Como funciona a ortodontia?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em Fevereiro 17, 2023

Como funciona a ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade bem comum na odontologia, pois ela é a responsável por tratamentos com aparelhos dentais, que por sua vez são o principal instrumento de problemas bucais relacionados à estrutura da boca, bem como a posição dos dentes e da mordida.

Justamente por sua característica de alteração das estruturas, é comum que crianças e adolescentes acabem precisando de um tratamento ortodôntico, já que essa fase da vida é marcada pelo desenvolvimento, questão que torna os tratamentos mais fáceis, confortáveis e com maiores chances de serem bem-sucedidos.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do que é a ortodontia, quais os tipos e quando é necessário procurar um profissional dessa área, caso deseje saber de informações como aparelho invisível preço, para que consiga conquistar um sorriso mais bonito e saudável.

O que é a ortodontia?

Para quem não sabe, a ortodontia nada mais é do que uma especialidade odontológica. Ela é a área mais indicada para tratar de casos onde o paciente apresenta um sorriso desalinhado, ou apresenta problemas com sua mordida ou um espaço entre os dentes dianteiros, dos quais necessitam de auxílio de especialistas.

Ou seja, o profissional ortodontista poderá realizar tratamentos como clareamento dental com moldeira, mas sua especialidade será consertar a posição de dentes para pacientes que possuem dentições tortas por algum motivo, usando alinhadores para mover os ossos da face responsáveis pela mastigação e pela fala.

Vale a pena destacar que o trabalho vai muito além de apenas colocar o aparelho dental. Isso porque é necessário todo um acompanhamento com a realização de outros procedimentos, como a limpeza e até mesmo o clareamento a laser sensibilidade.

Por falar em aparelhos, a escolha de qual aparelho colocar também não é uma questão simplória, já que existem várias opções no mercado, desde as mais acessíveis, até aquelas que prometem resolver problemas com a estrutura do dente de maneira super veloz.

É sempre muito importante ter cuidado com o aparelho e realizar a devida manutenção, bem como higiene bucal, já que o aparelho pode acabar causando incômodos devido a falta de manutenção e incomodar por conta da aparência.

Vale destacar que dentes mal-posicionados podem causar:

  • Dentes com cáries;
  • Problemas na região da gengiva;
  • Dores de cabeça (cefaléia);
  • Dificuldades na respiração e fala.

Justamente pensando em evitar essas complicações, a ortodontia existe.

Em suma, é possível afirmar que apenas os profissionais da área é que vão saber qual é o tratamento certo para colocar os dentes de um paciente no lugar, restaurando assim a estética e saúde do sorriso, assim como um procedimento estético de clareamento dentário antes e depois.

Quais os tipos de ortodontia?

Existe uma série de áreas na ortodontia em que o profissional dentista pode se ‘sub-especializar’.

Além disso, é importante conhecer os diferentes tipos de profissionais ortodontistas, com o objetivo de encontrar o melhor profissional, do qual terá mais a agregar para resolver seus problemas bucais.

Portanto, confira a seguir os diferentes tipos de ortodontia:

  1. Ortodontia preventiva

Assim como o próprio nome já diz, a ortodontia preventiva tem como principal objetivo a preservação de um bom desenvolvimento da oclusão ou minimizar possíveis alterações dento-esqueléticas.

O principal propósito da ortodontia é evitar que dentes permanentes sejam extraídos, recomendando sempre que possível utilizando aparelho ortodôntico.

  1. Ortodontia interceptativa

A ortodontia interceptativa, como o nome já sugere, é uma área mais direcionada a interceptar uma situação anormal já existente, com o propósito de devolver ao paciente a oclusão normal.

A ortodontia é essencial no processo de correção de problemas como a mordida aberta, mordida profunda ou, inclusive, a mordida cruzada.

  1. Ortodontia corretiva

Por último, mas não menos importante, também há a ortodontia corretiva, que por sua vez conta com procedimentos focados em realizar a correção da maloclusão por meio do uso de aparelhos ortodônticos, geralmente no final da dentição mista, com dentes de leite e parte permanentes, com o começo do surgimento da dentição permanente.

Quando devemos procurar um ortodontista?

A procura de um ortodontista deve acontecer assim como quando um paciente busca por uma prótese protocolo superior.

Em geral, o indicado é que os pais de uma criança consigam identificar que seus dentes não estão nascendo de acordo com a posição correta e buscar um ortodontista.

Contudo, também é possível que outros profissionais indiquem a consulta dentro dessa especialização, já que através de consultas rotineiras, o dentista conseguirá acompanhar o desenvolvimento dentário e encaminhar o paciente para a melhor especialidade, em busca do melhor tratamento.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade