5 vantagens de ter uma casa própria

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por diogo
em Janeiro 16, 2023

5 vantagens de ter uma casa própria

Sem dúvidas, muitas pessoas sonham em ter a casa própria, mas não sabem como isso pode se tornar realidade. Esse sonho é bastante válido visto que representa ter um espaço para conseguir construir sua família, assim como uma estabilidade. 

Hoje em dia, existem várias formas de financiamento, assim como de estratégias para conseguir atingir esse objetivo. 

Por conta da importância desse tema, neste artigo, você conhecerá as vantagens de investir em uma casa própria, assim como as formas possíveis de obter esse sonho. Acompanhe a seguir!

5 vantagens de obter a casa própria 

Você sabe quais são as vantagens de obter a casa própria? Se não sabe, separamos 5 benefícios para que você compreenda o tema. Acompanhe a seguir!

Você consegue ter seu próprio imóvel ou patrimônio

Mesmo que você alugue um imóvel e faça uma decoração que te agrade, ele nunca será 100% seu, visto que existem algumas coisas internas que não podem sofrer alteração. 

Quando você tem sua própria casa, você obterá a liberdade necessária para realizar as ações que quiser, sejam estruturais, ou até mesmo, uma reforma mais pesada que possam precisar de uma plataforma elevatória preço, dentre outras mudanças. 

Ou seja, em resumo, é a possibilidade que você tem de ter o seu próprio patrimônio e fazer as mudanças que você deseja, ou seja, dar a sua cara e personalidade ao local. Além disso, toda a reforma realizada serve como um investimento, já que o imóvel é seu. 

Trata-se de um investimento seguro 

A segunda vantagem que precisamos destacar com a compra da sua própria casa ou apartamento é que este é um investimento considerado seguro. 

O mercado imobiliário tem essa característica de ser considerado seguro e previsível, ou seja, funciona por meio de ciclos. 

Além disso, um imóvel representa um investimento que vai se valorizando ao longo do tempo, ou seja, no caso de qualquer precisão ou urgência, você pode obter um bom dinheiro com a venda (superior ao da compra).

Os patrimônios servem como uma forma de ter uma reserva de dinheiro e ainda, um material que pode servir para a família. 

Inclusive, a lucratividade um imóvel deve ser observada a longo prazo, já que é possível isso ocorrer por meio do aluguel ou até mesmo, de revenda. 

Sua família consegue ter mais segurança, assim como estabilidade

Imagine não ter que depender mais de contratos de locação, imobiliárias, alterações de proprietários e até mesmo necessitar de fiador. 

Sua família consegue ter mais segurança, assim como estabilidade morando na casa própria, pois somente você é o responsável por dizer o que deseja fazer e como quer fazer. 

Por exemplo, você quer colocar um detector de chamas na cozinha e na sala e sendo proprietário do imóvel, tudo isso é possível, além de ter a opção de contratar uma contabilidade para condomínio que vai ajudar com as contas. 

Ou seja, você tem o seu patrimônio, que representa uma segurança para o futuro da sua família e que ainda pode servir como uma reserva financeira muito interessante. 

É uma conta que pode ser previsível 

Uma das formas de ter sua casa própria se dá pelo financiamento imobiliário, que ocorre por meio de uma entrada financeira e um parcelamento do restante do valor. 

Se você entrar no financiamento, você conhece quais são as condições de entrada, o prazo de pagamento e os juros que serão aplicados.

 Ou seja, ao invés de ter um gasto fixo com o aluguel, que é um imóvel que não é seu, você consegue investir em seu próprio negócio. 

Dessa forma, recomendamos que você busque compreender qual é o financiamento mais adequado para você, em termos de modalidade, levando em conta o entendimento da aplicação de taxas e dos valores de parcela. 

Existe a possibilidade de facilitar a entrada, assim como de promover uma redução de parcelas e aumento do número de anos para o pagamento. 

Existe também a possibilidade de pagar por meio do uso do FGTS, assim como através de consórcio. 

Como falamos no início deste artigo, é muito mais fácil obter seu imóvel e fazer as mudanças que você deseja, mobilizando da forma como você quer (com a contratação de uma empresa de limpeza para cuidar da casa, por exemplo). 

É muito fácil começar 

A jornada de compra do seu imóvel é desafiadora, porém, como já falamos, existem várias formas de pagamento que estão acessíveis e disponíveis no mercado. 

A nossa recomendação é que na fase inicial você realize uma pesquisa ampla, para conhecer qual é casa ou apartamento dos seus sonhos e que supre a necessidade de sua família. 

É possível  simular também  opções de financiamento, entender as parcelas, taxas de juros e a quantidade de anos para o pagamento. 

Ainda, você consegue utilizar o FGTS por trabalhar em empresas terceirizadas para condomínios durante um período e esse valor ajuda na entrada do imóvel. 

Algumas opções de compra são até mais baratas do que o aluguel e por isso, precisam estar em seu radar de análise. Agora que você conheceu as 5 vantagens de ter sua casa própria, vamos entender como é possível conseguir realizar esse sonho?

Dicas para conseguir conquistar a casa própria 

Entendendo os benefícios que a casa própria pode te dar em termos de vantagem para a sua família e estabilidade patrimonial, é importante entender como é possível realizar esse sonho. 

Existem algumas formas de pagamento que apontaremos neste texto, assim como um passo que é essencial no processo de planejamento. Acompanhe a seguir!

Verifique a quantia necessária que deve ser poupada

Se você deseja ter uma casa própria é um fato que é necessário economizar. Ou seja, é muito importante que você tenha algumas metas estabelecidas durante a jornada. 

Uma das fases do planejamento para a obtenção do seu imóvel é conseguir identificar o quanto você precisa economizar por mês. 

Quando você vai entrar em um financiamento imobiliário, os bancos costumam pedir de 20% a 30% do valor do imóvel. Por isso, vale a pena juntar dinheiro aos poucos e identificar também quais valores do seu salário seriam comprometidos com a parcela. 

Identifique também qual é o tempo necessário para a obtenção dos 30% do valor do imóvel pretendido. 

Conheça as suas questões pessoais

Existem algumas situações que precisam ser analisadas quando você deseja comprar uma casa própria ou até mesmo, um espaço para montar uma empresa de serviços de contabilidade preços

Primeiro, é importante verificar se você está no início de carreira, a idade, se é recém-casado e até mesmo, se ainda mora com os pais.

Essas pessoas são diferentes e por isso, devem ter planejamentos diferentes. Por exemplo, pessoas no início de carreira ainda não possuem estabilidade, além do fato de poderem sofrer uma mudança de cidade para estudar ou trabalhar. 

Essa é uma fase em que ainda está em busca de novas oportunidades. 

No caso das pessoas que acabaram de se casar é importante entender como ocorrerá o regime matrimonial, já que isso envolve o entendimento se é comunhão universal dos bens, separação total ou parcial. 

Quem mora com os pais têm um tempo maior para economizar. Viu que são cenários diferentes? Por isso, entenda primeiro em que situação você se encontra. 

Conheça todos os  custos

É essencial que você conheça quais são os custos de cada ação realizada. Por exemplo, um financiamento tem custos fixos. 

Além disso, podem ocorrer despesas adicionais pelo fato do imóvel ser seu e com isso, ser sua responsabilidade. Você precisa ter cuidado com encanamento, parte elétrica ou até mesmo comprar divisória de ambiente, para garantir o conforto do seu lar.

Dessa forma, é essencial que você planeje quais são os custos e gastos para assim fazer um bom planejamento dos investimentos que serão necessários de acordo com o seu perfil. 

Conheça também quais são as despesas relativas à documentação do imóvel, as despesas podem ser muito variadas como por exemplo fábrica de pisos e revestimentos, impostos para a regularização do imóvel, mudança de titularidade e até mesmo, com o cartório. 

Conheça as opções de pagamento disponíveis

Para qualquer transação que envolva capital, é essencial conhecer quais opções de pagamento estão disponíveis no mercado. Essa ação pode ser feita seja para comprar o seu imóvel ou abrir uma empresa de inspeção veicular campinas

Somente assim, você consegue avaliar o que é melhor para você. Existe a compra à vista, que pode ser favorecida pelo valor do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), assim como existe o Financiamento, que é uma opção muito procurada. Para financiar é necessário:

  • Separar toda a documentação exigida pelo banco;
  • Ter comprovação de renda;
  • Não ser inadimplente com instituições financeiras;
  • Ter uma entrada mínima de 20% a 30% do valor do imóvel. 

Com essas orientações, avalie qual é a melhor forma de pagamento da sua casa própria. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade