Alimentos que ajudam no fortalecimento dos dentes

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em Fevereiro 22, 2023

Alimentos que ajudam no fortalecimento dos dentes

A alimentação pode interferir no fortalecimento dos dentes, seja de maneira positiva como de forma negativa.

O consumo de alimentos industrializados e com alta quantidade de açúcar pode ser um dos maiores vilões, resultando no enfraquecimento dos dentes, aumentando a probabilidade de desenvolver doenças bucais.

Além do desenvolvimento de doenças bucais, alguns alimentos podem alterar a cor do esmalte dentário, deixando-os escuros ou amarelados, muitas vezes havendo a necessidade de uma intervenção estética como o clareamento dental.

Se você quer entender como alguns alimentos podem ajudar no fortalecimento dos dentes, continue essa leitura. 

Quais os alimentos que trazem benefícios aos nossos dentes?

Os alimentos têm grande influência na saúde e, dependendo do que se é consumido, a saúde pode ficar impecável, já que em outros casos, pode afetar totalmente a qualidade de vida do indivíduo. 

Quando o consumo de alimentos açucarados e ácidos são recorrentes, isso pode afetar a saúde dos dentes, causando doenças bucais como:

  • Tártaro;
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Desse modo, o risco da perda de dentes ao se adquirir essas doenças são bem altos, podendo necessitar de um implante com carga imediata para repor as dentições perdidas. 

Para que haja o fortalecimento dos dentes, além da higiene bucal diária, é preciso consumir alimentos saudáveis que aumentam o fortalecimento dos dentes, onde os que mais são benefícios nesse quesito, são:

  • Maçã;
  • Leite;
  • Pepino;
  • Queijos;
  • Peixes.

Esses alimentos são capazes de permitir o fortalecimento dos dentes, além de alguns promoverem uma limpeza maior. 

Quais os benefícios trazem cada alimento?

A maçã é um dos alimentos mais fibrosos e, com isso, ela promove a limpeza natural dos dentes durante a mastigação, com propriedades antibacterianas que impedem que os vírus possam contaminar a boca, surgindo as doenças bucais.

Além disso, a maçã estimula a produção de saliva, que ajuda a manter dentes saudáveis, já que previne cáries e gengivite.

O leite é um dos alimentos mais ricos em cálcio, com isso ele tem altas quantidades de vitaminas que ajudam na garantia de ossos fortes e dentes saudáveis.

O pepino, é utilizado para muitas coisas como na estética da pele, sendo usado para diminuir olheiras, por exemplo. Entretanto, ele também é um grande aliado da saúde bucal, ajudando a promover a produção de saliva e na limpeza natural dos dentes.

Os queijos, como são derivados do leite, também são uma fonte de cálcio, ajudando no fortalecimento dos mesmos, também auxiliando a não-formação de placa bacteriana, que deixa os dentes com aspectos amarelo e poroso, onde a cor do dente pode se perder, precisando intervir com facetas e lentes de contato, tendo um dente novo e branco.

O consumo de peixes é essencial para obter cálcio e vitaminas no organismo, além de ajudar no fortalecimento dos dentes. 

Ao consumir esses alimentos, evitando os que são ricos em açúcares e industrializados, junto com uma higiene bucal correta, os dentes se fortalecerão e ficarão saudáveis.

Quais as vitaminas benéficas para nossos dentes?

Os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa, saber quais são as melhores vitaminas para beneficiá-los é essencial para uma saúde bucal impecável, além de manter dentes lindos sem precisar de alterações estéticas como a lentes de contato de porcelana, que é incrível. 

Dentro das vitaminas que mais traz benefícios para a saúde dos dentes, estão: 

  • Cálcio;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D;
  • Magnésio;
  • Ômega 3.

O cálcio é muito importante para deixar os dentes mais fortes, e com menos probabilidade de adquirir doenças bucais, tais como as cáries.

A vitamina C é um ótimo oxidante e é essencial para manter a gengiva saudável, evitando doenças periodontais. 

Assim como o cálcio e a vitamina C, a vitamina D, Magnésio e o Ômega 3 são cruciais para manter dentes e gengiva saudáveis, trazendo inúmeros  benefícios para a saúde geral. 

A vitamina D, por exemplo, não está somente presente nos alimentos, e pode ser encontrada ao tomar sol, sendo essencial para a saúde. 

Todas essas vitaminas possuem componentes capazes de aumentar a imunidade e, com isso, as doenças bucais tendem a diminuir a probabilidade de adquiri-las, visto que na maioria das vezes, as doenças bucais atingem mais pessoas com baixa imunidade. 

As pessoas que possuem lentes de contato odontologia ou qualquer outro procedimento, necessita de cuidados a mais, para não comprometer o  procedimento, e manter dentes fortes e saudáveis. 

Concluindo, existem diversos alimentos que são como um remédio para a saúde, e consumi-los irá ajudar no fortalecimento dentário, além de outros benefícios que eles possuem.

Desse modo, para manter dentes fortes, além da alimentação, é preciso se consultar periodicamente com um profissional.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade