
É possível que você sofra com alguns incômodos físicos no seu dia a dia como, por exemplo, as dores articulares. Estes incômodos se tornam problemas, que são ainda maiores quando ocorrem com alta frequência e intensidade.
Saiba agora tudo o que você precisa saber sobre o exemplo recém citado e entenda o que é uma dor articular, como ela se diferencia de outras dores e quais problemas o agravamento destes incômodos pode trazer.
Além disso, confira 5 dicas que você pode seguir na sua rotina para tratar com maior eficiência as dores articulares.
Afinal, esta casualidade pode estar presente no dia a dia de diversas pessoas, como colaboradores de empresas de transporte de cargas, por exemplo.
O que são dores articulares
Como o próprio nome sugere, podemos dizer que dores articulares são dores ou desconfortos que afetam as articulações do corpo. Por sua vez, essas áreas são aquelas onde os ossos se encontram e se conectam.
As articulações permitem movimentos como a flexão, extensão e rotação e, dentre as principais, podemos citar:
- Articulação do quadril;
- Articulação do joelho;
- Articulação do ombro;
- Articulação da coluna;
- Articulação do cotovelo;
- Articulação dos dedos.
Estes exemplos são os mais comuns, logo, também são alguns dos mais afetados pelas dores. Todavia, existem várias outras articulações espalhadas pelo corpo humano e cada uma tem sua função específica, além de poderem ser afetadas pelos incômodos.
As dores articulares podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo lesões, doenças inflamatórias, como artrite, e doenças autoimunes, como lúpus e esclerose múltipla, por exemplo.
As diversas causas implicam que qualquer um pode sofrer com este problema, desde estudantes, funcionários de empresas que fazem laudo técnico de inspeção predial até mesmo aposentados, com idade mais avançada.
Ademais, podemos dizer que as dores articulares podem ser leves ou graves, além de poderem afetar uma ou várias articulações simultaneamente. Ou seja, há vários níveis distintos dos incômodos que atrapalham de várias formas a vida dos afetados.
Como prevenir o problema
Antes de pensar no tratamento das dores articulares, precisamos pensar nas melhores maneiras de preveni-las, isto é, evitar que elas ocorram. Afinal, se o problema não chegar a ocorrer, não será preciso tratá-lo.
Mantenha um peso saudável
Muitas pessoas se preocupam com o seu peso por questões estéticas, porém, todos os principais motivos que devemos nos preocupar de fato com esse fator tem ligação com a nossa saúde.
Diversas doenças podem surgir quando temos excesso de peso corporal, incluindo dores diversas, tais como as articulares. Afinal, o excesso de peso pode sobrecarregar as articulações, especialmente as do quadril, joelho e coluna vertebral.
Por isso, atente-se ao peso ideal para sua altura e tente mantê-lo. Ademais, atividades profissionais variadas podem influenciar nesse fator. Um profissional que faz instalação de calhas diariamente, por exemplo, não pode ter excesso de peso corporal.
Faça exercícios regularmente
Outra excelente dica de prevenção das dores articulares é a prática regular de atividades e exercícios físicos, os que são focados no fortalecimento muscular são uma excelente opção, altamente indicados.
Isso porque fortalecer os músculos ao redor das articulações pode ajudar a protegê-las, além de aumentar sua capacidade de suportar impactos em atividades diversas, como fazer instalação de linha de vida, por exemplo.
Faça alongamentos antes e depois dos exercícios
Além da prática regular de atividades e exercícios físicos é imprescindível que você realize alongamentos, tanto antes quanto depois de tais práticas. Afinal, os alongamentos ajudam a preparar as articulações para o movimento e ajudam a evitar lesões.
Evite atividades de alto impacto
Atividades como correr em superfícies duras ou saltar em elevadas alturas podem sobrecarregar suas articulações, por isso, o ideal é evitá-las sempre que possível.
Caso você precise fazer atividades de alto impacto diariamente, previna-se, focando ainda mais nas dicas citadas anteriormente e utilizando técnicas e equipamentos de proteção adequados.
Evite tabagismo e bebidas alcoólicas
Tanto o ato de fumar quanto o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ser extremamente prejudicial para seu corpo em diversos aspectos, incluindo danos nas articulações, que aumentam os riscos de dores e lesões.
Por isso, evite fumar e beber álcool em altas quantidades, com frequência, seja você um estudante universitário ou um colaborador de uma empresa de arquitetura e engenharia.
Faça consultas preventivas
Por fim, se você identifica atividades na sua rotina que podem causar lesões nas suas articulações, ou suas práticas como um todo são opostas às dicas de prevenção, procure médicos e profissionais fisioterapeutas para fazer consultas preventivas.
Fazer os chamados “check-ups” regularmente com os profissionais adequados pode ajudar a identificar e tratar qualquer problema de saúde precocemente, incluindo dores articulares.
Além disso, é sempre importante conversar com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou mudanças na sua rotina, práticas citadas em dicas anteriores.
5 dicas para tratar as dores
Por fim, confira agora 5 dicas dentre as mais valiosas para tratar as dores articulares. Aqui, faremos algumas indicações de como você pode lidar com estes problemas, caso já os tenha ou não consiga preveni-los com eficiência e eles surjam ao longo do tempo.
Use frio ou calor
O uso de frio, através de gelo ou de calor, com compressas térmicas de água, pode ajudar a reduzir eventuais inflamações, além de diminuir a dor nas articulações.
O gelo é geralmente melhor para usar logo após uma lesão ou inflamação aguda, podendo reduzir inchaços e amenizar dores futuras. Já o calor é melhor para dores recorrentes e crônicas, uma vez que relaxa a musculatura e ajuda a soltar as articulações tensionadas.
Por isso, é recomendado ter em casa ao menos uma compressa térmica que pode ser congelada ou colocada em água fervente, adaptando-se aos dois usos em pouco tempo.
Utilize medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios
Caso a dor incomode muito em sua rotina, seja como profissional de administração de condomínios em São Paulo, ou qualquer outra profissão, o uso de medicamentos pode auxiliar a curto prazo.
Utilize analgésicos comuns para ajudar a aliviar a dor de imediato, e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), para auxiliar a reduzir inflamações.
Lembrando que é sempre recomendado consultar profissionais de saúde, como farmacêuticos e, principalmente, médicos, antes de tomar qualquer medicamento. Desta forma, você evita possíveis complicações por efeitos colaterais.
Ainda que você não busque ajuda profissional, leia a bula de todo remédio que utilizar, para orientar-se corretamente. Assim como toda obra deve seguir seu projeto topográfico¸ todo medicamento deve ser tomado sob consulta de sua bula.
Faça acupuntura, massagem e terapias
Outra dica que pode ser fundamental para tratar dores articulares recorrentes é a prática regular de procedimentos como a acupuntura, massagem profissional e terapias adequadas.
Acupuntura e massagem são técnicas que podem ajudar a aliviar suas dores e melhorar sua mobilidade, desde que feitas com eficiência por bons profissionais.
Quanto às terapias, é recomendado a terapia ocupacional e assistiva.
A terapia ocupacional ajuda a ensinar aos pacientes como realizar tarefas diárias sem causar dores articulares, enquanto a assistiva pode proporcionar o uso de dispositivos e adaptações para ajudar com a mobilidade de quem já lida com os problemas.
Procure por injeções de ácido hialurônico
Se nenhuma das dicas anteriores está ajudando no tratamento das dores articulares, você pode procurar por injeções de ácido hialurônico.
Apesar do nome complicado, o ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial das articulações e que atua como um amortecedor, lubrificante e fornecedor de nutrientes.
Com o passar do tempo, a quantidade dessa substância produzida pelo corpo diminui, o que pode levar a dores e ao desgaste articular.
As injeções de ácido hialurônico são geralmente administradas diretamente na articulação afetada e podem ser realizadas em uma clínica de ortopedia por um médico especializado, como um ortopedista.
O tratamento com injeções desta substância é, geralmente, seguro e eficaz para aliviar a dor, mas pode apresentar alguns efeitos colaterais, além de necessitar de uma realização periódica.
Procure um médico
Essa dica, de certa forma, já foi citada outras vezes ao longo da postagem. É indispensável contar com a ajuda de profissionais de saúde, principalmente médicos especializados e fisioterapeutas, pensando em dores articulares.
Pense, por exemplo, que seu carro possui um problema e que você sabe que é na injeção eletrônica do veículo. O que você irá procurar? Provavelmente a oficina de injeção eletrônica mais próxima, para contar com o trabalho de profissionais especializados.
Logo, se você sabe que lida com dores articulares corriqueiramente e nenhuma das dicas de prevenção ou tratamento funciona, procure um médico o mais rápido possível para identificar o problema e tratá-lo.
Pode ser que você tenha adquirido uma lesão mais grave, que causa as dores com frequência, ou então tenha algum problema genético em alguma articulação.
Apenas um médico pode fazer os exames e determinar a origem de suas dores com precisão, bem como indicar o tratamento necessário. Tratamentos indevidos podem piorar suas lesões e problemas.
Em conclusão, se você lida frequentemente com dores articulares, pode tentar alguma das 5 dicas de tratamento citadas, lembrando-se sempre da importância de consultar profissionais da saúde.
Ademais, as medidas preventivas são uma excelente opção, uma vez que conseguem evitar o problema antes mesmo dele surgir.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe uma resposta