se exercitar durante a viagem. Fazer da prática de exercícios parte do roteiro vai te ajudar a sempre colocar essas peças e acessórios na mala.

Torne agradável

Por mais que seja um esforço vencer a preguiça, especialmente se a sua viagem for de lazer, a ideia é que o momento de praticar esportes seja agradável. Se você gosta de se exercitar na academia, essa é uma possibilidade. Mas, se você odeia, procure outras que você goste. Pode ser até nadar no mar.

Considere os esportes coletivos

Praticar esportes coletivos pode ser, além de saudável, um momento de diversão, oportunidade de conhecer novas pessoas e também de interagir com quem está viajando contigo.

Alguns hotéis possuem quadras, nas quais você pode marcar jogos de várias modalidades com outros hóspedes. Essa ideia é ótima para incentivar outras pessoas a também se mexerem durante a viagem.

Aproveite o local

Na praia, há várias possibilidades de esportes com bola: peteca, vôlei de areia, frescobol e beach tennis. Se você estiver viajando sozinho, pode tentar encontrar gente jogando e pedir para participar. No início da manhã ou no final do dia, as possibilidades de isso dar certo são grandes.

Isso sem falar dos esportes aquáticos. Você pode nadar, surfar, mergulhar, remar um caiaque, conduzir um stand up paddle e muito mais. Se você sabe nadar e tem afinidade com essas práticas, procure por essas possibilidades sempre que for para algum destino com mar ou rio.

Caminhe

Caminhar por um lugar novo é uma ótima forma de conhecê-lo e também um exercício físico eficiente. Pode ser no calçadão da praia, na areia ou até nas avenidas de uma cidade. Se possível, evite os horários mais quentes do dia e use sempre calçados adequados durante essa prática.

Pedale

Pedalar também é uma ótima forma de se exercitar e apreciar a paisagem ao mesmo tempo. Em vários destinos você pode alugar bicicletas para fazer isso. Para os praticantes do ciclismo, essa pode ser até a forma oficial de se locomover entre um destino ou outro.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade