5 dicas de SEO para imobiliária

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por diogo
em Janeiro 16, 2023

5 dicas de SEO para imobiliária

Todo empreendedor busca reunir estratégias para que possa gerar mais clientes, e o SEO para imobiliária pode ser a solução para a automatização de leads, obtenção de tráfego e fazer com o que o Google faça o trabalho de marketing digital evoluir. 

Com a tecnologia à disposição, pessoas interessadas na aquisição de imóveis começam a jornada de compra de forma online, o que significa que um site imobiliário deve ser otimizado e atualizado.

Profissionais de sucesso do setor imobiliário são aqueles que oferecem aos clientes maneiras de encontrá-los, e é nesse ponto que o SEO para imobiliária entra em ação.

Como corretores de imóveis, esses profissionais podem descobrir como o SEO para imobiliária pode ajudar a conquistar clientes que buscam casas com estante em aço inox e alcançar o sucesso nesse ramo dos negócios.

O que é SEO para imobiliária?

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, refere-se a estratégias cujo objetivo é posicionar um site imobiliário nas principais páginas de resultado, como Bing e Google, possibilitando que os clientes em potencial possam encontrar o que procuram em sua página.

Os pilares do SEO para imobiliária com os quais um corretor precisa se preocupar incluem noções básicas de web design, construir um site que carrega rapidamente e garantir uma aparência profissional. 

O processo também inclui a criação de conteúdo para a página na internet, para que as palavras-chave específicas possam ser inseridas de maneira orgânica, assim como textos opinativos, imagens e descrições sobre empresas de contabilidade em Campinas que ajudam os mecanismos de pesquisa a categorizar o site. 

Em se tratando de SEO para imobiliária, também vale destacar atividades específicas, como listagens em diretórios de locais apropriados e palavras-chave regionais relacionadas à área.

Assim, uma imobiliária pode se classificar nos principais resultados locais, mas para isso precisa empregar um esforço no trabalho de SEO para imobiliária.

Qual a importância do SEO para imobiliária?

Dentro da jornada de compra do consumidor moderno, grande parte dos clientes pesquisam por anúncios de imóveis online. 

Entre os potenciais clientes, ou leads, que apresentam interesse em um imóvel que tenha acordo com uma empresa especializada em limpeza, muitos iniciam as buscas por propriedades de forma direta. 

Para esse público, é essencial que a lista de propriedades de uma imobiliária esteja otimizada para bairros, entre outros termos e palavras-chave que indiquem a relevância local para o motor de busca. 

Utilizando um pequeno conjunto de palavras-chave, que podem ser de cauda longa ou cauda curta, muitos usuários encontram um site para visitar por causa do emprego de SEO para imobiliária, pesquisando casas em determinadas áreas, distritos, bairros e configurações urbanas para localizar o imóvel mais adequado à sua necessidade. 

No entanto, nem sempre as mesmas palavras-chave podem representar a mentalidade de todos os leads. Isso porque existem fases de compra diferentes.

Afinal, enquanto alguns usuários ainda estão identificando o que podem precisar, usando termos mais genéricos; outros sabem exatamente qual solução procuram, sendo específicos na pesquisa.

Isso significa que muitos continuam procurando por mais informações, termos e conteúdos no site e no google. 

Assim, esses visitantes também devem ser considerados na criação de conteúdos, pois são valiosos leads que o SEO para imobiliária indicou e que podem ser desenvolvidos, merecendo ser nutridos com conteúdo de qualidade.

Ao segmentar as palavras-chave informativas para esses diferentes níveis, o SEO para imobiliária pode apresentar aos usuário um conteúdo útil e direcionado, cujo objetivo é criar reconhecimento da marca e aumentar a lista de leads de uma empresa conforme os termos identificados.

Com isso em mente, vale conhecer algumas dicas para que o SEO para imobiliária seja empregado de forma correta, e com retorno de mais leads, clientes, receita e lucro.

  1. Criar uma conta no “Google Meu Negócio”

A principal plataforma de busca disponibiliza uma ferramenta denominada “Google Meu Negócio” para empresas locais poderem se destacar e inserirem suas informações de funcionamento, facilitando que mais potenciais clientes encontrem o negócio.

Com essa ferramenta, é possível destacar as informações, com um mapa e telefone, geralmente na lateral da SERP (Search Engine Result Page), as páginas de resultado do motor de busca. 

De fato, o Google tenta localizar e posicionar primeiro os negócios que estão próximos ao usuário que pesquisa por auditoria financeira empresas, por exemplo. 

O “Google Meu Negócio” permite configurar uma listagem gratuita, o que torna mais fácil para as pessoas que buscam um comércio na vizinhança. 

Desse modo, o SEO para imobiliária inserida nesta ferramenta possibilita compartilhar o horário comercial, incentivar os clientes a deixarem comentários, o que ajuda outros usuários, assim como o Google, e reconhecer como um verdadeiro negócio. 

  1. Produzir conteúdo para blog

O conteúdo é essencial para o SEO para imobiliária, assim como para o Google, que emprega algoritmos para descobrir palavras-chave que estejam de acordo com as pesquisas dos usuários que buscam por imóvel com serviços de instalação de para raios para seu novo imóvel.

Dessa maneira, a produção de textos para blogs, de forma regular, informa os mecanismos de pesquisa que o site tem um negócio ativo e com manutenção regular, possibilitando ranquear termos diversos a partir desses conteúdos. 

Para isso, a produção para blog exige estratégias de SEO que podem ser empregadas para otimização da classificação nos resultados de pesquisa. Isso inclui ações específicas, entre as quais:

  • Compartilhamento em redes sociais;
  • Criação de backlinks;
  • Envio para e-mail;
  • Posicionamento de palavras-chave.

Assim, a manutenção de um blog requer estratégias e ajudas que podem apresentar tópicos relevantes, assim como é preciso escrever de maneira amigável e profissional. 

  1. Adotar um site responsivo para dispositivos móveis

Desde que os dispositivos móveis, como celulares smartphones e tablets, passaram a ganhar cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, os resultados do Google também passaram a ser projetados e otimizados para esses modelos de equipamento eletrônico. 

Basicamente, se um site não conta com uma aparência amigável para acesso em um smartphone, ele pode ser impactado pelo ranqueamento, não obtendo tanto destaque.

Vale saber que as pessoas pesquisam e visitam sites com mais frequência nesses canais, fazendo com que a plataforma dê preferência a canais que otimizam a experiência nos dispositivos móveis.

Além disso, o acesso fora do horário de expediente, a partir de smartphones no trajeto para o trabalho na empresa de esquadria de alumínio, durante o almoço, ou quando chega em casa, por exemplo, ampliando ainda mais o acesso por meio desses canais.

Sendo assim, o SEO para imobiliária também deve considerar a influência da versão mobile do site para o devido ranqueamento.

  1. Desenvolver conteúdo de vídeo 

O tempo gasto em um site é outro fator que o Google leva em consideração para posicionar os resultados.

Sendo assim, conforme uma pessoa se mantém navegando em um determinado site, o Google passa a considerar o conteúdo útil, isso é, como um conselho valioso e que vale a pena apresentar para outros usuários. 

A produção de vídeo pode ajudar nesse aspecto pois, percorrer uma lista de propriedades pode ser feita em um curto espaço de tempo, enquanto assistir uma apresentação de um imóvel pode adicionar minutos ao tempo em que um usuário passa em um site. 

Mais ainda, é um formato mais atrativo e direcionado, visto que apenas interessados acessam conteúdos mais densos. Isso sem mencionar que materiais de áudio e vídeo são mais facilmente compartilháveis.

Além da criação de vídeos sobre as propriedades disponíveis com elevadores thyssen, pode ser interessante gravar depoimentos de clientes, atualizações do mercado e anúncios promocionais da empresa, melhorando a experiência no mercado imobiliário com a marca.

Os vídeos podem ser incorporados em uma página do site, com o SEO sendo empregado na tag de título e meta description, um texto curto que aparece nas SERPs após uma pesquisa.

Dessa forma, o link pode ser enviado para os leads, como forma de direcionar visitantes adicionais ao site. 

As postagens sociais e newsletter por e-mail marketing também são formas de garantir que o Google veja que o SEO para imobiliária é relevante e que ovídeo deve ser compartilhado nos resultados de pesquisa. 

  1. Tornar a atividade de SEO constante nas redes sociais

A execução de uma auditoria de SEO para imobiliária pode ser utilizada para identificar a necessidade de ser mais ativo nas redes sociais e quais processos podem ser qualificados.

Isso inclui criar páginas comerciais nessas plataformas e vinculá-las a partir do site da imobiliária que conta com imóveis com laudo engenheiro civil empregado nas áreas externas. 

O planejamento de uma estratégia de rede social, além do compartilhamento regular de atualizações, vídeos, imagens e blogs, incentiva as pessoas a visitarem o site e impulsiona o SEO para a imobiliária. 

Essa dica pode ser complementada com algumas ações, como planejamento e agendamento prévio das postagens, para que se mantenha consistente para obter maior visibilidade online. 

A criação de um cronograma de rede social pode ser o ponto de virada para otimizar os resultados e melhorar o ranqueamento de SEO para imobiliária, e assim gerar mais leads.

Conclusão

As diversas táticas e dicas de SEO para imobiliária podem funcionar bem para outros setores e nichos, mas o marketing de negócios que envolvem imóveis é particularmente adaptável ao tráfego dos mecanismos de pesquisa locais, e ganha mais relevância, por se tratar de um ciclo de vendas mais longo.

Por isso todos os aspectos devem ser orientados, desde a escolha de palavras-chave corretas até a criação de conteúdo e anúncios nas plataformas para alavancar os resultados da pesquisa local.

A dica final é investir em um site profissional, sendo projetado para que seja rápido e amigável, proporcionando a melhor experiência para o usuário, e com o SEO imobiliário aplicado para ser encontrado pelo algoritmo do Google. 

Apenas com todas estas tarefas realizadas, uma imobiliária pode considerar o investimento em campanhas publicitárias para gerar tráfego, obtendo resultados cada vez melhores com o SEO e o tráfego pago atuando em conjunto para o desenvolvimento da marca.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade