A importância do design centrado no usuário para a criação de experiências

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mateus
em Maio 4, 2023

A importância do design centrado no usuário para a criação de experiências

O design centrado no usuário é uma ótima forma de otimizar o seu site para que o cliente consiga o utilizar de maneira mais intuitiva e eficiente.

Dessa forma, desde uma loja de móveis planejados até uma loja de roupas podem se beneficiar com a sua implantação, melhorando significativamente a experiência do cliente.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é o design centrado, quais são os seus benefícios e entre muitos outros fatores.

O que é design centrado?

O design centrado no usuário é uma abordagem de design que coloca as necessidades, desejos e comportamentos dos internautas no centro do processo de design.

Por exemplo, em um aplicativo de avaliação de imóvel, ao proporcionar uma plataforma mais intuitiva, você consegue melhorar a experiência do seu potencial consumidor dentro do site e, com isso, aumentar as suas chances de conversão.

O objetivo de ter um design que é centrado no usuário é criar produtos, serviços e experiências que sejam justamente intuitivos, fáceis de usar e que atendam às expectativas dos usuários.

Para implementar esse design, os profissionais desse setor precisam compreender as necessidades e desejos dos internautas, por meio de pesquisas de mercado, entrevistas com usuários e análises de dados.

Por exemplo, o seu visitante pode estar pesquisando por um levantamento arquitetônico a fim de realizar um sonho de construir o seu próprio empreendimento, onde dessa forma, a sua abordagem deve ser específica para o caso.

Com base nessas informações, os designers criam protótipos e testam a usabilidade do produto ou serviço com usuários reais.

Ao incorporar feedback dos usuários ao longo do processo de design, os profissionais podem ajustar o produto ou serviço para atender às necessidades do internauta.

Por exemplo, quando se realiza um projeto de prevenção e combate a incêndio é necessário muito planejamento, mas, principalmente, identificar os pontos em que ele pode ser melhorado para que, assim, ele possa funcionar da melhor maneira possível.

O design que é centrado no usuário é uma abordagem colaborativa e interdisciplinar, que envolve designers, desenvolvedores, especialistas em usabilidade e outras partes interessadas no processo de design.

Ele é frequentemente utilizado em áreas como design de produtos, design de interfaces de usuário, design de serviços e design de experiências.

O design centrado pode levar a uma maior satisfação do usuário, fidelidade à marca e eficiência do produto ou serviço, onde esse assunto será melhor discutido a seguir.

Ao criar soluções que atendam às necessidades dos usuários, os designers podem gerar uma conexão emocional entre o internauta e a marca, tornando mais provável que o usuário retorne e recomende a marca a outras pessoas.

Por exemplo, se um funcionário realiza instalações elétricas sempre com muito cuidado e atenção, você pode o indicar para conhecidos, a fim de solucionar os seus problemas da melhor maneira possível.

Quais são os seus benefícios?

Os benefícios do design centrado no usuário são diversos, onde dentre alguns dos principais, podem-se citar:

  • Melhora da usabilidade;
  • Aumento da satisfação do usuário;
  • Redução de custos;
  • Maior eficácia;
  • Maior inovação.

Essas são as principais vantagens que o design centrado pode proporcionar para o seu site, sendo uma ótima forma de construir a sua plataforma.

Melhora da usabilidade

Ao colocar as necessidades dos internautas em primeiro lugar, o design que é centrado no usuário pode melhorar a usabilidade dos produtos e serviços.

Por exemplo, se você observar uma procura muito grande para a realização de um plano de rigging então é possível o deixar de maneira mais visível em seu site através do design.

Aumento da satisfação do usuário

Ao criar soluções que atendam às necessidades dos usuários, o design que é centrado pode aumentar a satisfação do internauta.

Como já mencionado, esse fator pode levar a uma maior fidelidade à marca, bem como a uma maior propensão do usuário para retornar e recomendar a marca a outras pessoas.

Por exemplo, se você obtém uma ótima experiência ao adquirir um serviço de pavimentação, provavelmente você irá recorrer à mesma empresa quando precisar novamente.

Redução de custos

Ao testar soluções com usuários reais, ele também pode reduzir os custos associados a correções e melhorias no produto ou serviço após o lançamento.

Isso acontece porque os problemas são identificados e corrigidos durante o processo de design, ao invés de serem descobertos pelos internautas após o lançamento.

Maior eficácia

O design que é centrado pode aumentar a eficácia do produto ou serviço, porque ele é projetado para atender às necessidades dos usuários.

Esse fator pode levar a uma maior eficiência na execução de tarefas, bem como a uma redução do tempo necessário para realizar essas tarefas.

Maior inovação

O design também pode levar a maior inovação, já que os designers são incentivados a criar soluções que atendam às necessidades de todos. Isso pode levar a ideias novas e criativas, bem como a uma maior diferenciação da concorrência.

Quais são as suas aplicabilidades estratégicas?

O design centrado no usuário tem diversas aplicabilidades estratégicas para a criação de experiências, onde algumas delas são:

  • Identificação de oportunidade de negócio;
  • Diferenciação da concorrência;
  • Melhora da imagem.

Essas são as principais aplicabilidades estratégicas do design centrado no usuário, sendo assim muito importante observar cada ponto.

Identificação de oportunidades de negócio

Ao compreender as necessidades dos usuários, o design que é centrado pode identificar oportunidades de negócios que atendam às necessidades não atendidas dos usuários. Isso pode levar a novas áreas de negócios, produtos ou serviços.

Por exemplo, é possível identificar uma maior busca por estaca raiz e, com isso, desenvolver estratégias que melhor atendam a esse público.

Diferenciação da concorrência

Ao criar soluções que atendam às necessidades dos usuários, ele também pode diferenciar a marca da concorrência.

Esse fator pode ser especialmente importante em indústrias competitivas, onde as marcas precisam se destacar para atrair e reter clientes.

Melhora da imagem da marca

Ao criar soluções que atendam às necessidades dos usuários, o design centrado pode melhorar a imagem da marca, a tornando associada a soluções fáceis de usar, intuitivas e eficazes.

Diferentes tipos de design

Existem diferentes tipos de design, cada um com suas próprias características e objetivos, onde o design que é centrado no usuário é apenas um deles.

Design gráfico

Esse é um design visual que envolve a criação de elementos gráficos, como logotipos, embalagens, cartazes, panfletos, materiais promocionais e digitais e entre muitos outros. O objetivo do design gráfico é criar uma comunicação visual eficaz e atraente.

Design de produto

O design de produto é o tipo de design que envolve a criação de produtos físicos, como móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, brinquedos e entre outros.

O objetivo do design de produto é criar soluções funcionais e estéticas que atendam às necessidades dos usuários.

Design de interface do usuário

O UI é o design que envolve a criação de interfaces de usuário para aplicativos, sites, sistemas e outros produtos digitais. O objetivo do design de UI é criar interfaces de usuário que sejam fáceis de usar e que atendam às necessidades dos internautas.

Design de experiência do usuário

O UX é o design que envolve a criação de experiências que atendam às necessidades dos usuários. O objetivo dele é criar soluções que sejam eficazes, eficientes, fáceis de usar e agradáveis.

Design de serviço

Esse é o design que envolve a criação de experiências de serviço, como serviços bancários, serviços de saúde, serviços de turismo e entre muitos outros.

O objetivo do design de serviço é criar experiências de serviço que atendam às necessidades dos internautas.

Design de moda

O design de moda é o tipo que envolve a criação de roupas, calçados, acessórios e outros itens de moda. O objetivo do design de moda é criar soluções que sejam estéticamente atraentes, confortáveis e funcionais.

Dessa forma, existem diferentes tipos de design, onde cada um tem os seus próprios objetivos e características.

Entretanto, todos eles são voltados para proporcionar uma melhor experiência na utilização de plataformas, tornando as tarefas mais eficazes e otimizando todo o processo.

Isso acontece porque a fidelização de clientes, suas indicações, a imagem da empresa do mercado e entre muitos outros fatores são decorrentes da experiência que o internauta possui ao entrar em contato com um negócio.

Dessa forma, é extremamente importante proporcionar a melhor experiência possível ao usuário, visando a sua satisfação durante todo o período de interação com a marca.

Como você pode perceber, o design centrado no internauta tem diversas aplicabilidades estratégicas para a criação de experiências, sendo assim muito vantajosa a sua aplicação em qualquer setor do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade