Como Growth Hacking pode ajudar nas estratégias de Marketing?

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por diogo
em Março 30, 2023

Como Growth Hacking pode ajudar nas estratégias de Marketing?

O Growth Hacking é uma abordagem experimental e data-driven para aumentar rapidamente a taxa de crescimento de uma empresa. 

Ele se concentra em encontrar formas inovadoras e eficazes de obter resultados rápidos, geralmente usando tecnologia e dados para identificar pontos de pressão no sistema de uma empresa, encontrando processos e resultados que podem ser otimizados.

Já ao abordar o inbound marketing, é preciso destacar que refere-se a uma estratégia focada no lead, ou seja, o cliente em potencial, baseando-se em 4 pontos bastante específicos do relacionamento com o público:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Reter.

Tudo isso ocorre ao longo do funil de vendas, ao invés de interromper o público com anúncios invasivos. 

Quando se trabalha inbound marketing e growth hacking em conjunto para divulgar uma empresa de adesivo fumê para janela, o intuito é melhorar o ciclo de venda e relacionamento. Por conta disso, essa é uma estratégia bastante eficaz para ampliar os resultados de um negócio.

Afinal, enquanto o growth hacking ajuda a identificar pontos de pressão no funil de vendas e encontrar maneiras de acelerar o crescimento empresarial, o inbound marketing ajuda a atrair leads de qualidade e a construir relacionamentos duradouros com eles, melhorando a experiência do público e todo ponto de venda.

Para entender, de fato, como o growth hacking pode ajudar na estratégia de inbound marketing, é preciso esmiuçar os processos e as ligações entre eles. 

O que é Growth Hacking?

De forma simplificada, o growth hacking refere-se a um processo para assumir um produto ou serviço – independentemente de ser novo no mercado ou ter uma base de consumidores bem definida – e incorporar esforços de marketing no desenvolvimento e funcionalidade. 

A estratégia tem como princípio uma maneira de reduzir os orçamentos de marketing empregados por uma fábrica de detergente desincrustante ácido, por exemplo, para apresentar soluções diante do maior número possível de clientes no mercado B2B.

A ideia principal é concentrar-se em nichos de mercado, com design orientado ao crescimento e o seleto conjunto de consumidores que se identificam com a solução para os problemas apresentados.

Por isso os profissionais que trabalham com growth hacking apresentam projetos em contato direto com o público-alvo, exatamente para que o crescimento comercial seja uma realidade. 

Nesse cenário, caso sua empresa tenha um produto ou serviço que interesse ao público-alvo, os profissionais de growth hacking podem se concentrar em formas de tornar a marca mais atrativa e produtiva.

Como o growth hacking pode ser gerado?

Os profissionais especializados em growth hacking transformam os usuários em “máquinas de feedback” para construir a solução conforme as necessidades que o público-alvo apresenta, ouvindo e respondendo por meio do desenvolvimento ágil e contínuo do negócio. 

Ao fazer isso, o setor de marketing voltado ao growth hacking de uma construtora pode, por exemplo, focar nos ajustes ideais de um produto ou serviço de construção em steel frame para a construção civil, possibilitando ações ainda mais concentradas em um nicho. 

Esses ajustes solidificam a dedicação da base de usuários, criando um cenário propício para aplicação do inbound marketing na publicidade online.

Assim, o compartilhamento de soluções eficientes pode ser alcançado por amigos e familiares, à medida que uma base de usuários divulga a notícia de uma operação de growth hacking, o que promove um feedback fluente e constante, e em ritmo acelerado. 

De toda a maneira, a solução deve ser atualizada para se adequar ao público crescente, e assim manter os ajustes de produtos e serviços às necessidades do mercado que sua empresa atende. 

Elo entre growth hacking e inbound marketing

De forma empírica, o growth hacking gera a metodologia de inbound marketing mais direcionada e qualificada, sendo que esta segunda estratégia tem como objetivo fazer com que os clientes cheguem até sua marca espontaneamente e sejam cativadas por ela.

No fim do processo, o growth hacking pode transformar os clientes em embaixadores da marca de uma escola de dança perto de mim, assim como de diversos outros produtos e serviços que podem ser disponibilizados. 

Vale ressaltar que as táticas não são aplicadas em momentos de uma campanha de marketing fechada, visto que o growth hacking é uma estratégia de crescimento empresarial de longo prazo. 

Do ponto de vista de growth hacking, o inbound marketing se expande ao propor uma abordagem para gerar clientes ao longo do tempo e de forma contínua, tanto em atividades de vendas quanto voltadas para o marketing. 

Isso ocorre com o alinhamento entre dois dos principais setores de uma empresa, que buscam um crescimento linear e sustentável a partir do processo de nutrição de leads. 

Sendo assim, o segredo para o sucesso do growth hacking é garantir que as táticas estejam devidamente alinhadas às estratégias de inbound marketing, com foco principal voltado à geração de leads qualificados.

Por que utilizar o Growth Hacking em sua empresa?

Por um lado, o inbound marketing é uma estrutura de atração que inclui estratégias e táticas próprias com o objetivo de aproximar o cliente ideal a uma loja de insulfilm janela residencial ou um restaurante em um centro comercial.

Esse processo ocorre com a oferta de conteúdo envolvente, informativo e útil, que responda às perguntas dos leads, aumente a confiança sobre a sua marca e, eventualmente, desperte o interesse em fazer negócios com sua empresa. 

Na proposta apresentada pelo growth hacking, apesar de empregar inúmeras táticas e estratégias, se trata principalmente de mentalidade e adequação dos materiais que serão oferecidos em cada fase do funil.

Ou seja, mostra-se como uma forma de olhar sobre os negócios, o marketing, entre tantos outros tópicos com foco no crescimento da empresa. 

Dessa forma, pode-se reunir os aspectos de ambas ideias, aplicando uma mentalidade de growth hacking às estratégias e táticas de inbound marketing para obter resultados mais expressivos e qualificados ao longo do tempo, e considerando as mudanças de canais e prioridades do público.

De forma abrangente, o growth hacking é uma disciplina com base em dados que depende de análises, otimização e testes para determinar como manter as estratégias da empresa.

Assim, alcança-se vantagem sobre os concorrentes e é possível escalar o potencial de atendimento ao cliente. 

Mais ainda, há de considerar que o inbound marketing também deve ser orientado por dados e análises, como forma de atração e retenção do consumidor, permitindo campanhas mais assertivas.

Táticas de growth hacking no inbound marketing

Muitas ferramentas de growth hacking podem ser empregadas de forma segura e inteligente ao desenvolvimento de estratégias de inbound marketing. Confira a seguir as melhorias e técnicas proporcionadas pela aliança entre inbound marketing e growth hacking.

  1. Melhora na experiência de usuário com testes A/B

Essa é uma técnica popular de marketing que envolve a comparação entre duas versões de uma página de conteúdo, e-commerce ou até mesmo site institucional sobre laudo SPDA para identificar quais designs e materiais têm melhor desempenho junto ao público.

Por meio dos testes A/B, a equipe de marketing pode reconhecer qual versão recebe mais assinaturas, maior tráfego ou melhor taxa de conversão, entre outras métricas de KPI (Key Performance Indicator) determinados para alcançar os objetivos da marca.

Isso facilita identificar o que influencia o comportamento dos visitantes e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente e a receita.

  1. Promoção de conteúdo de qualidade

Um site ou blog empresarial que publica conteúdo de forma regular desperta o interesse de clientes em potencial e, ao mesmo tempo, fideliza os consumidores a partir de conselhos e soluções diversas – inclusive os itens da sua empresa.

Para ser eficaz no aspecto de growth hacking, todo conteúdo deve atender às necessidades do consumidor, além de fornecer valor e aspectos de mensuração. 

A manutenção de um blog sobre lentes crizal preço, por exemplo, pode permitir a distribuição contínua e regular de conteúdo qualificado, sendo possível oferecer aos clientes e leads artigos e guias detalhados sobre as principais dúvidas percebidas.

Além disso, os formatos podem ser adaptados, como a disponibilização do download de e-books de qualificação em troca do endereço de e-mail e outras formas de contato, identificando o que usar para acelerar a conversão.

Os testes podem ser promovidos a partir de diferentes tópicos e temas, como growth hacking, para encontrar propostas e palavras-chave que ressoam com o público-alvo da sua empresa. 

  1. Nutrição de leads e conexão fortalecida

A nutrição de leads é um processo de manutenção e, por consequência, o fortalecimento de um relacionamento de marketing.

A ideia principal é enviar, de forma regular, conteúdo de qualidade com o objetivo de transformá-los em clientes fiéis.

  1. Prova social como ferramenta de marketing 

De forma geral, um indivíduo é influenciado pela opinião e comportamento de outras pessoas, e a prova social é estabelecida por meio de depoimentos de clientes que são disponibilizados em uma página do e-commerce ou redes sociais. 

Uma empresa de recarga extintores SP pode ser escolhida por causa das avaliações e recomendações online, que são pesquisadas antes de realizar uma compra. 

O growth hacking usa essa prova social, permitindo que sua empresa obtenha credibilidade e, então, possa aumentar a comunidade de consumidores.

  1. Maximização do SEO por meio do growth hacking

A prática de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, não se relaciona, de forma específica, ao growth hacking

Ainda assim, a utilização de SEO permite a otimização do site como forma de atrair o tráfego de visitantes, sendo um dos principais elementos para rentabilizar os esforços empregados na criação de conteúdo de qualidade. 

Conclusão

Por fim, é preciso pensar no growth hacking como um conjunto de táticas que geram receita de maneira rápida, ainda mais com a combinação de técnicas – como o marketing – que visam o crescimento sustentável.

A longo prazo, sua empresa pode obter um fluxo mais abrangente e qualificado para diferentes cenários nas estratégias de inbound marketing, tornando-se uma consequência direta da ascensão do growth hacking. Mais ainda, promovendo o sucesso escalável da marca.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade