Como funciona um ataque ransomware

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em Fevereiro 9, 2024

Como funciona um ataque ransomware

‌Saber como funciona um ataque ransomware é de grande importância no dia a dia empresarial, afinal, a tecnologia tem presença dominante na sociedade. E, como esse malware pode afetar seriamente usuários e empresas, reconhecer seu funcionamento é fundamental para mitigar quaisquer erros. 

Nesse sentido, é importante entender o conceito desse ataque, como funciona e quais os prejuízos causam. Pensando nisso, a Rainforest Technologies dispõe das melhores soluções para a área de segurança da informação – confira mais adiante!

O que é o ataque ransomware?

Ransomware é um tipo de malware, ou seja, um tipo de software malicioso e representa um ataque no qual o criminoso bloqueia dados de computadores ou de servidores, através de algum tipo de criptografia. 

Em outras palavras, um Ransomware é um código malicioso distribuído pela internet e, por meio de vulnerabilidades identificadas em um sistema operacional, consegue realizar a criptografia e bloquear arquivos de forma que colaboradores de uma empresa ou usuário comum não tenha acesso aos seus dados.

Como funciona um ataque ransomware?

Assim que um computador ou servidor é infectado, a vítima – seja usuário comum ou empresa -, recebe um pedido de pagamento de resgate para ter seus dados ou arquivos devolvidos ou, então, desbloqueados.

O risco é publicar dados sigilosos na rede ou excluir permanentemente arquivos importantes, sem possibilidade da vítima recuperar tais informações. Isso afeta principalmente empresas, que guardam dados importantes de transações e clientes.

O Ransomware funciona através do envio de e-mails falsos contendo anexos nocivos disfarçados de arquivos confiáveis. Quando a vítima abre o anexo, é instalado um programa malicioso no computador.

Outra forma de ransomware é a exploração de falhas de segurança visando infectar sistemas, sem a necessidade de enganar os usuários. Após descobrir vulnerabilidade e instalar um programa malicioso, o criminoso consegue realizar diversas ações no computador. 

Que prejuízos esse tipo de ataque pode provocar?

O ataque ransomware causa prejuízos na área financeira e na imagem pessoal. Em geral, tem entre seu alvo principal as empresas, embora, possa afetar também usuários comuns com ameaças de expor seus dados sigilosos e íntimos. Para uma empresa, esse ataque pode causar prejuízos financeiros em virtude do resgate solicitado e, além disso, pode manchar a reputação da empresa. 

A perda e o compartilhamento indevido de dados dos clientes causa grandes impactos em uma empresa, que pode ser processada por sua clientela. Por fim, tais dados ainda podem ser vendidos para concorrentes. 

Tipos de ransomware

Os tipos de ransomware são o locker e crypto. O primeiro, impede que o indivíduo acesse o dispositivo infectado – o computador se torna inacessível. Enquanto isso, o segundo impede que o usuário acesse os dados armazenados dentro do equipamento infectado, o usuário até consegue usar o computador, porém, não consegue abrir nenhum arquivo. 

Como dito anteriormente, quando falamos sobre ‌como funciona um ataque ransomware,  qualquer ataque desse tipo pode ocorrer e se propagar através de e-mails com anexos maliciosos ou através de falhas de segurança existentes em servidores ou computadores.

Como prevenir o ataque no ransomware?

Para se proteger desse ataque, é necessário ter um programa antivírus instalado, é preciso ter cuidado ao abrir links e anexos de e-mails. E manter o sistema operacional e outros programas sempre atualizados. 

A atualização de programas é essencial, é por meio dessas atualizações que as falhas de segurança e demais vulnerabilidades são corrigidas. Além disso, é extremamente importante avaliar qualquer conteúdo recebido por e-mail, validando o remetente.Para saber como proteger sua empresa de um ataque ransomware e evitar desgastes, conheça as soluções que a Rainforest Technologies oferece para proteger sistemas e dispositivos tecnológicos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade