
Embora as pessoas estejam cada dia mais preocupadas com a saúde bucal, algumas dúvidas ainda são levantadas, principalmente quando se fala sobre o siso.
Pensando assim, é relevante conhecer um pouco mais sobre esse tipo de dente e como é feita sua extração, entendendo se é realmente tão perigoso, assim como muitos dizem.
Vale lembrar que o siso, assim como qualquer outro dente, deve ser muito bem higienizado e limpo.
Ainda mais se a pessoa tiver acesso a um odonto pme, por exemplo, em que ela poderá realizar diversos tratamentos e procedimentos de uma maneira muito mais fácil e prática, além de também poder cuidar do resto de sua dentição.
Dessa forma, para que não haja mais nenhuma dúvida se a extração do siso é realmente perigosa ou não, é fundamental entender em quais casos em que se deve retirar o dente do juízo.
Assim como também a forma em que sua extração é feita, em que esse tipo de procedimento costuma estar incluído em um plano odontológico para microempreendedor individual, na maioria das vezes.
O que é dente do siso e quando deve ser realizada sua extração
Falando um pouco mais especificamente sobre o dente do siso, que também pode ser conhecido como o do juízo (esse nome se dá por ele nascer em torno dos 18 anos de idade).
Portanto, ele é o último tipo de dente que pode nascer na boca de qualquer pessoa e a sua remoção poderá ser feita em um consultório, através de um plano odontológico para mei.
Um outro nome que também pode ser conhecido, é como terceiro molar, já que fica diretamente atrás dos segundos molares, por conta de seu nascimento tardio.
Por serem dentes que só nascem após a arcada dentária estar completamente formada, eles podem acabar não cabendo na boca da pessoa, necessitando de um cuidado profissional.
Vale lembrar que não é em todo caso em que ele acaba ocupando mais espaço do que devia, já que é mais comum do que se imagina ver por aí pessoas que não retiraram o dente do siso.
Isso acontece porque, muitas vezes, não atrapalha a arcada dentária, ou seja, não necessita da remoção através de um convenio odontológico para mei, por exemplo.
Pensando dessa forma, é fácil de perceber que não é todo caso em que se deve ser feita a remoção do dente do siso.
Porém, somente em ocasiões nas quais esses dentes estão ocupando espaço demais na cavidade oral, causando um desalinhamento na dentição, o que pode acarretar em uma série de problemas.
Quando o dente do siso nasce, alguns sintomas costumam ser muito comuns. Isso porque, o nascimento dele é tardio e costuma ser agressivo, podendo até rasgar as gengivas.
Dessa forma, os sintomas mais comuns do nascimento do siso, são:
- Fortes dores e incômodos;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Alta sensibilidade.
Dessa forma, se estiver com qualquer um desses sintomas e sentir que algo está incomodando fortemente sua cavidade bucal.
Então, o mais recomendado é que vá de prontidão para um dentista especializado, ainda mais se contar com plano dental para mei, pois os benefícios desse tipo de convênio são muitos.
Quais os cuidados depois de extrair o dente do siso?
Agora que ficou mais fácil de se entender do que se trata o dente do siso, bem como em quais ocasiões pode haver a necessidade de sua remoção.
Desse modo, é fundamental conhecer os principais cuidados a serem tomados após a extração desse dente, pois é um procedimento que muitas vezes pode ser complicado para algumas pessoas.
A coisa mais importante que se deve ter em mente, é que quando for realizar a extração do siso, não devem ser ingeridos alimentos em temperaturas quentes.
Isso porque, eles podem acabar atrapalhando na recuperação, além de fazer com que os pontos da extração sofram com algumas alterações.
Além disso, é importante ficar de repouso e evitar qualquer tipo de esforço físico, pois isso também pode causar diversos danos aos pontos, o que pode atrapalhar muito na recuperação.
Caso seja possível, evite até mesmo de ir ao trabalho, pois qualquer esforço nesses momentos pode ser extremamente prejudicial.
Por fim, não deixe de higienizar corretamente a cavidade bucal. Na verdade, nesses casos, o certo é redobrar a atenção com a higiene, pois é relevante que não haja o acúmulo de bactérias que podem causar sérios danos para todo esse procedimento.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Deixe uma resposta