
À medida que o tempo passa, cada vez mais pessoas estão tomando consciência ambiental e, por consequência, o mercado também está se adaptando a essas novidades.
Diante desse contexto, muitas são as pessoas que começaram a ir atrás de calhas para telhados verdes. No entanto, é necessário levar em consideração alguns fatores mais específicos.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito das calhas para telhados verdes. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que são telhados verdes?
Em suma, os telhados verdes nada mais são que sistemas de cobertura que utilizam vegetação e solo como revestimento.
Sendo assim, acabam oferecendo uma série de benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o proprietário do imóvel.
Esses telhados têm se popularizado graças às suas vantagens, como redução da temperatura ambiente e melhor aproveitamento da água da chuva.
Quais são as vantagens dos telhados verdes?
As razões pelas quais as calhas para telhados verdes têm se tornado cada vez mais populares é justamente devido aos benefícios que eles oferecem.
Quanto a esse respeito, os benefícios são os seguintes:
Benefícios ambientais
Os telhados verdes ajudam a diminuir o efeito das ilhas de calor urbanas, além de reduzir a poluição do ar e ajudar na preservação da biodiversidade, também.
Além disso, os telhados verdes ajudam no volume de água da chuva que chega ao sistema de drenagem urbana, algo capaz de evitar alagamentos.
Benefícios para o proprietário
Além dos benefícios ambientais, os telhados verdes também oferecem vantagens econômicas, como redução no consumo de energia elétrica.
E isso acontece justamente devido ao isolamento térmico, algo que oferece o aumento da vida útil do telhado, já que a vegetação protege a estrutura contra intempéries.
O que são calhas para telhados verdes?
As calhas são dispositivos úteis para coletar e conduzir a água da chuva que escoa dos telhados. Assim, evita problemas de infiltração e danos à estrutura de uma construção.
No caso dos telhados verdes, as calhas têm um papel ainda mais importante, haja vista que elas ajudam a garantir o escoamento da água.
Sendo assim, acaba evitando o encharcamento do solo e a sobrecarga na estrutura do telhado, algo que poderia trazer ainda mais problemas.
Quais são os tipos de calhas para telhados verdes?
Se você está em busca de calhas em sorocaba ou em qualquer outra localidade, é necessário ficar atento a respeito dos tipos existentes.
Dessa forma, é possível ter a certeza de investir no modelo mais adequado às suas necessidades. Quanto a isso, os tipos existentes são os seguintes:
Calhas pluviais
Trata-se do tipo de calha mais comum, a qual tem por responsabilidade coletar a água da chuva que escorre do telhado e direcioná-la para o sistema de drenagem.
Mas, em telhados verdes, é essencial dimensionar a calha da forma correta, até mesmo para evitar sobrecargas.
Calhas de jardim
São calhas específicas para telhados verdes que têm a função de coletar o excesso de água do solo. Assim, evita o encharcamento e garante a saúde de todas as plantas.
Além disso, elas também ajudam a evitar problemas estruturais, como infiltrações e sobrepeso na construção.
Calhas de retenção
Trata-se de um tipo ideal para poder armazenar, de forma temporária, parte da água da chuva, de modo a liberar de forma lenta por todo o sistema de drenagem.
Isso ajuda a controlar o fluxo de água e evitar sobrecargas no sistema de drenagem urbana.
Como fazer a manutenção de calhas para telhados verdes?
A manutenção das calhas é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem e a durabilidade do telhado verde.
O ideal é realizar limpezas periódicas para remover folhas, galhos e outros detritos que possam obstruir o fluxo de água.
Além disso, é necessário ver a integridade das calhas, reparando ou substituindo partes danificadas, sempre que for preciso.
Deixe uma resposta