
Nem tudo divulgado por aí é verdadeiro e muitos alimentos são importantes no cardápio
Uma das orientações mais recebidas ao longo da vida é sobre a alimentação saudável. Colocar os alimentos certos no prato, cuidar do peso, evitar gorduras e doces.
No entanto, todas essas recomendações precisam ser seguidas à risca ou cada organismo tem um cardápio a ser seguido para levar uma vida saudável? Confira agora os mitos e verdades sobre se alimentar corretamente.
- Carboidratos são os grandes vilões do cardápio
MITO. Quando consumidos em excesso, os carboidratos podem ser um problema como qualquer outro alimento. No entanto, você precisa deles para manter a saúde em dia e o corpo funcionando corretamente. O truque está em escolher os carboidratos certos e consumi-los na quantidade ideal.
- Adoçantes são melhores para a saúde
MITO. Os adoçantes artificiais aumentam a vontade de comer doces, elevam a glicemia e podem provocar dor de cabeça. A melhor substituição ao açúcar branco é o demerara, mascavo e de coco.
- Comer antes de ir deitar engorda
MITO. Comer e ir dormir no máximo vai te causar alguns pesadelos, devido ao organismo estar digerindo os alimentos. No entanto, não tem nada a ver com o ganho de peso. Ficar em jejum e ir dormir com fome é mais prejudicial do que fazer aquele lanchinho leve antes de ir para a cama.
- Toda gordura deve ser evitada
MITO. A gordura nem sempre é ruim para o organismo, muito pelo contrário, existem aquelas que são boas, vão contribuir para o bom funcionamento do corpo e aumento do colesterol bom. Dois exemplos de alimentos com gorduras boas são o abacate e o azeite de oliva.
- Alimentos cozidos têm menos nutrientes
VERDADE. O calor diminui a concentração de fibras e nutrientes presentes nos alimentos, ainda assim muitos deles precisam ser cozidos. Uma alternativa é optar pelo cozimento a vapor, sem contato direto com a água, para aproveitar ao máximo os seus benefícios.
- Alimentos integrais são melhores que os brancos
VERDADE. Por serem integrais preservam a integridade dos grãos e liberam os açúcares mais lentamente, o que contribui para a saciedade. Também contribuem para o bom funcionamento do organismo, mas, de qualquer forma, é indispensável consultar um nutricionista para saber a quantidade ideal na dieta.
- Alimentação rica em fibras ajuda a emagrecer
VERDADE. As fibras presentes nos alimentos estimulam a mastigação e contribuem para a sensação de saciedade. Além disso, melhoram o funcionamento do intestino e, consequentemente, a absorção dos nutrientes pelo organismo.
- Prato colorido representa refeição saudável
VERDADE. Não é à toa que o primeiro conselho dos nutricionistas envolve montar um prato colorido. Alimentos verdes diminuem as chances de entupimento dos vasos sanguíneos, os laranjas são ricos em vitamina A, os brancos em flavonoides e os vermelhos ajudam na saúde do coração.
- Leite é considerado a maior fonte de cálcio para o organismo
MITO. Por mais que exista a indicação de beber mais leite ao longo da vida, ele não é o único alimento fonte de cálcio capaz de prevenir a osteoporose. Sem contar que não é a maior fonte do nutriente em sua alimentação. Vegetais têm muito mais cálcio e ainda possuem proteínas, ferro, fibras e vitaminas.
- Glúten e lactose são vilões da alimentação
MITO. Ao menos para quem não tem alergia, é possível consumir normalmente alimentos com lactose e glúten. Inclusive porque o leite, seus derivados e as farinhas com glúten são importantes para o corpo. Só reduza ou elimine o consumo se receber a recomendação do seu médico ou nutricionista.
Deixe uma resposta